Top 10

Resident Evil 4 (Multi): as principais diferenças do remake em relação ao original

Vamos conferir quais são as novidades e mudanças mais interessantes nesse excelente game.


Conforme conferimos na sua análise, Resident Evil 4 é um remake de alta qualidade, oferecendo muitos desafios e diversão. Boa parte desses elogios, que incluem ótimos visuais, jogabilidade e enredo, se devem ao excelente equilíbrio entre elementos clássicos da versão original e novidades inéditas até então. Embora praticamente todas elas sejam competentes, fica a pergunta: quais são as mais significativas?
 
Portanto, nesta matéria vamos analisar quais são as dez principais diferenças desse lançamento. Ressalto que vou ignorar modificações diretas, como os visuais mais caprichados ou as novas dublagens, pois essas mudanças são consequências do tempo. E apesar de ser um Top 10, não vou classificá-las em ordem de prioridade, pois julgo que elas são razoavelmente equivalentes. Ou seja, na verdade é como uma espécie de “Lista 10”. Cuidado com os possíveis (mas pequenos) spoilers, pois vamos começar!

Escolha das armas e andar e mirar

RE4 é reconhecido (e com razão) como o título que mudou os rumos da franquia, dando cada vez mais destaque ao elemento ação. O remake não se privou dessa pegada, aumentando o leque de recursos armamentícios: Leon agora pode andar e atirar ao mesmo tempo e trocar de armas rapidamente usando os direcionais do controle. Essa mudança certamente veio casada com uma maior agressividade dos inimigos.

Inimigos mais agressivos e versáteis

Embora o Resident Evil 4 original certamente contasse com uma boa dose de adrenalina a cada combate, o remake elevou-os a novos níveis. Os inimigos agora são mais rápidos, podem agarrar Leon, atacar em grupo e, em alguns casos, “renascer” caso não sejam devidamente finalizados. Essa diferença significativa fica principalmente por conta dos inimigos comuns, visto que os mais fortes são basicamente os mesmos de antes.

Ênfase na utilização da faca

Leon podia usar a sua lâmina para quebrar objetos e atacar inimigos, mas a sua eficiência era bastante limitada nesse segundo quesito. A nova versão de RE4 tornou a faca uma verdadeira protagonista, permitindo ao agente não somente desferir mais dano, mas também finalizar inimigos caídos no chão, aparar investidas adversárias (parry) e até realizar ataques sorrateiros. Para compensar essa mudança importante, as lâminas disponíveis no game precisam ser consertadas depois do uso.

Missões secundárias

Presentes de forma tímida no original, o remake traz uma série de tarefas opcionais oferecidas pelo Mercador. Elas consistem em desafios interessantes que expandem a campanha, com recompensas que podem ser trocadas por itens únicos e bastante úteis. As tarefas incluem desde derrotar mini-chefes até as clássicas de atirar em medalhões azuis.

Mercador mais bondoso

Falando no misterioso personagem, agora o sistema de compras e vendas está mais generoso com os jogadores. Não somente temos mais opções para negociar, como também há um incentivo para melhorar as armas. Por exemplo: aprimorar a pistola inicial era uma escolha sensível porque, ao adquirir uma nova, vender o produto incrementado resultava em prejuízo. Agora, o Mercador adquire armas melhoradas por um preço mais alto, praticamente equivalente ao valor gasto com os upgrades.

Tom mais sério

Embora ainda conte com uma boa dose de piadas e comentários descontraídos, o remake de Resident Evil 4 é mais centrado e sério, eliminando diversas cenas “engraçadinhas”. Ainda no mesmo quesito, diversos personagens estão melhor escritos e prestam um serviço maior ao enredo do game. Um dos exemplos de “amadurecimento” é Luis Sera, cujo papel é ainda mais relevante.

Foco no terror

Além de ser mais sério, o RE4 de 2023 dá mais destaque aos momentos tensos e aos sustos. Os visuais modernos com melhores efeitos de iluminação, somados às mudanças na direção de diversas cenas do game, tornaram a aventura mais aterradora. Destaque também para a trilha e os efeitos sonoros, que tornam cada melodia e rangido razões para ficar de cabelo em pé.

Checkpoints

Resident Evil 4 agora conta com salvamentos automáticos, que ocorrem em diversos momentos ao longo da campanha. Eles aparecem logo antes de situações-chave da história, sobretudo dos combates mais importantes. Esses checkpoints se somam aos já existentes salvamentos manuais, que podem ser executados em máquinas de escrever espalhadas pelos mapas.

Galeria de arte e...

Algo bastante comum nos games atuais, o remake traz uma extensa coleção de itens sobre o jogo. Ela inclui artes conceituais e modelos tridimensionais, todos compráveis utilizando pontos obtidos ao realizar certos feitos durante a campanha. Além da quantidade maior em relação ao original (que só contava com alguns modelos chamados de Bottle Caps), a obtenção deles agora não está mais diretamente atrelada à Galeria de Tiro. E falando nela...

... Galeria de tiro

Como diferença final desta lista, temos uma mudança significativa nesse divertido extra. Localizada ao lado do Mercador em alguns locais específicos ao longo da campanha, a Galeria de Tiro oferece uma espécie de minigame em que Leon deve atirar em alvos móveis na busca da melhor pontuação possível. Além de ter uma temática diferente — agora focada em piratas —, ela traz recompensas na forma de fichas, que podem ser trocadas por chaveiros com efeitos passivos interessantes.

Menções honrosas

Além das dez diferenças principais listadas, existem muitas outras que merecem pelo menos uma citação: diversas seções do original foram cortadas (como o labirinto suspenso) e novas foram adicionadas (como a corrida na mina); Ashley é mais independente e pró-ativa; quick-time events estão bem mais simples; o Modo Mercenários agora é um DLC gratuito (enquanto os outros presentes no original não estão presentes); a Dispensa é um recurso encontrado nas máquinas de escrever e útil para estocar armas e equipamentos que não estejam sendo utilizados.
E aí, leitor? Gostou do Top (ou Lista) 10 das diferenças do remake de Resident Evil 4? Notou mais alguma diferença importante ou curiosa? Deixe a tua opinião!
Revisão: Davi Sousa

é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
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