Confira 10 ótimos jogos de plataforma para aproveitar na oitava geração dos consoles

Os jogos de plataforma ressurgiram com bastante força nos últimos anos, principalmente entre os estúdios indie.


Um dos meus gêneros de jogos favoritos, desde a época do saudoso PS1, é o de plataforma. Gastei muitas horas jogando e rejogando clássicos como Crash Bandicoot, Spyro, Tarzan, The Lion King, Toy Story e diversos outros títulos. Felizmente, o gênero ressurgiu na oitava geração de consoles, seja por remakes, seja pelo renascimento de antigas franquias, seja pelo desenvolvimento de estúdios indie.


Hoje, venho dividir com vocês alguns dos meus jogos de plataforma favoritos que tive a oportunidade de jogar no PS4. Lembrando que esta é uma lista pessoal e sem ordem de prioridade, e não leva em conta notas ou rankings de sites.

Crash Bandicoot: N. Sane Trilogy

O marsupial de grande sucesso do primeiro PlayStation fez seu retorno na oitava geração, em 2017. A trilogia original de Crash Bandicoot, lançada entre 1996 e 1998, retornou em uma coletânea refeita do zero pela Vicarious Visions intitulada N. Sane Trilogy, mantendo alta fidelidade à versão original, pela qual muitos, assim como eu, guardam imenso carinho e nostalgia. Este é um título essencial para bons fãs de jogos de plataforma e do irreverente marsupial, que resgata a simplicidade do gênero nos anos 90.

Plataformas: PS4/XBO/PC/Switch

Crash Bandicoot 4: It’s About Time

Como se não bastasse o grande remake da trilogia original, Crash retornou, em 2020, com uma nova aventura. It's About Time traz os elementos básicos de jogabilidade e algumas novidades muito bem-vindas, como as Máscaras Quânticas, que dão poderes novos ao personagem, além de podermos jogar com personagens clássicos da franquia, como Coco, Neo Cortex, Tawna e Dingodile. O título também chama atenção por sua dificuldade elevada, sendo facilmente o jogo mais difícil da franquia.

Plataformas: PS4/PS5/XBO/XBX/PC/Switch



Ratchet and Clank

Irmão mais velho do recém-lançado Em Uma Outra Dimensão, para PS5, Ratchet and Clank marcou o retorno da franquia com o reboot e releitura do primeiro título, lançado no PS1. De todos os jogos citados nessa lista, talvez este seja o mais diferente, por conta de sua jogabilidade. Durante toda a aventura podemos desbloquear diversas armas para combater as forças do Dr. Nefarious; que possuem as habilidades mais estranhas e divertidas. Juntando isso com ótimos gráficos e bons desafios, Ratchet and Clank é uma das melhores experiências de jogo plataforma no PS4.

Plataforma: PS4

Rayman Legends

Apesar de ter sido lançado originalmente na sétima geração, o port de Rayman Legends para o PS4 e companhia também foi bastante elogiado. Considerado por muitos jogadores uma obra-prima do gênero plataforma, Rayman Legends mistura uma gameplay dinâmica e divertida, fases criativas e viciantes, desafio na dose certa e um mar de conteúdos que garante um bom tempo de diversão sem cair na repetitividade.

Plataformas: PS3/PS4/PSVita/XB360/XBO/PC/WiiU/Switch

Kaze and the Wild Masks

É a vez de um estúdio brasileiro aparecer por aqui. Recentemente foi lançado Kaze and the Wild Masks, título nacional cuja jogabilidade e cujo visual remetem bastante aos clássicos dos anos 90. Neste jogo desenvolvido pela Soedesco, controlamos Kaze, que deve resgatar seu companheiro e derrotar Typhoon com os poderes das Máscaras Selvagens. O jogo é divertido e desafiador, além de proporcionar altas doses de nostalgia para quem cresceu jogando títulos como Donkey Kong, Mega Man e Super Mario.

Plataformas: PS4/XBO/PC/Switch/Stadia

It Takes Two

Um dos meus jogos favoritos do ano até o momento, e forte concorrente ao GOTY, é It Takes Two: um jogo de plataforma cooperativo no qual um casal em processo de divórcio é transformado em brinquedos da filha, e deve trabalhar juntos para encontrar uma forma de voltar ao normal. Cada fase possui seus elementos específicos de jogabilidade, e ambos os jogadores devem coordenar suas ações e suas habilidades para prosseguir na história. Assim como A Way Out, basta um dos jogadores possuir o jogo para que os dois possam jogar online.

Cuphead

Cuphead é uma mistura de plataforma, run and gun e desenhos dos anos 30. Aventure-se sozinho ou com um amigo por fases e chefões para recolher almas para o Diabo. Apesar de seus belos gráficos desenhados à mão e da trilha e efeitos sonoros remeterem aos antigos (e coloca antigos nisso) desenhos do Mickey, Popeye e Betty Boop, por exemplo, a fama de Cuphead se dá pela sua dificuldade, que garante alguns momentos básicos de rage quit.

Plataformas: PS4/XBO/PC/Switch

New Super Lucky’s Tale

Minha primeira nota 10 aqui no GameBlast foi pra um jogo inesperadamente muito bom. New Super Lucky’s Tale nos apresenta Lucky, uma raposa que deve atravessar diversos lugares de um livro mágico para coletar páginas, deter o vilão Jinx e retornar para o mundo real. O título possui uma jogabilidade bastante simples e divertida, com dificuldade suficiente para desafiar os pequenos e proporcionar um momento de descontração após um longo dia de trabalho para os adultos. O jogo é convidativo para todas as idades e um item essencial na coleção de jogos de plataforma dos fãs do gênero.

Plataformas: PS4/XBO/PC/Switch

Unravel 2

O primeiro Unravel, lançado em 2016, fez grande sucesso por conta de sua história emocionante, sua jogabilidade diferenciada e seus belos gráficos. Dois anos depois, aparece Unravel 2, agora com dois bonecos de lã para amigos jogarem cooperativamente ou um jogador controlando ambos os personagens. Apesar de trazer desafios mais simples que seu antecessor, a forma que o segundo boneco de lã é introduzido à jogabilidade renova a franquia e proporciona quebra-cabeças criativos e divertidos. Assim como o primeiro jogo, Unravel 2 também conta com um belo enredo e cenários deslumbrantes.

Plataformas: PS4/XBO/PC

Little Nightmares 2

Para fechar esta lista, temos um jogo que me surpreendeu bastante, já que seu antecessor não alcançou muito bem minhas expectativas. Little Nightmares 2 é uma aventura horripilante, e por vezes angustiante, com personagens no maior estilo Tim Burton. Duas crianças devem atravessar uma cidade corrompida por uma torre de sinal enquanto enfrentam estranhas ameaças. Apesar de ser mais fácil que seu antecessor, o jogo traz novos elementos de jogabilidade e garante bons quebra-cabeças e muitos momentos de tirar o fôlego!

Plataformas: PS4/XBO/PC/Switch



E você, leitor? Quais jogos de plataforma são seus favoritos para recomendar aos demais leitores do GameBlast? Deixe nos comentários!

Revisão: Ives Boitano

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google