Problema no Denuvo DRM deixou diversos jogos de PC indisponíveis no último fim de semana

O caso deve aumentar ainda mais a controvérsia em torno deste tipo de sistema de DRM.

No último final de semana um problema de conexão com os servidores da Denuvo, prestadora de serviços de DRM para jogos, impediu jogadores de jogarem diversos jogos nos PCs.


Um assunto bastante controverso, o DRM se refere a Digital Rights Management, ou Gestão de Direitos Digitais no português, e trata-se de um tipo de sistema anti-pirataria que visa impedir que um conteúdo digital de uma pessoa ou empresa seja copiado ou distribuído sem autorização.

No caso de jogos que utilizam o sistema Denuvo DRM, prestado pela empresa de mesmo nome, o software precisa se conectar aos servidores da empresa de tempos em tempos para verificar se o usuário possui uma licença válida para o jogo que está sendo executado, e só então o game é aberto e o jogador poderá utilizá-lo.

Porém, no último final de semana, os servidores da Denuvo tiveram um problema para aceitar conexões externas, o que significou que vários jogadores que tentaram executar jogos que utilizam deste sistema acabaram não conseguindo jogar, pois os games simplesmente retornavam erro de conexão e não abriam.

O problema, que já está resolvido, afetou alguns jogos famosos como Wolfenstein: Youngblood, os jogos da série Tomb Raider, Tony Hawk's Pro Skater 1+2, Mortal Kombat 11, e até o recém-lançado Guardians of the Galaxy.

Fonte: VGC

Amante das artes digitais. Estudante de Jogos Digitais (em busca de fazer deles minha profissão). Metal Gear, Zelda e Control são algumas de minhas séries favoritas.


Disqus
Facebook
Google