Vem aí

Prévia: F1 2021 (Multi) – aquecendo os motores para a nova temporada da elite do automobilismo

Prometendo ser tão acessível quanto a edição de 2020, saiba o que esperar na nova versão do jogo oficial da Fórmula 1, que chega em 16 de julho.


Com uma temporada eletrizante já acontecendo ao redor do mundo na categoria mais potente, tradicional e famosa do automobilismo mundial, já estamos próximos de transportar a experiência de pilotar os carros mais velozes do planeta em nossas casas com o lançamento de F1 2021, o jogo oficial da categoria.


O título marca a entrada da franquia na nova geração de consoles, sendo o primeiro grande lançamento do gênero para os novos PlayStation 5 e Xbox Series X, prometendo tirar proveito do alto poder de processamento dessas plataformas. Jogadores no PS4 e XBO não ficarão desamparados, já que a EA confirmou que o upgrade gratuito para a nova geração estará garantido para quem migrar para a nova geração futuramente.


Nova casa, mesma qualidade

Desenvolvido pela Codemasters em parceria com a FIA, o jogo oficial da Fórmula 1 é lançado anualmente desde 2012. Apesar de já ter se aventurado em outros estilos, o estúdio é uma referência no gênero de corridas de carros, sempre recebendo muitos elogios com outras franquias dentro do gênero automobilístico como GRID e Dirt. Quem acompanha o trabalho do estúdio a mais tempo sempre gosta de lembrar do divertido Micro Machines, um dos primeiros jogos desenvolvidos pelo estúdio britânico, lançado pela primeira vez em 1991.


A edição deste ano será a primeira sendo lançada pela nova casa da desenvolvedora, que foi adquirida pela Electronic Arts pela “bagatela” de 1,2 bilhão de dólares no início deste ano. A compra do estúdio, segundo a própria EA, proporcionará o início de uma nova era para os jogos de corrida. Vamos ver como será isso, agora dividindo uma vaga na garagem com Need for Speed e se firmando como uma verdadeira potência no gênero de corridas nos games.

Drama, simulação e acessibilidade

Uma das principais novidades em F1 2021 é o inédito modo história intitulado ‘Ponto de Frenagem’. No papel de um piloto em ascensão na Fórmula 2, o jogador passará maus bocados com o retorno de um antigo rival, conhecido dos jogadores veteranos da franquia: Devon Butler. O icônico, e fictício, piloto apresentado em F1 2019 será o rival do jogador, que enfrenta os dramas e conflitos dos bastidores da F1 durante sua turbulenta temporada para fazer seu nome e solidificar sua carreira na elite do automobilismo, sempre sendo provocado sobre até onde você consegue ir até chegar ao seu limite.

Outra adição interessante na edição deste ano é o Real-Season Start. A função permite que o jogador assuma o assento de um dos carros da atual temporada da categoria nas mesmas condições que as equipes na vida real. Considerando que o jogo será lançado em 16 de julho, os jogadores já poderão simular sua experiência refletida com a realidade a partir do GP da Grã-Bretanha, que acontece no dia 18 no tradicional circuito de Silverstone, na Inglaterra.

E já que estamos falando de pistas, algumas que não estavam presentes em 2020 serão disponibilizadas gratuitamente via atualização após o lançamento do jogo: Ímola (Itália), Portimão (Portugal) e Jidá (Arábia Saudita). As demais pistas disponíveis serão as mesmas da atual temporada da Fórmula 1, como os icônicos circuitos de Mônaco e Monza, o emocionante Spa-Francorchamps na Bélgica e a desafiante prova noturna no circuito de Yas Marina em Abu Dhabi.


F1 2021 também contará com a generosa acessibilidade de controles para quem não quer sofrer para segurar o carro na mão. Em nossa análise de F1 2020 (Multi), um dos principais destaques foi a grande gama de ajustes que podem ser feitos nos controles para quem deseja se aventurar pela primeira vez no assento dos poderosos carros da Fórmula 1. Simuladores sempre sofreram com estigma de serem pouco interessantes para iniciantes por conta de sua jogabilidade que exige muita precisão, mas desde o ano passado posso garantir que com os ajustes corretos a experiência de jogo pode se tornar bastante prazerosa sem perder o desafio.

Desenvolva sua equipe e corra com as lendas do automobilismo

O modo Minha Equipe (My Team), motivo de muitos elogios e motivação para muitos jogadores na edição de 2020, está de volta. Neste modo, assim como no passado, você vai poder criar uma nova equipe para competir na temporada. Além de assumir o posto de primeiro piloto da equipe, o jogador também deve gerenciar as etapas de desenvolvimento, gerenciar contratos com patrocinadores e pilotos parceiros de equipe e, claro, correr para ser o vencedor no campeonato de pilotos e construtores durante várias temporadas completas da categoria.


A novidade neste modo fica por conta da possibilidade de jogar em modo tela dividida com um amigo sendo seu parceiro de pista ou dono de uma equipe rival para aumentar ainda mais a adrenalina durante os eletrizantes pegas nas pistas. A jogabilidade multiplayer online e até o acompanhamento da temporada atual da F1 eSports em tempo real pelo jogo também estarão disponíveis, tornando o jogo uma plataforma excelente para quem quer ficar informado sobre praticamente tudo o que está acontecendo na vida real relacionado a F1.

Como se tudo o que já foi dito até agora não fosse suficiente, um mimo para os grandes fãs da F1 pode ser obtido com a edição Deluxe do game, que trará alguns dos principais ícones do esporte, como Alain Prost, Michael Schumacher e Ayrton Senna. Outros itens cosméticos e exclusivos também estarão presentes nesta edição, que permitirá ainda que o acesso ao jogo possa ser feito com três dias de antecedência.


A luz vermelha está prestes a se apagar

F1 2021 tem tudo para manter o imenso nível de qualidade já apresentado pela Codemasters em 2020. A adição de um Modo História e o refino do modo Minha Equipe ocupam a primeira fila neste jogo que promete ser o mais completo da franquia. Nas demais posições, temos as já celebradas funções de acessibilidade, modos sociais, online e até mesmo a reprodução da temporada real da F1. Agora é torcer para que a Pole Position de expectativa do jogo chegue até o fim da prova, quando os fãs do automobilismo tiverem acesso ao game em 16 de julho.

F1 2021 – PC/PS4/PS5/XBO/XSX
Desenvolvedor: Codemasters
Gêneros: Esporte/Corrida
Lançamento: 16 de julho de 2021
Expectativa: 5/5
Revisão: Farley Santos

Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google