Dicas e Truques

Lies of P (Multi): dicas para ajudar iniciantes a sobreviver aos suplícios de Krat — Parte 2

Vá ao Hotel Krat, coloque um disco para tocar, descanse, gaste seu Ergo e melhore seus Órgãos antes de retornar às ruas sangrentas.


Na primeira parte deste guia para iniciantes, comentei como deve ser a postura do jogador diante de Lies of P. Entre nossos assuntos estavam o Ergo, a morte, o Espectro e o Cubo, as formas de ataques e as defesas.

Para esta segunda metade, o tema é a evolução e recursos do protagonista, então são abordados os Órgãos P, a subida de nível e cada um dos seis atributos, as armas, Peças de Defesa e os Braços Legionários. Alguns dos Amuletos serão mencionados; optei por encaixá-los ao longo do artigo, surgindo de acordo com o contexto, em vez de criar uma lista separada para eles. As informações precisas sobre os Amuletos foram extraídas dos verbetes da página da Lies of P Wiki da Fextralife. 

Antes de começarmos, reforço que não se preocupe se fizer escolhas de evolução de que se arrependa depois. Há dois locais em que é possível redefinir completamente os níveis, os Quartzos dos Órgãos P e os Calibres dos Braços Legionários. Em torno da metade da campanha ganhamos acesso à Estátua da Santa da Piedade (diretamente baseada na famosa La Pietà, esculpida por Michelangelo em 1499).



A atualização 1.2 acrescentou as opções de redefinição à Árvore das Moedas de Ouro e reduziu o custo para quatro Frutas da Moeda de Ouro. Cada redefinição subsequente aumenta cumulativamente o custo em duas frutas.

Continuemos, caros títeres.

Órgãos P

Lies of P tem diversos caminhos de evolução de personagem e os Órgãos P são um dos mais interessantes. Criada por Geppetto, essa tecnologia coloca seus títeres muito além de qualquer outro existente ao empregar Quartzos especiais de Ergo para liberar o potencial do usuário. Em termos de gameplay, prepare-se para bônus ativos e passivos permanentes!



A instalação do Ergo é feita no quarto do pai de Pinóquio no Hotel Krat. O sistema funciona da seguinte maneira: são cinco fases, cada uma com quatro melhorias determinadas e habilitar duas destas abre o caminho para a fase seguinte.

Para habilitar uma melhoria é necessário investir uma certa quantidade de Quartzo, que começa em dois, nas Fases 1 e 2, e chega a quatro na Fase 5. A beleza disso é que cada Quartzo aplicado traz consigo um aprimoramento à escolha do jogador.

O cardápio de vantagens é dividido em quatro categorias: Ataque, Sobrevivência, Habilidade e Item. Cada um tem quatro opções de melhorias por Fase, totalizando 80 quando chegamos à Fase 5. Tem muita coisa para escolher.
Exemplo: na primeira fase, optei por aumentar uma Célula Vital, o que requer dois Quartzos. Escolhi investir em Aprimoramento do ATQ de Carga Atordoante 1 (Ataque) e Aumento de Ergo ao Derrotar Um Inimigo 1 (Item). Dentre as outras três possibilidades, selecionei Corrente de Esquivas e gastei mais dois Quartzos em outros aprimoramentos. Ao completar as duas melhorias, o caminho para a Fase 2 foi aberto e meu menu de opções ficou maior.


Por isso, em vez de se dedicar a obter as vantagens das Fases 1 e 2, que são mais baratas, é preferível sempre ativar apenas duas melhorias por Fase para abrir logo a seguinte, até a quinta.

A título de coesão do seu potencial, é recomendável escolher, nas Fases mais avançadas, aprimoramentos que deem sequência a outro que você escolheu anteriormente. Se vai focar em ataques letais, atordoamento ou itens arremessáveis, por exemplo, mantenha essa linha ao gastar seus Quartzos.

Em resumo: os Órgãos P trazem benefício em cima de benefício, o que fez do Quartzo o item de melhoria mais desejado por mim. Sempre que encontrar um desses, corra para o Hotel para instalá-lo.

Evoluindo os atributos

Ergo

De forma direta, Ergo funciona como experiência para passar de nível e moeda para compras diversas. Cada inimigo derrotado deixará uma quantidade de Ergo absorvida automaticamente e esse será um de seus bens mais valiosos — cuidado para não perdê-lo. Sempre que morre, todo o seu Ergo acumulado é deixado no local da tragédia e pode ser resgatado ao retornar lá.

O Amuleto do Caçador aumenta o ganho de Ergo em cerca de 7% e pode ser encontrado com o títere bobo da corte na adega do porão da Galeria Lorenzini, no Capítulo VII. Ele deixa de ser vantajoso com o tempo porque o custo para subir de nível aumenta muito mais do que o Ergo vindo dos inimigos derrotados. Dessa forma, o primeiro terço da campanha dá uma chuva de níveis para você, mas o restante é lento e árido nesse aspecto. Subir de nível perde a frequência e deixa de ser uma prioridade, minimizando a relevância dos bônus de Ergo. Veja o meu exemplo, para ter uma ideia:
  • 4 horas de jogo: nível 30
  • 7 horas: nível 40 
  • 17 horas: nível 58
  • 26 horas: nível 72
  • 43 horas: nível 85
Lies of P segue a cartilha de RPG com atributos. Cada nível obtido com o consumo de Ergo permite aumentar em um ponto um dos atributos à escolha. Todos os seis atributos aumentam certas estatísticas em comum, como as defesas, mas cada um tem efeitos específicos, resumidos abaixo:
  • Vitalidade: aumenta os Pontos de Vida
  • Fortitude: aumenta o Vigor
  • Capacidade: aumenta o peso que pode ser carregado e a Legião
  • Motricidade, Técnica e Avanço: os três concedem bônus de dano de acordo com as armas compatíveis.
Vamos conhecê-los melhor.



Vitalidade

É o atributo responsável por aumentar os pontos de vida. Cada nível dele contribui com suas chances de sobreviver aos golpes, o que o torna uma opção muito importante, especialmente no começo. No entanto, rapidamente os ganhos diminuem. Veja na tabela abaixo a partir de quais níveis os pontos de vida recebidos caem de patamar.

Como pode perceber, Vitalidade 10 a 16 fornecem mais de 100 pontos de vida de diferença, passando dos 400. Beirar os 500 PVs ainda será fácil, o que acontece ao se alcançar Vitalidade 22. Para os 600, serão necessários 10 níveis investidos no atributo.

Vitalidade

PV total

Ganho de PV

10

304

+19

13

361

+18

15

396

+17

16

412

+16

18

443

+15

20

472

+14

22

499

+13

24

524

+12

27

559

+11

30

591

+10

32

610

+9

36

646

+8

41

685

+7

44

706

+6

52

755

+5

61

800

+4


A campanha contém dois amuletos que aumentam os PV máximos. O Amuleto da Vida concede +7% e fica em um baú na Entrada da Avenida Elysion, logo no começo do Capítulo II. O Amuleto da Vida + 1 é mais generoso com seus +13% e é localizado em uma cabana do Distrito de Malum, no Capítulo V, e requer falar com um NPC próximo para obter a chave.

Alternativamente, pode ser preferível usar o Amuleto da Guarda Azul, que dá +5% de PV, +9% de Vigor e +7% de Legião, facilmente comprado com Polendina após dar a ele duas Caixas de Coleção de Venigni.



Fortitude

Fortitude é responsável pelo Vigor, que representa o limite físico de Pinóquio. Correr, defender e esquivar, assim como ataques leves, pesados e carregados consomem quantidades variadas de Vigor, uma medida recarregada automaticamente assim que o personagem fica inativo, recuperando o fôlego. Saber gerenciar esse recurso é parte crucial das lutas.

Os ganhos de Vigor caem mais rápido que os de Vitalidade. Aumentar até Fortitude 15 é recomendável e vantajoso. A partir daí, porém, o benefício é proporcionalmente decepcionante, como pode ver na tabela abaixo.

Fortitude

Vigor total

Ganho de vigor

 

8

115

+6

9

120

+5

12

134

+4

16

149

+3

22

166

+2

31

184

+1


O Amuleto da Paciência aumenta a velocidade de recuperação do Vigor e pode ser encontrado no Distrito de Malum, Capítulo V, derrubado pela carcaça grande que circunda a fogueira do pátio.

Capacidade

Capacidade afeta positivamente dois aspectos: o Peso que Pinóquio consegue carregar, o que beneficia indiretamente a defesa ao permitir usar equipamentos mais pesados, e o máximo de Legião, medidor usado para as habilidades dos Braço Legionários.

Este aqui não terá tabela porque o Peso é incrementado em cadência estável: mais 3,5 pontos suportados para cada nível investido, sem qualquer perda de eficiência (antes da atualização 1.2, o acréscimo era de 3,0). Com essa garantia de investimentos duplos a longo prazo, Capacidade é um atributo muito útil e foi o que mais aumentei durante a segunda metade da campanha.



As categorias de Peso ficam explícitas na tela de equipamentos e na de subida de nível. Confira as camadas, notando que é impossível passar de 119% da carga máxima:
  • 0-29% — Leve
  • 30-59% — Normal
  • 60-79% — Pouco Pesado
  • 80-99% — Pesado
  • 100-119% — Pesadíssimo
As camadas afetam a velocidade de movimento, a agilidade da esquiva e a rapidez da recarga do Vigor. Ou seja, é crucial se manter dentro de um nível adequado para sua abordagem nas lutas. Eu cuidei de não passar do Normal durante praticamente todo o jogo, embora o Pouco Pesado ainda seja aceitável.

Ficar na faixa Leve é impraticável para a maioria e será a preferência apenas daqueles que andarão sem qualquer peça de defesa ou com algumas das mais leves, mas apenas quando tiver Capacidade muito elevada.

Além disso, não demora até ser encontrado o Amuleto do Portador, que aumenta o máximo de peso carregado em 15% é obtido ao derrotar o títere grande que fica no túnel após o Centro da Manufatura Venigni, no fim do Capítulo III. Ainda que eu tenha preferido não depender desse item, é uma ajuda muito bem-vinda para o gerenciamento do personagem em alguns momentos.

Motricidade, Técnica e Avanço

Motricidade parece ser o equivalente a força em outros RPGs, sendo associado a armas pesadas. Técnica é o que torna armas leves e rápidas mais letais, enquanto Avanço está ligado aos tipos de danos secundários, como ácido, fogo e eletricidade.

Enquanto a maioria das armas sofrem influência tanto de Motricidade quanto de Técnica,  apenas uma minoria delas baseia seu dano em Avanço. Adicionalmente, este atributo também concede pequenos aumentos em Legião.

O interessante é escolher investir em apenas um desses três e ignorar os demais. Atente à importância de usar uma arma condizente com seu atributo principal. Se você vai de Motricidade, use algo que tenha escala A com essa característica para otimizar o dano. Da melhor à pior, a escala de bônus varia em A, B, C, D ou nada.




Existe a opção de modificar a escala com Eugenie por meio das Manivelas, que aumentam a escala do atributo escolhido e reduzem a do oposto. Por exemplo, se uma arma escala em Motricidade B e Técnica A, modificá-la com uma Manivela de Motricidade irá inverter as qualidades. Com isso, ao ganhar uma arma que deseja usar, mas que não é adequada ao seu atributo escolhido, você pode usar essa opção para deixá-la mais adaptada à sua build.

Assim como acontece com os demais atributos, o ganho de dano também tende a cair à medida que o nível é aumentado. A tabela abaixo é um exemplo simples do quanto um Sabre do Títere com Motricidade A é beneficiado a cada vez que aumentamos seu principal atributo.

Motricidade

Bônus por nível

10-22

+4-5

23

+3

30

+2

37

+1

Armas e Lixadeira

Armas normais são encontradas ao longo do jogo ou obtidas como recompensa. Há também as armas especiais, trocadas com Alidoro pelo Ergos especiais recebidos após derrotar alguns dos chefões principais. As armas normais sempre vêm em duas partes intercambiáveis: lâmina e Punho.

A lâmina dá o tipo de dano e é ela que pode ser melhorada com Eugénie, mas é o Punho que determina a escala de Atributo. Fique à vontade para aproveitar a versatilidade desse sistema e montar diferentes conjuntos de lâmina e Punho.



A maioria das armas é viável (não testei para afirmar com certeza) e, em tese, nenhuma delas será uma escolha errada. O critério, portanto, deve ser o conjunto de movimentos que mais agradar (moveset). Prefere arma leve e rápida ou grande e pesada? Com ataque largo horizontal ou focado em um inimigo só? O ataque carregado é vantajoso para seu estilo de jogar? E as Artes das Fábulas?

Mesmo que o jogo dê dois espaços para equipar armas, não vi motivo para usar o segundo. O impacto no Peso por essa carga extra não vale o benefício de poder alternar entre os dois objetos rapidamente. Além disso, é fácil abrir o menu e realizar a troca desejada quando necessário.

Sempre que usar a arma, a Durabilidade dela será desgastada. Não deixe esse medidor cair demais, pois isso reduz o potencial de dano dos ataques. Sempre que tiver um tempinho tranquilo, use a Lixadeira para restaurar a lâmina ao máximo.

Ainda cedo, você receberá o Rebolo da Lixadeira, discos especiais acoplados à Lixadeira para imbuir a lâmina de efeitos especiais, como fogo, ácido, eletricidade e mais atordoamento. A escolha também é sua, mas lembre que alguns inimigos são mais vulneráveis a certos tipos de dano.



Peças de Defesa

Abaixo você pode conferir um teste bastante simples de quão efetivas são as trocas por equipamentos defensivo mais fortes. Como existe uma porção de variáveis, preferi demonstrar um tudo ou nada: primeiro o dano recebido por determinado ataque de perfuração quando Pinóquio não tem qualquer defesa equipada e, em seguida, quando está provido do mais forte Forro de redução do dano físico e da Estrutura mais defensiva para dano de perfuração.

Redução do dano físico

Dano recebido

0

55-61

37,11 (Forro Multicamadas LADA) 23,81 (Estrutura LADA F350)

24-29




Para ter dados mais precisos seria necessário testar diversas combinações e danos diferentes, mas creio que, com esse simples experimento, podemos considerar que a diferença entre o mínimo e o máximo é suficientemente relevante para incentivar o uso das Peças de Defesa à medida que ficarem disponíveis.

Todavia, considero a categoria de Peso um ponto de maior importância do que um pequeno aumento na defesa. O ideal é que Capacidade e Peças de Defesa andem juntas para evitar desvantagens.

Braços Legionários

Honestamente, os Braços Legionários não estão entre meus recursos favoritos. São bem-vindos, especialmente no começo, mas não acho poderosos o suficiente para fazer a diferença em batalha.

Vários deles demoram demais para carregar seus ataques, o que é incompatível com a agilidade de reação dos inimigos, ainda mais dos chefes. Além do Braço inicial, você poderá construir outros sete na Máquina de Confecção de Venigni no Hotel Krat, sempre ao custo de um Conector Legionário encontrado em suas andanças.

É possível melhorar os poderes em até três níveis com o uso de Calibres Legionários, coisas práticas como aumentar o alcance.


A Corda de Títere pode puxar um inimigo comum até você. Égide é um escudo, bom para quem usa Bloqueios Perfeitos. Fulminis, Tarasca e Pandemônio lançam, respectivamente, eletricidade, chamas e ácido. Olhos de Falcão foi útil como a única opção de ataque à distância que usei no jogo, enquanto Deus Ex Machina deixa uma mina de aproximação plantada no chão.

O uso dos Braços Legionários consome Legião, que é aumentada pelo atributo Capacidade e, em menor escala, por Avanço. Alguns aprimoramentos de Órgãos P são voltados à recarga de Legião, especialmente um da Fase 5, Carregamento de Legião Automático, muito interessante para quem costuma recorrer às habilidades dos Braços.



Música para fechar as cortinas

A última dica que quero deixar não tem a ver com a gameplay, mas com a alma. Você retornará ao Hotel Krat constantemente para fazer ajustes, espairecer, sentir-se em um lugar seguro e cheio de vida. Nesses momentos, vá até o gramofone e coloque um disco para tocar; a reprodução da playlist dura enquanto estiver na área do Hotel. Aproveite, aprecie, absorva o presente.

As músicas especiais de Lies of P foram as minhas mais apreciadas surpresas ao longo da campanha. São canções belíssimas que derramam toda a melancolia de um mundo decadente, mas ainda delicado e esperançoso. 

Revisão: Vitor Tibério

Admiro videogame como uma mídia de vasto potencial criativo, artístico e humano. Jogo com os filhos pequenos e a esposa; também adoro metroidvanias, souls e jogos que me surpreendam e cativem, uma satisfação que costumo encontrar nos indies.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.