JogamosAnálise DLC

Análise: Resident Evil 4 – Caminhos Distintos (Multi) é a parte mais importante que faltava ao remake do clássico jogo de ação e terror

Ada Wong apresenta uma nova aventura digna da original e compatível com o nível de qualidade do remake.


Dentre as muitas qualidades do título original, Resident Evil 4 se destaca pela grande quantidade de conteúdo. Depois da chegada do seu remake — um game excelente, por sinal —, agora vemos um dos extras originais chegar na forma de um DLC pago, chamado Caminhos Distintos. Como vamos conferir nesta análise, a expansão mantém o alto nível de qualidade e ainda consegue trazer novidades interessantes. Pegue seu gancho com corda e não esqueça da besta, pois vamos começar!

Uma (grande) cereja para o bolo

O esperado remake de um dos maiores clássicos de todos os tempos chegou no dia 23 de março de 2023 e conquistou sucesso de público e crítica. Afinal, o novo jogo de ação e terror trouxe várias mudanças em relação ao original sem deixar a qualidade cair. Pelo contrário, pois a aventura de Leon S. Kennedy conseguiu se superar em diversos pontos importantes.
Um dos jogos do ano de 2023
Em meio aos elogios, uma das poucas críticas — que este redator também fez coro — foi sobre a falta de alguns conteúdos presentes na versão de 2005. Em particular, o modo Separate Ways foi a ausência mais sentida: modo extra estrelando Ada Wong, a aventura complementava a campanha de Leon, mas sem tirar o brilho da agente especial.
Ada Wong está pronta para roubar seu coração gamer
Finalmente chegamos ao dia 21 de setembro, no qual recebemos o primeiro DLC do remake de Resident Evil 4. Chamado oficialmente de Caminhos Distintos aqui no Brasil, ele reconta a aventura de Ada usando a pegada e todas as qualidades do game base. Confesso que gostaria de ter visto essa expansão chegar integrada ao título gratuitamente, como a original, mas não há como negar que ela é excelente e vale o seu preço.
A agente especial é cheia de recursos para lidar com os perigos pelo caminho
É importante frisar que é obrigatória a posse de Resident Evil 4 para poder desfrutar do DLC. Afinal, ele faz parte integral da obra em si e conta até com conquistas, rankings e itens cosméticos próprios. Com tudo isso, temos incentivos extras para completar e reprisar a aventura em busca de todos os desbloqueáveis, além do entretenimento de qualidade que resulta da própria aventura.

Qualidades por todos os lados

Como falar do enredo pode não somente gerar spoilers para Caminhos Distintos, mas também para o jogo-base, serei econômico nos comentários quanto a ele. Lembra daquelas cenas em que Ada aparece durante a aventura de Leon? Pois é, aqui vivenciamos todos os desdobramentos dessas ocasiões, além de várias situações inéditas.
Várias cenas do remake reaparecem sob nova perspectiva
Inclusive, a expansão dá oportunidade a outros personagens para brilhar, mas deixo ao leitor a oportunidade de descobrir. A agente especial aparenta ser fria e calculista, mas diversas cenas mostram a complexidade e o charme da personagem. Aliás, os visuais do game são os mesmos de Resident Evil 4, contando com belas animações e efeitos muito bonitos, tudo com direito a carregamentos suaves.
O roteiro se desenrola de forma distinta do original
Na realidade, o mesmo pode ser dito para praticamente tudo: jogabilidade, dublagem, mecânicas de jogo, equilíbrio na nostalgia e novidade, nível de dificuldade... Caminhos Distintos é uma produção de primeira tal qual RE4 (e praticamente sem defeitos também). Bom, para ser honesto existe uma novidade importante, que são as habilidades especiais de Ada Wong.
Ada conta com ataques físicos melhores do que os de Leon
Os golpes físicos dela são mais versáteis, com direito a ataques à distância graças ao uso do seu gancho. O dispositivo não somente permite investidas, mas também garante acesso a locais altos e pontos até então inacessíveis. Além disso, a agente tem uma espécie de modo detetive para encontrar pistas (no estilo Batman Arkham, como o próprio gancho) e uma poderosa besta com flechas explosivas.

Um gostinho de quero mais

As localidades que Ada visita em sua campanha variam entre inéditas e as mesmas que vimos em Resident Evil 4, mas agora com novas perspectivas. O gancho permite alcançar locais inéditos, revelando visuais únicos em relação ao que já tínhamos visto. O mesmo vale para os personagens, que ganham ainda mais nuances interessantes e parecem indicar até mesmo possíveis sequências em novos remakes (estou olhando para você, Resident Evil 5).
Prepare-se para combates muito apertados
Em termos de conteúdo, Caminhos Distintos é um prato cheio por si só. Com uma duração girando em torno de cinco horas, o ritmo do jogo é muito bom, tal como o título-base. É sempre divertido disparar flechas explosivas com o arco e decifrar pistas com realidade aumentada, em meio a combate contra chefes poderosos, explorações em busca de tesouros e cutscenes bem animadas.
Existem várias localidades novas no DLC
Na realidade, para mim o DLC reforça uma ideia que tenho desde que joguei o Resident Evil 4 original e o modo extra correspondente: Ada Wong merece um título próprio, com direito a combates, espionagem e toda sorte de cenas incríveis. Quem sabe ao menos essa onda recente de remakes chegue ao sexto título da franquia, que deu mais protagonismo à personagem, mas por diversos problemas foi mal-recebido.
A famosa cena do raio laser retorna com Ada como protagonista
Ainda falando em termos de mais conteúdo com ela, o game original tinha um segundo modo chamado Assignment: Ada. Ele é basicamente um mini-game em que a agente precisa encontrar amostras em meio a uma onda de Ganados e até chefes da campanha principal. Aparentemente, esse extra ficará “preso” ao game de 2005, visto que não recebemos nenhuma menção dele até agora. Por enquanto, o negócio é aproveitar essa excelente produção e ficar na torcida por novidades.

Until next time!

Após um lançamento digno dos melhores do ano, a única coisa importante que estava faltando chegou: Resident Evil 4 - Caminhos Distintos entrega o protagonismo a Ada Wong, que consegue não somente complementar a saga de Leon, mas também construir uma aventura própria de primeira. Atirar, chutar e sair saltando é sempre muito divertido, e os desafios do DLC têm um ótimo nível de dificuldade, incluindo combates e quebra-cabeças. Em conclusão, uma expansão obrigatória para quem tem o jogo e um grande incentivo extra para quem ainda não o adquiriu.

Um verdadeiro exemplo de DLC que expande o original agregando novidades valiosas

Prós

  • DLC de ação e terror de alta qualidade técnica;
  • Enredo se encaixa perfeitamente na obra básica e ainda traz ótimos elementos novos;
  • Ótima produção audiovisual, conseguindo mesclar elementos já conhecidos com inéditos;
  • Jogabilidade continua competente, agora com mecânicas exclusivas;
  • Novos desbloqueáveis e rankings tornam a expansão ainda mais interessante.

Contras

  • O hoje DLC já foi integrado ao original, ou seja, grátis.
Resident Evil 4 – Caminhos Distintos — PC/PS5/PS4/XBO/XSX — Nota: 9.5
Versão utilizada para análise: PS5
Revisão: Davi Sousa
Análise redigida com cópia digital cedida pela Capcom

é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google