A Toei Company enviou um comunicado informando que No.1 Sentai Gozyuger irá encerrar a franquia da forma que conhecemos, e que, a partir de 2026, a série passará por uma reformulação total, ou seja, a franquia Super Sentai irá chegar ao fim. Não dá para negar que os esquadrões coloridos influenciaram gerações e se tornaram parte da cultura pop através da combinação de impacto histórico, influência estética, inovação narrativa e forte presença transnacional, e isso também impactou os videogames. Pensando nisso, reunimos aqui 5 jogos que capturam a essência dos super sentais.
1. Chroma Squad
Chroma Squad coloca o jogador no comando de um estúdio de tokusatsu que grava episódios de um esquadrão super sentai, com tudo o que se tem direito: heróis coloridos, vilões caricatos, chroma key, lutas coreografadas e, claro, robôs gigantes. Desenvolvido pelo estúdio brasileiro Behold Studios, a produção bebe diretamente da fonte dos clássicos exibidos na TV nos anos 80 e 90, algo evidente nos exageros, marca registrada desse tipo de programa. O título repercutiu tanto que chegou a gerar uma disputa judicial com a Saban Entertainment, detentora da franquia Power Rangers.
2. The Wonderful 101
Apesar de também trazer influência de quadrinhos e animações ocidentais, The Wonderful 101 é claramente inspirado nos esquadrões super sentais. O diretor, Hideki Kamiya (também criador de Devil May Cry e Bayonetta), já afirmou que o título é um "tributo moderno às séries tokusatsu". Aqui uma equipe de 100 heróis precisa defender o planeta de ameaças alienígenas. O grande destaque é o "United Morph", mecânica na qual os personagens se combinam para criar armas gigantes — uma referência direta às fusões de veículos que formam robôs nos super sentais.
3. GigaBash
Entre todos os jogos da lista, GigaBash talvez seja o que mais homenageia diretamente o tokusatsu como um todo. Em vez de equipes de heróis, a aposta é em robôs colossais e personagens inspirados em kaijus — incluindo referências claras a Ultraman. O maior aceno aos super sentais aparece no DLC Mighty: R.O.J.A.K. & Balzarr, no qual uma equipe combina seus veículos para formar um robô gigante numa homenagem evidente aos sentais e também a Power Rangers.
4. Z.H.P. Unlosing Rangers vs Darkdeath Evilman
Com Ranger no nome, já é fácil imaginar que Z.H.P. Unlosing Rangers vs Darkdeath Evilman bebe diretamente da fonte dos super sentais. O jogo acompanha um cidadão comum que herda o título de “Absolutely Victory Unlosing Ranger” após o herói original morrer em um acidente. Explosões exageradas, treinamentos intensos, cinto de transformação e vilão final ameaçador: todos os elementos típicos de um super sentai estão presentes.
5. Gravity Circuit
Mesmo com inspiração em diversas obras ocidentais, Gravity Circuit incorpora muitos elementos das equipes de super sentai, por colocar o jogador no papel de um herói robótico colorido. A trama acompanha Kai, que precisa resgatar seus companheiros — os Circuits — que foram capturados, incapacitados ou até mesmo eliminados. É uma releitura ocidentalizada sobre temas de sentai, com foco em trabalho em equipe, heroísmo e, claro, robôs gigantes.
Embora tenhamos listados apenas cinco jogos, a influência de tokusatsus nos videogames vai muito além. Títulos como Mega Man ZX, Viewtiful Joe até Astral Chain também carregam o espírito de transformação, trabalho em equipe e heroísmo teatral. O fim da produção tradicional das séries de super sentai não significa o desaparecimento de seu legado. A estética, os temas e o carisma dos heróis coloridos seguem vivos, não apenas na TV japonesa, como nos videogames ao redor do mundo.
Revisão: Thomaz Farias



