Jogamos

Análise: Taisho x Alice Epilogue (PC): tudo em nome do final feliz

Último episódio da visual novel otome amarra todas as pontas da narrativa.

Taisho x Alice Epilogue
é o final da visual novel otome Taisho x Alice. A obra foi desenvolvida pela Primula e conta a história de uma jovem garota que tenta resgatar rapazes baseados em contos de fadas.

No episódio 1, a obra cobriu a história de Chapeuzinho Vermelho e Cinderela. Já no segundo foi a vez de Gretel (da obra João e Maria) e Kaguya (do conto japonês da princesa Kaguya). Porém, o ponto alto da narrativa foi o terceiro episódio, que revela a verdade por trás da história através das rotas de Branco de Neve e Mágico.

Agora chegou a hora de explorar a rota do jovem Alice. Com tudo o que foi descoberto no episódio anterior, o jogador agora tem a oportunidade de concluir a história. Mesmo diante da dura realidade, Yurika tem a chance de buscar um final feliz.

O fim de uma jornada além do espelho

Desta vez a história começa de uma forma um pouco diferente. Somos apresentados a algumas memórias de Alice antes de o rapaz ser encontrado pela protagonista mais uma vez no mundo coberto por trevas. Como já acontecia nos episódios anteriores, há variações nítidas no diálogo desse trecho de introdução, porém há diferenças ainda mais significativas em termos de ações dos personagens desta vez.

Após essa parte, Yurika Arisu tem que novamente mergulhar no mundo de Looking-Glass. Seguindo o paradeiro de Alice, a jovem busca pistas de sua própria identidade. Conforme avança por esse mundo, ela irá desvendar a verdade e conectar os pontos do que aconteceu nos capítulos anteriores. Além disso, trechos do passado do rapaz serão revelados para o jogador.

Apesar de ser possível considerar o episódio como a rota de Alice, todos os outros personagens estão presentes na história. Yurika gasta boa parte do tempo interagindo novamente com eles, e os diálogos e situações evocam elementos das suas rotas. Há várias escolhas ao longo do jogo, sendo necessário agradar todos os rapazes para obter o melhor final. Trata-se realmente de um epílogo, oferecendo uma conclusão para toda a narrativa.

Ao obter tanto o final ruim quanto o melhor final, o jogador desbloqueia “O outro lado da história”. Esse trecho mostra os eventos do passado de Alice pela perspectiva de outro personagem, explicando como tudo começou. Infelizmente esse trecho é marcado por um nível significativo de redundância e repetição, já que boa parte dele é igual ao que é apresentado na história principal, apenas apresentado de forma sequencial.

De forma geral, o jogo consegue amarrar todas as pontas da obra e deixar claro tudo o que já havia sido apresentado até então. Enquanto os dois episódios anteriores eram mais chocantes, a obra se foca em dar a conclusão necessária para garantir o final feliz desejado por Yurika Arisu. Isso, porém, não torna o episódio menos interessante. Pelo contrário, é justamente a forma como os personagens precisam lidar com a verdade que torna o epílogo um final digno para a história.

Em busca de um final feliz

Como já mencionei nas outras partes, a obra tem uma escrita muito interessante. Todos os personagens chamam a atenção pelas suas personalidades marcantes e a obra consegue oferecer romance, humor e elementos sombrios na medida certa. Em particular, a protagonista chama a atenção com seu estilo peculiar, sua sagacidade e sua capacidade de se moldar para aproveitar as possibilidades que tem à sua disposição, colocando tudo a serviço de salvar o seu amado.

Boa parte da graça da história se deve à construção de mundo e ao roteiro planejado por Fujifumi. A autora também é conhecida por ter escrito a visual novel clássica Shinigami to Shoujo, que infelizmente foi lançada apenas no Japão. Porém, há também um belíssimo trabalho por parte da tradutora Molly Lee, que permitiu que o texto também tivesse bastante vida em inglês, tanto para os momentos mais cômicos quanto para os de atmosfera mais pesada.

Taisho x Alice Epilogue é uma conclusão bastante satisfatória para a obra. Conectando os episódios anteriores de forma mais clara, a reta final não é tão chocante quanto o episódio anterior, mas é exatamente o que precisava ser feito para sua conclusão. Fiquei inclusive com vontade de rejogar os capítulos anteriores e reparar melhor nas nuances que passaram batido da primeira vez.

Prós

  • Excelente tradução para o inglês;
  • Conclusão satisfatória para as histórias construídas ao longo dos últimos três episódios;
  • Pequenas piadas e referências a eventos das rotas dos outros personagens.

Contras

  • Um pouco repetitivo em “O outro lado da história”

Taisho x Alice Epilogue – PC – Nota: 9.5

Revisão: Ives Boitano
Análise produzida com cópia digital cedida pela Primula


é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google