Vem aí

Prévia: Battlefield 2042 (Multi) trará muitas novidades, mas promete não perder a qualidade tradicional da série FPS

Com uma pegada futurista, o novo game de tiro tem tudo para ser um ótimo retorno da franquia da EA.


Depois de um hiato de três anos, finalmente uma das séries FPS mais populares receberá um novo e grande lançamento. Battlefield 2042 trará tiroteios com uma ambientação situada alguns anos no futuro. Ou seja, teremos alguns recursos tecnológicos, mas nada exageradamente mirabolante. Nesta prévia, vamos conferir as principais informações relacionadas ao título e o porquê dele ter potencial para trazer a franquia de volta aos holofotes do mundo dos games.

Recrutando novos (e velhos) jogadores

Desenvolvido pela DICE e publicado pela EA, o novo game chegará para PC, PS4, PS5, XBO e XSX no dia 19 de novembro. Vale lembrar que o último título da franquia foi Battlefield V (Multi), que chegou em 2018 e, apesar de bem recebido, foi alvo de algumas polêmicas que atrapalharam o lançamento. Trazendo aprendizados e integrando tendências atuais, como os populares battle royales, finalmente chegamos ao novo jogo da série.
O jogo terá combates variados e repletos de desafio
Battlefield 2042 tem como maior destaque a sua ambientação, que se passará no ano destacado no seu nome. Aproximadamente 20 anos no futuro, o game contará com recursos avançados como drones, camuflagens, remédios e sistemas de hacking. Eles, entretanto, não serão exagerados e os tradicionais tiroteios continuarão sendo o foco principal. Um beta aberto, inclusive, já deu um gostinho de como o jogo funcionará.
 
Ao contrário de seus predecessores, o título não contará com uma campanha tradicional. Logo, o foco será somente nos modos multijogador, que, inclusive, serão do tipo cross-platform, ou seja, partidas entre consoles de famílias diferentes. É importante ressaltar, entretanto, que isso só ocorrerá entre os videogames da mesma geração, frisando que os PCs ficarão com PS5 e XSX.
As opções cross-platform prometem ser ótimas pedidas
Esse foco no multiplayer permitirá ao jogo, em teoria, concentrar todos os recursos para oferecer essas partidas com maior qualidade. A questão do battle royale também é relevante, pois o gênero é bem popular e Battlefield 2042 promete trazer suas próprias originalidades às partidas. Além de agradar os fãs da franquia, novos jogadores poderão ser atraídos por essas propostas promissoras.

Campanha que não é campanha

Apesar de não possuir um modo história formal, Battlefield 2042 terá um enredo que será contado através dos modos multijogador. Essa “campanha” mostrará uma Terra castigada por mudanças climáticas e crises políticas graves. O resultado desses problemas será uma guerra entre a Rússia e os Estados Unidos. Essa disputa já é bastante manjada pelos jogadores, visto que o tema da Guerra Fria frequentemente retorna aos games de tiro.

O mapa Ampulheta, em Doha, no Catar, é mais um exemplo do que está por vir
De qualquer forma, a proposta do título é relativamente original e deve ser o suficiente para tornar a história interessante. Várias localidades ao redor do planeta farão parte dos mapas das partidas multiplayer, que prometem ser variadas e competitivas (como veremos a seguir). Os visuais divulgados até agora apontam para uma produção de grande qualidade, tão bela quanto o alto nível oferecido pela franquia até agora.

Cenários, personagens, equipamentos e veículos apresentam gráficos de primeira e animações bastante fluidas. Visuais tradicionais e futuristas são mesclados de forma orgânica e parecem dignos de cinema. Claro que a mistura vai além disso, pois a vantagem de uma ambientação de guerra de 20 anos no futuro também está na possibilidade de utilizar recursos mais tecnológicos e originais, resultando em partidas únicas e emocionantes.

Muita emoção e combates frenéticos te esperam em Battlefield 2042
Outra característica importante será a presença dos Especialistas, personagens que foram criados de acordo com as quatro classes tradicionais da série Battlefield. Cada uma das 10 opções terá uma Especialidade e um Atributo exclusivos, como, por exemplo, Ji-Soo Paik, com habilidades de detecção aprimoradas, e Maria Falck, com foco em cura e reanimação. Montar equipes com boa sinergia será vital para vencer cada partida.

Partindo para a guerra

Três modos principais prometem bastante em Battlefield 2042. Conquista acontecerá em um imenso mundo aberto, na qual o objetivo é capturar e manter setores no mapa. Quanto mais territórios conquistados, mais recursos serão concedidos às equipes para continuar lutando. Outra opção interessante será Ruptura, disputada entre duas equipes – Ataque e Defesa – que dividem rodadas para definir o vencedor.
Ruptura e Conquista são dois dos modos mais queridos dos fãs
O terceiro modo principal de Battlefield 2042 será Hazard Zone. Ele colocará pelotões de quatro integrantes para localizar e recuperar drives de dados espalhados pelo campo de batalha. O combate entre os times, e também com forças de ocupação, tornarão a tarefa um verdadeiro desafio. O multijogador contará com até 64 pessoas no Xbox One e PlayStation 4, enquanto até 128 jogadores lutarão no Xbox Series X, PC e PlayStation 5.
Uma das grandes apostas do novo game da EA
Os mapas disponíveis terão sistema de clima dinâmico em que chuva, sol, tempestades de areia e até tornados poderão mudar o ritmo das partidas. Diversos elementos dos cenários serão destrutíveis, aumentando ainda mais as possibilidades de ação. Por fim, diversas outras opções de jogo também estarão disponíveis por meio do Battlefield Portal, que permitirá a criação de modos customizados, utilizando, inclusive, recursos de games anteriores da franquia.

Futuro com grande potencial

O retorno da tradicional franquia de tiro parece estar em boas mãos com Battlefield 2042. Algumas mudanças importantes, como a ambientação futurista e o foco no multiplayer, são arrojadas, porém possuem potencial para oferecer experiências originais e bastante aprimoradas. Somadas a outras atrações, como visuais belíssimos e novos modos de jogo, a perspectiva é de um excelente FPS. Agora é esperar para ver o resultado e torcer para que tenhamos mais um grande lançamento em 2021.

Que venha mais um ótimo FPS!

Battlefield 2042 – PC, PS4, PS5, XBO e XSX
Gênero:
FPS
Lançamento:
19 de novembro de 2021
Expectativa:
5/5
Revisão: Felipe Fina Franco

é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google