Dicas e Truques

Horizon Forbidden West (PS5/PS4) – Guia de troféus

Confira nossas dicas para obter a cobiçada platina e dominar o Oeste Proibido.


Com um mês desde o lançamento de Horizon Forbidden West (PS5/PS4), chegou a hora de darmos nossa contribuição para ajudar os aventureiros que estão com dificuldades em obter a valiosa platina do game. Mesmo com um mundo tão vasto e cheio de histórias, o título da Guerrilla não é tão difícil de platinar, como você verá em nosso guia. Prepare sua lança, pois chegou a hora de dominar o Oeste Proibido no PlayStation 5 e PlayStation 4.

Informações Gerais

Dificuldade: 3/10
Tempo médio para obter todos os troféus: 30 a 40 horas, dependendo da quantidade de missões secundárias que você vai realizar no caminho
Total de troféus: 59
Número de troféus perdíveis: 1 (Analisou todos os tipos de máquinas)
Troféus com problemas: Nenhum
Mínimo de conclusões da campanha: 1 (Você pode continuar explorando o mapa após concluir a história principal)

Dicas importantes

Apesar de Horizon Forbidden West ter uma imensa quantidade de atividades para concluir, não é necessário alcançar 100% do jogo para obter todos os troféus, o que deixa a tarefa bem mais fácil. Por isso, tenha como meta principal finalizar a campanha primeiro. Desse modo, você já terá explorado boa parte do mapa e já terá a conversão de Heliodos, a única que só é obtida por meio de uma missão principal, e que só está disponível nos momentos finais da história. Com a ajuda de uma montaria alada, será mais fácil viajar pelo mapa para fazer as atividades que ficaram para trás. Algumas missões secundárias também rendem troféus, e você pode ver os detalhes na lista do próximo tópico.

Sempre que adentrar uma região nova, priorize, sempre que possível, converter o Pescoção daquela localidade. Desse modo, todos os pontos de interesse daquele setor serão revelados e você pode dar uma boa explorada nos arredores antes de prosseguir com a jornada principal. A exceção é o Pescoção dos Ermos Radiantes, pois Aloy só poderá convertê-lo próximo ao fim do jogo, após concluir a missão ‘As Asas dos Dez’, que é quando a conversão Gemini é obtida e possibilita montar nos Heliodos que citamos logo acima.
Chegou numa região nova? Vá atrás do bendito Pescoção!
Visite novamente lugares por onde Aloy já passou, principalmente depois de completar algumas missões principais. Ao retornar a povoados já visitados, alguns cidadãos terão missões secundárias disponíveis para você, que geralmente rendem bons equipamentos e valiosos pontos de experiência para deixar a Salvadora de Meridiana — ela odeia esse apelido — mais poderosa. Não economize pontos de habilidade. Sempre que obter alguns, gaste-os nas árvores de habilidades, principalmente nas de guerreira, para liberar os combos de combate, e nas de sobrevivente.

Não deixe recursos para trás. Sempre que destruir uma máquina, não esqueça de saqueá-la para obter materiais valiosos necessários para a obtenção de equipamentos melhores. As armas e trajes de raridade de nível superior necessitam de peças igualmente valiosas, além de cacos, para serem comprados com os comerciantes nos povoados. Outros são obtidos apenas ao completar algumas missões secundárias e tarefas. Para saber mais, dê uma olhada em nossa matéria sobre os melhores armamentos e trajes de Horizon Forbidden West.

Crie o hábito de analisar máquinas e identificar seu recurso mais valioso para removê-lo antes de abatê-las. Diferentemente do primeiro jogo, quando Aloy converte um caldeirão e obtém as conversões das máquinas, algumas estão corrompidas e precisam de peças para que sejam reparadas na base. Além disso, alguns equipamentos também exigem estas peças de maior valor para que possam ser melhoradas nas bancadas. Quanto maior a raridade da arma ou traje, mais valioso é o recurso que ele exige para ser melhorado. Sendo assim, destrua as máquinas à vontade, mas faça isso direito.
Sempre analise as máquinas com o Foco para saber seus pontos fracos e fortes, além de saber quais recursos valiosos podem ser removidos antes do abate.
Outra dica importante diz respeito ao registro das máquinas com o Foco. O único troféu que pode ser perdido durante a jornada, ‘Analisou todos os tipos de máquinas’, exige que Aloy tenha escaneado pelo menos uma variante de cada modelo do catálogo. Sempre que encontrar uma máquina nova, escaneie-a para garantir que seu registro seja gravado no catálogo.

Fique particularmente atento a duas: os Espectros e o Espectro Prime. Essas duas máquinas só surgem em momentos específicos da história. Diferentemente das demais, elas não reaparecem em locais determinados, principalmente o Espectro Prime, o chefe final. Caso você morra na luta contra ele, é necessário escaneá-lo novamente. Se você tiver escaneado todas as outras máquinas durante o jogo, ao usar o Foco nele o troféu será ativado e você não precisa mais se preocupar com isso, mas ainda assim é bom escanear para deixar seu catálogo completo.

Siga essas dicas e as orientações adicionais da lista a seguir para dominar o Oeste Proibido e obter a valiosa platina de Horizon Forbidden West. Como você vai ver, as descrições são bem diretas sobre o que você precisa fazer para obter cada conquista. Os troféus diretamente relacionados à história não terão detalhes para evitar possíveis spoilers da trama. Boa caçada!
Não se intimide com o tamanho do mapa.

Lista de troféus

Obteve todos os troféus | Platina
Obteve todos os troféus de Horizon Forbidden West.
Chegou ao nível 20 | Bronze
Chegou ao nível 20 de jogador.
Chegou ao nível 30 | Bronze
Chegou ao nível 30 de jogador.
Chegou ao nível 50 | Prata
Chegou ao nível 50 de jogador.
Chegou ao Vão | Bronze
Chegou ao Vão buscando passagem para o Oeste Proibido.
Garantiu passagem para a Embaixada | Bronze
Abriu caminho para a Embaixada e reabriu o Vão.
Foi à Embaixada | Bronze
Sobreviveu à emboscada na Embaixada e ganhou passagem para o Oeste Proibido.
Estabeleceu a Base | Bronze
Estabeleceu uma base de operações e reinicializou GAIA.
Recuperou ÉTER | Bronze
Defendeu o Kulrut e recuperou ÉTER.
Recuperou POSEIDON | Bronze
Drenou Las Vegas e recuperou POSEIDON.
Recuperou DEMÉTER | Bronze
Encontrou os Quen e recuperou DEMÉTER.
Recuperou Beta | Bronze
Seguiu o sinal de socorro da Beta e trouxe-a de volta à base.
Descobriu o destino de Faro | Bronze
Sobreviveu a Tebas e ganhou a amizade dos Quen.
Voou nas Asas dos Dez | Bronze
Voou rumo à batalha e venceu Regalla.
Descobriu Nêmesis | Ouro
Colocou um fim à ameaça Zenith e descobriu Nêmesis.
Escolheu um Comandante do Deserto | Bronze
Ajudou tanto Drakka quanto Yarra e escolheu o melhor candidato.
Obtido após completar a missão secundária ‘O Portão dos Vencidos’. A escolha de Aloy não afeta a história ou as recompensas obtidas.
Salvou o Vão | Bronze
Resolveu todos os problemas que assolavam o Vão.
Obtido após completar as quatro missões secundárias da região do Vão, no início do jogo.

Ajudou Kotallo | Bronze
Ajudou Kotallo a construir e testar um braço mecânico.
Obtido após completar a missão secundária ‘O Que Foi Perdido’.
Curou as deusas-raiz | Bronze
Ajudou Zo a reinicializar as deusas-raiz para salvar Sonora.
Obtido após completar a missão secundária ‘O Segundo Verso’.
Recuperou os dados de Alva | Bronze
Ajudou Alva a recuperar dados para auxiliar os Quen.
Obtido após completar a missão secundária ‘Legado Proibido’.
Converteu o primeiro Pescoção | Bronze
Escalou até o topo de um Pescoção e acessou as informações dele.
Converteu todos os Pescoções | Prata
Escalou até o topo de todos os Pescoções e acessou as informações deles.
O Pescoção da região dos Ermos Radiantes só pode ser convertido após a missão principal ‘As Asas dos Dez’, quando Aloy obtém a conversão Gemini que a permite converter Heliodos. Antes disso, o ícone do Pescoção estará marcado com um cadeado, indicando que ainda não é possível convertê-lo.

Primeiro acampamento rebelde concluído | Bronze
Concluiu objetivos principais em 1 acampamento rebelde.
Derrotou Asera | Prata
Investigou todos os acampamentos rebeldes e ajudou Erend a derrotar Asera.
Investigue e complete objetivos nos acampamentos rebeldes para colecionar informações sobre Asera. Uma missão secundária será ativada e Erend acompanhará Aloy para caçar a líder dos rebeldes.
Converteu o primeiro núcleo | Bronze
Chegou ao núcleo de um Caldeirão e acessou as informações dele.
Converteu todos os núcleos | Prata
Chegou ao núcleo de todos os Caldeirões e acessou as informações deles.
Obteve 3 Divisas em um Campo de Caça | Bronze
Ganhou pelo menos um Quarto de Divisa nas três provas em um Campo de Caça.
Os campos de caça são locais onde as habilidades de caça de Aloy são postas à prova em diferentes testes de habilidade. Cada campo possui três atividades com três níveis de conclusão: quarto de divisa, meia divisa e divisa inteira. Para obter este troféu Aloy precisa obter no mínimo um quarto de divisa nas três provas de um campo.

Nos campos de caça também é possível comprar peças de Ataque das Máquinas, o jogo de tabuleiro do universo de Horizon. A obtenção de todas as divisas inteiras de um campo premia Aloy com uma nova tintura para armadura.
Obteve 3 Divisas em todos os Campos de Caça | Prata
Ganhou pelo menos um Quarto de Divisa nas três provas em todos os Campos de Caça.
Conquiste pelo menos um quarto de divisa nas três provas dos campos de caça do Vão, de Sonora, nas Montanhas Íngremes e no Chuvaral.
Destruiu todas as máquinas de aquisição | Bronze
Destruiu pelo menos uma máquina de aquisição de cada tipo.
Destrua um de cada: Cortador, Chupim, Catador, Furafuça, Arante, Aríete, Galhador, Presabrava, Galhante, Bocalarga, Falquino, Bocarra, Heliodo, Rabote, Britadeira, Cortamarés, Garrafria e Garraquente.
Destruiu todas as máquinas de reconhecimento | Bronze
Destruiu pelo menos uma máquina de reconhecimento de cada tipo.
Destrua um de cada: Cavador, Rasante, Pernalonga e Vigia Olho-Vermelho.
Destruiu todas as máquinas de combate | Bronze
Destruiu pelo menos uma máquina de combate de cada tipo.
Destrua um de cada: Garraveloz, Corruptor, Ardiloso, Arador, Devastador, Agouro, Tratuga, Ave-Tempestade, Tirânico, Incinerante, Rastejador, Tremodonte, Carnificina e Espectro.
Destruiu todas as máquinas de transporte | Bronze
Destruiu pelo menos uma máquina de transporte de cada tipo.
Destrua um de cada: Galgante, Borrifante, Carapaça, Rolador e Brutamonte.
Utilizou todas as montarias comuns | Bronze
Montou em um Aríete, um Presabrava e um Garraveloz.
Analisou todos os tipos de máquina | Prata
Encontrou e analisou com o Foco todos os tipos de máquinas.
Além dos Espectros que já citamos na seção de dicas importantes, durante a missão principal ‘Túmulo de Faro’ há um encontro com dois Corruptores. Para agilizar a obtenção do troféu, recomenda-se não esquecer de escanear um deles nesse momento. Caso você tenha perdido essa oportunidade, ainda é possível encontrar mais Corruptores nos desafios da Arena no Bosque Memorial.
Concluiu uma planagem longa | Bronze
Planou durante 60 segundos sem parar.
A maneira mais fácil de obter este troféu é após a obtenção da conversão Gemini. Converta um Heliodo, voe para um ponto bem alto no mapa, suba o máximo que puder com ele, salte, e plane até a notificação do troféu aparecer na tela.
Concluiu 2 missões de montaria voadora | Bronze
Concluiu 2 missões que exigiam uma montaria voadora.
Venceu 2 rodadas de Páreo | Bronze
Foi primeira colocada em duas rodadas de Páreo diferentes.
As rodadas de páreo são corridas que Aloy disputa com um grupo de Tenakth inicialmente encontrado ao norte do povoado de Flechabruta, a oeste da base. Após encontrar e vencer a primeira corrida, você será direcionado para a próxima e assim por diante. Vença pelo menos duas delas para obter o troféu.
Concluiu uma série de Contratos de Coleta | Bronze
Concluiu todos os contratos de um Comerciante de Contratos de Coleta.
Adicionalmente, complete todos os contratos de coleta para obter o traje Artífice Oseram (Lendário).
Concluiu 4 postos de rebeldes | Bronze
Derrotou os líderes e recuperou as placas de 4 postos de rebeldes.
Concluiu 3 ruínas de relíquias | Bronze
Localizou e concluiu 3 ruínas de relíquias.
Concluiu uma série de desafios da arena | Bronze
Concluiu uma série de desafios da arena.
A arena em questão é a situada no Bosque Memorial, onde está o clã de Hekarro. Nela é possível enfrentar desafios contra grupos de máquinas para obter valiosas recompensas.
Derrotou desafiantes em Ataque das Máquinas | Bronze
Venceu uma partida de Ataque das Máquinas contra 2 desafiantes.
O Ataque das Máquinas é um jogo de tabuleiro que simula o embate entre máquinas do mundo de Horizon. Em cada povoado você encontrará uma pessoa sentada em uma mesa chamando para jogar umas partidas. Vença todas as partidas contra dois oponentes para obter o troféu.

Adicionalmente, caso esteja tendo dificuldades em vencer, você pode comprar mais peças de jogo nos campos de caça ao custo de cacos e circuladores de máquinas.

Obteve todas as classes de arma | Bronze
Obteve uma arma de cada classe.
Usou todos os Estados Elementais | Bronze
Usou cada um dos estados elementais em inimigos pelo menos uma vez.
Os estados elementais são condições que causam dano adicional aos inimigos ou os deixam mais suscetíveis a receber dano, como congelamento, queimadura, ácido e choque. Use todos pelo menos uma vez, seja no combate contra máquinas ou humanos, para obter o troféu.
Realizou 3 combos em corpo a corpo | Bronze
Realizou 3 combos corpo a corpo desbloqueáveis diferentes.
Eliminou 10 máquinas furtivamente | Bronze
Executou uma eliminação furtiva em 10 máquinas.
Extraiu 100 componentes | Bronze
Extraiu 100 componentes de máquina.
Pegou 5 armas pesadas | Bronze
Pegou 5 armas pesadas diferentes.
Converteu 10 tipos de máquinas | Bronze
Desbloqueou e usou as conversões de 10 tipos de máquinas.
Derrotou a Tenaz | Bronze
Derrotou a mestra de combate corpo a corpo Tenakth conhecida como Tenaz.
Para enfrentar Tenaz, Aloy precisa vencer os desafios nas arenas dos povoados de Minéria, Lançardente, Baluarte e Farpântano para ativar a tarefa ‘A Tenaz’. Feito isso, após enfrentá-la, vencer e obter o troféu, o dano da lança de Aloy é aumentado.

Melhorou ao máximo um Impulso de Bravura | Bronze
Melhorou um Impulso de Bravura até o nível máximo.
Os impulsos de bravura são habilidades especiais que Aloy pode usar para virar a luta a seu favor no campo de batalha. Cada um pode ser elevado até o terceiro nível de aprimoramento, ao custo de pontos de habilidade adicionais.
Melhorou 3 armas | Bronze
Completou as melhorias de 3 armas.
Para obter este troféu de forma mais rápida, faça a melhoria das armas de raridade inferior, pois elas necessitam de recursos mais fáceis de achar.
Melhorou 3 trajes | Bronze
Completou as melhorias de 3 trajes diferentes.
Para obter este troféu de forma mais rápida, basta seguir a mesma orientação do troféu anterior com os trajes menos raros.
Melhorou todos os tipos de bolsa | Bronze
Melhorou uma Bolsa de Comida, Bolsa de Poções, Bolsa de Recursos, Bolsa de Armadilhas e qualquer Bolsa de Munição pelo menos uma vez.
Usou bobinas para aprimorar uma arma | Bronze
Equipou 2 bobinas em uma arma de qualquer nível.
Desbloqueou 3 técnicas de arma | Bronze
Desbloqueou uma técnica para 3 classes de arma diferentes.
Aprendeu uma árvore de habilidades | Prata
Aprendeu todas as habilidades de uma árvore.
Recuperou 5 colecionáveis diferentes | Bronze
Concluiu 1 drone de vigilância, 1 caixa-preta, 1 ruína de relíquia, 1 panorama e 1 torre de sinal.
Usou flores com pigmento | Bronze
Usou flores com pigmento para desbloquear e aplicar uma nova tinta.
Curtiu nosso guia? Não deixe de conferir também nossa matéria especial sobre a performance do jogo no PlayStation 4 e nosso compilado de dicas para iniciantes.
Revisão: Davi Sousa

Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google