Resident Evil Requiem: brutalidade de Leon fará com que os jogadores questionem o que há de errado com ele, afirma diretor

Koshi Nakanishi falou sobre como Leon continuou lutando desde sua última aparição na franquia, e que agora está "cansado do mundo".

em 31/01/2026
A Capcom vem revelando muitos detalhes sobre o horror e a ação, os dois estilos de jogabilidade apresentados pelos protagonistas de Resident Evil Requiem, Grace Ashcroft e Leon S. Kennedy, respectivamente. Em uma nova entrevista ao DenNicoFamiGamer, o diretor Koshi Nakanishi falou sobre como Leon será muito mais brutal aqui em comparação com suas aparições anteriores, em Resident Evil 2, 4 e 6. 

Descrevendo Leon como alguém que tem uma "raiva implacável", Nakanishi disse que Requiem vai aproveitar sua "atitude cansada do mundo".
"Leon está reaparecendo neste jogo, e isso é resultado de termos investigado fundo a ideia de 'que tipo de pessoa Leon se tornaria? O que ele estaria pensando?' Esse Leon luta há muito tempo; Ele tem uma atitude cansada do mundo e exala uma raiva implacável."
Essa "raiva implacável" foi visualizada em Resident Evil Requiem através da nova arma corpo a corpo preferida de Leon, um machado. Nakanishi revelou que o uso dessa arma brutal pode fazer alguns jogadores se perguntarem o que há de errado com Leon, e que essa foi uma escolha intencional.
"Um símbolo dessa [mudança de atitude] é que neste jogo Leon usa um machado como seu principal modo de luta. Nesse jogo, o Leon luta balançando seu machado ensanguentado de um jeito que você pode começar a pensar 'O que há com você, Leon?' enquanto joga. É isso que buscamos."
Curiosamente, conceitos anteriores de Resident Evil Requiem apresentavam seções de jogabilidade mais assustadoras para Leon. Mas o estúdio acabou desistindo do ângulo de "horror genuíno" com Leon porque os fãs da série não gostariam de ver o personagem sendo mais acanhado e tímido.

As diferenças entre os estilos de jogabilidade de Grace e Leon, segundo Nakanishi, vão se conectar com jogos antigos da série. Enquanto o gameplay de Grace será mais próximo do horror tenso oferecido por Resident Evil 7 e Resident Evil 2 Remake, o de Leon será mais próximo da ação de Resident Evil 4 Remake. 

Em outra entrevista, Nakanishi também revelou que Grace e Leon podem realmente influenciar as seções de jogabilidade um do outro. Se um personagem matar certos inimigos em uma sala, esses inimigos permanecerão mortos quando o outro personagem também chegar à mesma sala. Isso, é claro, terá que ser equilibrado com a escassez de recursos que Grace terá que enfrentar. Nakanishi pontuou que isso vai acabar oferecendo mais valor de rejogabilidade, já que os jogadores podem criar estratégias sobre quais inimigos são melhores de eliminar e onde você pode querer economizar munição.

Resident Evil Requiem chegará para PC, PlayStation 5, Xbox Series X|S e Nintendo Switch 2 em 27 de fevereiro.

Siga o Blast nas Redes Sociais
José Carlos Junior
Unindo duas paixões: escrita e videogames. Siga-me no Instagram.