As Tartarugas Ninja: conheça as origens, histórias e seu legado nos videogames – Final

Na última parte de nosso especial, vamos ver a história mais recente dos heróis na TV e suas participações em projetos mais atuais no mundo dos games.


Saudações mais uma vez, honorável leitor! Chegamos na última fatia de nossa pizza em formato de matéria especial sobre as Tartarugas Ninja. Até aqui, já passamos por mais de 30 anos de história dos heróis reptilianos mutantes de Nova York. Vimos os altos e baixos de uma popularidade que se mantém firme com constantes renovações e releituras das origens, visuais e personalidades dos heróis.



No episódio de hoje vamos ver o que aconteceu, e ainda está em curso, sobre a história mais recente de Leo, Mikey, Rafa e Donnie. Sim, até os nomes reduzidos passaram a ser usados com mais frequência de uns tempos pra cá. E como é sempre bom lembrar, se você estava perdido nos esgotos e só chegou agora, não deixe de conferir as partes um, dois e três antes de acompanhar esta última parte. Feito isso, vamos lá!

A magia da TV chegou ao fim

Durante nosso especial, vimos como a televisão foi o principal porto seguro das Tartarugas Ninja durante toda sua história. Foram três séries animadas de sucesso, com destaque para a primeira, hoje chamada de clássica, que perdurou no ar durante nove anos consecutivos, de 1987 a 1996. Mesmo com outros projetos, como filmes e uma série em live-action que durou apenas uma temporada, foi na forma de desenho animado que os quatro irmãos estavam sempre em evidência.

A Nickelodeon, atual detentora dos direitos das Tartarugas Ninja, foi feliz com a primeira série animada em 2012 e conseguiu faturar mais alguns dólares com os dois filmes mais recentes, em 2014 e 2016. O próximo projeto envolvia uma releitura radical do grupo para uma nova série animada, o que foi um passo arriscado e que, como vamos ver na sequência, desastroso. Em 2018, foi lançada a primeira temporada de O Despertar das Tartarugas Ninja.


A premissa envolve Leo, Rafa, Mikey e Donnie ainda inexperientes nas artes ninjas em uma série que excede, e muito, o lado cômico. Aqui os quatro irmãos descobrem um lado místico que nunca imaginaram existir enquanto procuram se tornar a equipe de heróis que realmente querem ser. Alguns dos principais destaques ficam por conta do visual super caricato de cada um dos irmãos e na inédita troca de suas icônicas armas por novos e poderosos artefatos mágicos. Você pode conferir o primeiro episódio, na íntegra, disponibilizado oficialmente no canal da Nick no YouTube.

Admito que a série é muito engraçada, mas passa longe de ser o que as Tartarugas Ninja transmitiam, principalmente se você for um “véio azedo” indisposto para mudanças. A série obviamente foi planejada para uma audiência mais infantil, acostumada com um novo ritmo de consumo e que não assiste TV como fazíamos antigamente.

O resultado foi um encerramento precoce do show após sua segunda temporada, em 2020. Os motivos nunca foram oficialmente divulgados pela Nickelodeon, mas, como acontece com toda grande empresa, muitos acreditam que o motivo tenha sido a baixa lucratividade da série, que basicamente se dá por meio de licenciamentos, algo que foi pouco aproveitado com O Despertar das Tartarugas Ninja.
A série animada de 2018 foi o produto menos aproveitado das Tartarugas Ninja
Como vocês verão logo mais, apenas um jogo para mobile foi feito, e o único projeto envolvendo a série que ainda parece estar em andamento é um filme para a Netflix, adiado para 2022 e sem nenhuma nova informação divulgada até então. A primeira temporada da série está disponível no serviço de streaming Paramount+.

Sem pretensões de algo para o cinema desde 2016, a Nickelodeon fez uma parceria com os estúdios de animação da Warner Bros. e a DC para criar uma adaptação de uma série em quadrinhos que juntou as Tartarugas Ninja com um dos mais famosos personagens dos quadrinhos, o Batman. A série Batman/Teenage Mutant Ninja Turtles foi originalmente publicada em seis edições, entre dezembro de 2015 e maio de 2016.


Na trama, os quatro irmãos são transportados para um universo alternativo durante uma batalha contra Krang, Destruidor e ninjas do Pé. Acontece que eles vão parar justamente em Gotham City e descobrem que o Destruidor fez uma aliança com Ra's Al Ghul e a Liga dos Assassinos, e está roubando peças tecnológicas, além de sequestrar um renomado cientista para que descubra uma forma de levar a ele e seus capangas de volta. Batman então se alia a Leonardo e seus irmãos para derrotar os vilões e ajudá-los a voltar para casa. Em 2019 tivemos o excelente Batman Vs. As Tartarugas Ninja, lançado direto para o streaming e em Blu-ray.

O filme animado altera algumas coisas para permitir a participação de mais personagens do universo do homem morcego. Barbara Gordon, a Batgirl, testemunha um gerador de energia sendo roubado pelo Clã do Pé e também avista quatro criaturas misteriosas e evasivas durante o roubo que ela acredita serem meta-humanos. A Wayne Enterprises é atacada e uma máquina semeadora de nuvens experimental é levada. Batman então tem seu primeiro embate contra o Destruidor.

Enquanto isso, os quatro meta-humanos são, na verdade, as Tartarugas Ninja, que chegam em Gotham rastreando o Destruidor. Este, por sua vez, se aliou a um grupo que depois é revelado ser a Liga dos Assassinos. Acreditando que as tartarugas estavam tramando algo com o Pinguim, Batman tem seu primeiro confronto com os irmãos e a partir de então as coisas começam a se esclarecer até o momento em que os heróis se aliam para deter Destruidor e seu novo aliado, Ra’s Al Ghul.


Esse é, sem dúvidas, um dos melhores filmes da Tartarugas, apesar de também ser meio galhofa para os atuais padrões do Batman. No Rotten Tomatoes, famoso agregador de críticas, o filme tem 100% de aprovação da crítica especializada e 86% de recomendação dos usuários. Segundo dados do site The Numbers, as vendas do filme, já que não foi lançado nos cinemas, já somam mais de 3 milhões de dólares, isso sem contar os valores de aluguel. Atualmente está disponível para alugar ou comprar no iTunes e no Google Play Filmes.

Por fim, quero deixar neste especial um ótimo compilado de informações sobre as Tartarugas Ninja chamado Turtle Power. Lançado em 2014, este documentário reúne diversos materiais como vídeos, entrevistas e depoimentos, inclusive de Kevin Eastman e Peter Laird, os criadores dos personagens, sobre o enorme impacto cultural causado pelo fenômeno que criaram em 1984. Disponível para venda ou aluguel no Google Play Filmes.

De protagonistas a convidados ilustres

Em nossa última leva de jogos, veremos que os donos da casa passaram a ser convidados na maior parte dos projetos que poderiam ter alguma relação, ou não, com os ninjas de Manhattan. Apesar do número de títulos estrelados pelas Tartarugas Ninja ter sido radicalmente reduzido, de certa forma serviu para mostrar a relevância e a notoriedade dos personagens mesmo depois de tanto tempo.

Injustice 2 (Multi) – 2017

Leonardo, Michelangelo, Donatello e Raphael foram os astros da terceira leva de lutadores DLC de Injustice 2, o famoso game de luta dos desenvolvedores de Mortal Kombat que se passa em um universo alternativo onde Superman se tornou um cruel ditador com uma visão distorcida de justiça após ser enganado pelo Coringa.

Aqui, cada um dos quatro irmãos possui habilidades bem semelhantes, pois dividem o mesmo espaço de seleção. Uma verdadeira pechincha para quem comprar o personagem, pois está levando quatro pelo preço de um. Cá entre nós, esse visual é disparadamente muito melhor que o do filme de 2014. Confira o trailer de anúncio da época.

Nickelodeon Kart Racers (Multi) – 2018

Vamos poupar tempo dizendo logo que esse é o “Mario Kart” da Nickelodeon. O jogo de corrida estrelando os principais personagens do canal infantil foi lançado para PlayStation 4, Xbox One e Switch em 2018 e trouxe no elenco rostos conhecidos de desenhos como Bob Esponja, Ei, Arnold, Os Anjinhos e, claro, As Tartarugas Ninja. No caso, os personagens da série animada de 2012.

Rise of the Teenage Mutant Ninja Turtles Ninja Run (Mobile) – 2018

Único jogo baseado em O Despertar das Tartarugas Ninja. Desenvolvido e publicado pela própria Nickelodeon em 2018 para iOS e Android, o game é um endless runner com a ambientação do desenho animado.


Nickelodeon Super Brawl Universal (Mobile) – 2018/2019

Game de luta gratuito desenvolvido pela Playsoft e lançado para Android em 2018 e em março do ano seguinte para iOS. Jogue com os personagens mais famosos das atrações da Nickelodeon nesta verdadeira batalha cheia de ação! Todos os seus Nicktoons favoritos estão aqui como Bob Esponja, Aang (Avatar), Os Anjinhos e, claro, as Tartarugas Ninja.

Teenage Mutant Ninja Turtles: Mutant Madness (Mobile) – 2020

Monte sua equipe de heróis, vilões e tartarugas para montar seu time dos sonhos no universo das Tartarugas Ninja enquanto disputa batalhas para salvar o multiverso. Evolua seus personagens e gerencie seu esconderijo para obter mais personagens e se juntar a grupos para ganhar mais poder para sua equipe.

Perceba que a partir deste jogo o visual clássico das Tartarugas Ninja começou a ser usado novamente.

Nickelodeon Kart Racers 2: Grand Prix (Multi) – 2020

Nova versão do game de 2018. Mais do mesmo, mas com novos personagens, power ups e circuitos para disputar corridas com seus amigos ou contra o computador.

Smite (Multi) – 2020

O “Moba Divino” da Titan Forge Games recebeu os quatro irmãos de Manhattan graças a uma colaboração com a Nickelodeon. Em novembro de 2020 foi disponibilizado um passe de batalha temático para os jogadores adquirirem e obterem os visuais das Tartarugas Ninja para usarem no jogo. Cada um dos heróis replica os ataques e habilidades de algum personagem já existente no game.

Brawlhalla (Multi) – 2021

Em junho deste ano foi anunciado, durante a edição especial do Ubisoft Forward na E3 2021, a inclusão de Leonardo, Michelangelo, Donatello e Raphael em Brawlhalla. O game é vulgarmente chamado de “Smash de pobre” por ter mecânicas semelhantes ao jogo da Nintendo e por ser gratuito para jogar. Bom, não existem tartarugas adolescentes ninjas mutantes no Super Smash Bros. até hoje, né?

Nickelodeon All-Star Brawl (Multi) – 2021

E, já que estamos alfinetando o jogo da Nintendo, que tal levar ao pé da letra aquele meme do “copia, só não faz igual”? Nickelodeon All-Star Brawl pode sim ser chamado de Smash da Nick por apresentar mecânicas e visuais muito parecidos com Super Smash Bros. Ultimate (Switch). As Tartarugas Ninja confirmadas até agora são Leonardo e Michelangelo. A repórter April O’Neil também se juntará à bagunça.

O lançamento acontece neste mês de outubro de 2021 para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series X, Xbox One e Switch, e vai colocar os personagens do canal em lutas insanas e divertidas.

Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge (PC/Switch) – 2022

A Dotemu e a Tribute Games revelaram o desenvolvimento de um jogo das Tartarugas Ninja em março deste ano para PC e consoles. Até o momento, apenas o Switch foi confirmado como um dos consoles que receberá o jogo, que é uma verdadeira homenagem a todo o legado dos heróis após todos esses anos.

Claramente inspirado em clássicos, como o primeiro jogo para arcades e Turtles in Time, Shredder's Revenge é uma aventura totalmente nova com previsão de lançamento para o ano que vem. A principal promessa é resgatar a essência dos heróis no gênero que os consagrou nos videogames. Será este o jogo que devolverá a fama digital para as Tartarugas Ninja? Confira o nostálgico trailer de anúncio, que replica fielmente a vibe do desenho animado de 1987.

Cowabunga!

E com isso terminamos nossa nostálgica viagem por mais de 37 anos de história. Quem diria que uma ideia engraçada oriunda da conversa de dois amigos alcançou tamanha proporção, e continua com tamanha relevância depois de tanto tempo. A receita parece simples como uma pizza: massa de criatividade com recheio de carisma e uma generosa pitada de diversão. Coloque no forno, asse e sirva acompanhada com um belo copo de nostalgia bem gelado. Manter ela gostosa por tanto tempo é o verdadeiro desafio.

Como um fã das Tartarugas Ninja, foi um prazer enorme dedicar tempo para falar desses heróis que não deixam minha criança interior ficar sozinha. Espero que você tenha se divertido tanto quanto eu nessa viagem. Deixe nos comentários suas impressões ou quais partes achou mais interessante. A gente se vê por aí, cara! Cowabunga!
Desde 1984, a Força de Tartaruga continua firme e forte!
Revisão: Matheus Araujo

Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google