Top 10

Os dez melhores filmes de games da última década

De 2011 a 2020, verificamos as avaliações de todos os filmes de games lançados neste período e elencamos os melhores.


Hoje é dia de largar um pouco seu controle e pegar o balde de pipoca com seu refrigerante favorito naquele copão com gelo. O TOP 10 desta vez é sobre cinema! Filmes baseados em jogos não são uma tendência atual pois desde Super Mario Bros. (1993) estamos convivendo com adaptações das aventuras de nossos personagens favoritos para a gigantesca tela do cinema. Algumas são memoráveis e outras nem tanto.


Na seleção de hoje demos uma olhada nos filmes baseados em videogames lançados na última década (2011-2020), baseados em jogos já conhecidos e consagrados pela crítica e pelos fãs. Para ranquear os dez melhores, deixamos o favoritismo de lado e usamos como critério de avaliação algumas regras:
  • O filme precisa ter uma avaliação nos três portais que selecionamos para esta seleção. Para ranquear-los usamos a média das notas de críticos no Rotten Tomatoes, Metacritic e no IMDb, ou seja: (Rotten + Metacritic + IMDb) / 3 = nota final;
  • Tem que ser um longa-metragem baseado em uma propriedade intelectual, ou seja, o filme do Sonic ou Mortal Kombat, por exemplo;
  • Pode ter sido lançado nos cinemas, festivais ou em algum serviço de venda ou aluguel como Netflix, Google Play Filmes ou Prime Video;
  • Para filmes que tiveram alguma sequência no período, consideramos apenas o que teve a melhor média;
  • Curta-metragens, séries de TV e filmes feitos por fãs não são elegíveis para esta seleção.
Sendo assim, hora de conhecer os selecionados de hoje e ver quem ficou com o “oscar pixelado” de melhor filme de game da última década.

10 – Heróis da Galáxia: Ratchet e Clank (2016)

Abrindo as sessões de cinema de hoje temos um filme que é baseado num jogo, e que depois virou um jogo baseado num filme, baseado num jogo. Confuso? Essa piadinha infame até faz parte do game Ratchet & Clank (PS4), lançado no mesmo ano. O longa tem a mesma premissa do game para o PlayStation 4 onde Ratchet, um Lombax, sonha ser um patrulheiro espacial como seu herói, o Capitão Qwark.


Sua grande chance surge quando uma ameaça à galáxia, além da inesperada amizade com o robô Clank, tornam seu sonho realidade em uma aventura cheia de ação e humor que vai mudar sua vida para sempre. O game é bem melhor, por não contar com a correria de roteiro do filme. E com uma média de 35 pontos em nossa avaliação, nossos amiguinhos espaciais ficam com a lanterna do TOP 10 de hoje.

9 – Assassin's Creed (2016)

Michael Fassbender, mais conhecido como o vilão Magneto nos mais recentes filmes da série X-Men, é o protagonista da adaptação da famosa franquia de ação em mundo aberto da Ubisoft. Ao ser usado pela Abstergo, com o uso do Animus ele é capaz de explorar as memórias de seu ancestral no período da Inquisição Espanhola. Callum Lynch (Fassbender) aos poucos aprende antigas artes para se tornar um mestre assassino, usando disso para combater a organização templária que o raptou.


Apesar de ter um elenco de peso, contando ainda com Marion Cotillard e Jeremy Irons, e adaptar de forma interessante o universo dos Assassinos contra os Templários, o longa não caiu muito na graça do público e da crítica. Para os fãs mais dedicados da franquia, o filme é apenas mais uma adaptação clichê feita para botar mais alguns trocados nos cofres da FOX. Em nossa avaliação a média alcançada pelo filme foi de apenas 37 pontos.


8 – Need for Speed: O Filme (2014)

Acelerando um pouco em nossa seleção de hoje, mas chegando apenas na oitava posição, temos a adaptação da famosa franquia de corridas de carro da EA. Aaron Paul, o eterno Jesse Pinkman de Breaking Bad é quem encabeça o elenco deste título cheio de ação em alta octanagem. Na trama, Tobey Marshall (Aaron Paul) é preso após ser responsabilizado pelo trágico acidente que tirou a vida de seu irmão durante uma corrida clandestina. Livre da cadeia, Tobey agora quer vingança contra Dino Brewster (Dominic Cooper), o verdadeiro responsável pelo acidente que matou o irmão. Para isso ele atravessará o país para participar de uma grandiosa corrida não só para vencer, mas para ter sua vingança


O filme conta com os ingredientes básicos que não faltam nos jogos da franquia: carros velozes, perseguições implacáveis e momentos de tirar o fôlego. Porém, o roteiro clichê, que muitos consideraram até beber generosos goles de inspiração em Velozes e Furiosos por conta das cenas de ação exageradas até demais, o longa não agradou tanto os críticos. Ainda assim é um filme divertido para assistir descompromissadamente no fim de semana, principalmente se você gosta desse tema. Em nossa seleção a média alcançada por Need for Speed foi de 41 pontos.

7 – Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos (2016)

O primeiro filme baseado na mais popular propriedade intelectual da Blizzard une a Horda e a Aliança na sétima posição de nossa seleção. Um dos principais destaques de Warcraft foi a fidelidade e a autenticidade apresentada nos cenários, figurinos e caracterizações dos personagens no longa. Ver Ventobravo na tela do cinema foi algo realmente emocionante. E não podemos esquecer dos Murlocs, claro! Nem eles ficaram de fora. A história aqui conta da invasão dos Orcs a Azeroth, comandados pelo bruxo Gul’dan e o início do conflito entre as icônicas raças que conhecemos nos games.

Apesar de ter sido muito bem recebido pelo público, principalmente pelos fãs de longa data da franquia, a crítica não gostou muito do filme. O principal motivo foi o roteiro apressado, onde todos os eventos ocorrem muito rápido, com um senso de urgência permanente, e nos dando pouco tempo para absorver tudo o que está acontecendo. Quem conhece Azeroth até fica numa boa, mas quem nunca viu fica perdido rapidamente. Fora o lance entre Lothar (Travis Fimmel) e a mestiça Garona (Paula Patton), que além de quebrar o ritmo da história, não agradou e nem agregou à trama. A média alcançada pelo filme aqui foi de 42 pontos.

6 – Resident Evil 6: O Capítulo Final (2016)

Uma hora tudo acaba. E no caso dos filmes de Resident Evil o fim da série cinematográfica que começou em 2002 chegou à sua esperada conclusão em 2016. A saga de Alice contra a Umbrella nos cinemas é um misto de opiniões. Quem conhece Resident Evil pelos jogos, em sua maioria não gosta dos filmes. Quem não conhece nada dos jogos considera uma série de ação muito boa. Mas também há os que sabem andar na tênue linha do “gosto dos dois”. Isso sim é que eu chamo de presença de espírito.

No último filme da série estrelada por Milla Jovovich, e dirigida por seu marido, Paul W. S. Anderson, Alice retorna para o local onde tudo começou, Raccoon City. A Umbrella Corporation prepara um ataque final contra os últimos sobreviventes do apocalipse zumbi que assolou o mundo e cabe a ela e um grupo de aliados resolver a situação de uma vez por todas. Mesmo com todos os problemas, críticas e até mesmo a polêmica acerca de um sério acidente com a dublê da atriz, aqui ele também acabou ficando na posição de número 6. A média ficou em 47 pontos.

5 – Rampage: Destruição Total (2018)

Dwayne Johnson, o eterno The Rock, o brucutu mais carismático de Hollywood, é o astro do filme que abre a segunda metade de nossa lista de hoje. Em Rampage, inspirado pelo clássico dos Arcades de destruição de cidades ao redor do mundo, Davis Okoye (Johnson) possui um forte laço de amizade com George, um raro gorila branco. Mas estranhos eventos começam a transformar não só George, mas outros animais em gigantescos e ferozes monstros gigantes, causando destruição por onde passam. Cabe então a nosso querido ator gigante cair no braço para salvar o dia, de novo.

Este é mais um daqueles filmes em que você acaba assistindo por dois motivos: Dwayne Jonhson ou pela diversão gratuita. O filme é mais um do gênero catástrofe, como outros já estrelados pelo ator e, pelo menos pra mim, eu acabo assistindo mesmo por causa do The Rock. O cara tem +50 de carisma só de abrir aquele sorrisão, fazer o que? Com média de 52 pontos, Rampage fica na quinta posição de nossa lista de filmes.

4 – Tomb Raider: A Origem (2018)

Há quem seja um eterno fã de Angelina Jolie como Lara Croft. A atriz foi a primeira a dar vida a uma das mais cultuadas heroínas dos games no cinema. Mas convenhamos, aquela versão que valorizava mais a sensualidade do que as habilidades e a história de Lara ficou no passado. Com o reboot da série nos games em 2013, era uma questão de tempo para que a nova versão da exploradora desse a cara nos cinemas. E isso finalmente aconteceu em 2018, dessa vez com a sueca Alicia Vikander dando vida à personagem.

No filme que conta suas origens como aventureira saqueadora de tumbas, Lara, que sempre teve como inspiração seu pai, parte em uma arriscada expedição a uma ilha para descobrir o paradeiro de um importante artefato descoberto por ele antes de morrer. Mas a jovem não é a única interessada nisso. Agora ela está em uma corrida contra o tempo, e pela sobrevivência, para chegar antes da Trindade e não deixar que o mundo corra perigo. Com média de 54 pontos, Tomb Raider: A Origem fica na quarta posição de hoje.

3 – Sonic: O Filme (2020)

Ele é azul, rápido, adora uma zoeira, causou polêmica com seu primeiro visual, mas conseguiu se tornar um dos filmes de games com a maior bilheteria da história em um fim de semana de estreia. Tamanho foi o sucesso de Sonic nos cinemas que uma sequência já está em produção e com estreia prevista para abril de 2022. Mal podemos esperar para ver o que mais nosso herói azul e espinhudo vai aprontar, e dessa vez com a companhia de seu amigo de duas caudas Tails.

Em Sonic: O Filme, nosso amigo azulado vem para a Terra fugindo do perigo em seu mundo. Mas um dia ele mesmo causa um problema a si mesmo ao se expor e entrar na mira do lunático Dr. Robotnik (Jim Carrey). Agora, com a ajuda do policial Tom (James Marsden), eles vão lutar contra o vilão em uma aventura divertida e cheia de ação para recuperar os anéis mágicos que podem ajudá-lo a retornar para seu mundo. Uma pena que a velocidade não foi determinante hoje, dando ao filme a terceira posição, com 58 pontos.

2 – Pokémon: Detetive Pikachu (2019)

Depois de tantos filmes animados trazendo Ash e Pikachu em diversas aventuras, chegou a vez de ver apenas nosso fofo amigo elétrico protagonizando uma aventura em um mundo parecido como o nosso, e falando nossa língua! E para completar, Pikachu ainda é um detetive e viciado em café. Se isso não fosse suficiente, também temos Ryan Reynolds, o Deadpool nos cinemas, dando voz ao pequeno herói na versão original do longa. E quem diria que essa combinação acabou sendo perfeita, não é mesmo?

Tim (Justice Smith) é um jovem que tinha uma vida aparentemente normal até que um Pikachu falante aparece em sua vida e quer ajudá-lo a investigar sobre o desaparecimento de seu pai. Com o tempo os dois descobrem que precisavam muito um do outro e não sabiam, enquanto vivem as mais loucas aventuras em meio a um mundo cheio de Pokémon. Nossos amigos garantem a segunda posição na nossa seleção, com uma média de 62 pontos.

1 – Angry Birds 2: O Filme (2019)

Em 2009 os smartphones como conhecemos hoje estavam começando a se tornar populares e com isso o entretenimento usando estes dispositivos também cresceu. Naquele ano surgiu um jogo que se tornou quase que obrigatório ter instalado no seu celular para brincar nos momentos de tempo livre: Angry Birds. A premissa era bem simples. Lance pássaros usando estilingues para derrotar os porcos. O game se tornou um fenômeno mundial.

Anos se passaram e a popularidade daqueles personagens ultrapassou todas as barreiras possíveis, chegando a todos os lugares, até ao cinema. Em 2019 os pássaros e os porcos precisaram se unir contra um inimigo em comum na sequência do primeiro filme, de 2016, com uma aventura animada cheia de situações cômicas em uma historinha bem “feijão com arroz” que ainda assim consegue arrancar algumas boas risadas de quem procura uma diversão honesta e descompromissada. E com uma média de 65 pontos, Angry Birds 2 fica com o primeiro lugar do nosso TOP 10 de filmes de games da última década.

Menções honrosas

Nos últimos dez anos tivemos uma crescente quantidade de obras baseadas em jogos ou relacionadas, de alguma forma, com a cultura gamer. Por isso vamos citar algumas aqui, não apenas para mostrar que não esquecemos delas, mas também para deixar como recomendação para quem deseja consumir mais deste tipo de conteúdo.

Assassin’s Creed Embers (2011)

Detona Ralph (2012)

Street Fighter: Punho Assassino (2014)

Castlevania (2017 - )

Uncharted: Live Action Fan Film (2018)

Jogador Nº 1 (2018)


Dragon Quest: Your Story (2019)

Ni no Kuni (2019)

Mortal Kombat Legends: A Vingança de Scorpion (2020)

Com isso fechamos mais um TOP 10. E para esta década que está apenas começando já temos grandes produções baseadas no universo dos games em produção, como o novo filme de Mortal Kombat que já chega em abril, o vindouro filme de Uncharted, Sonic 2, a série de The Last of Us da HBO, e um filme de Metal Gear Solid. Qual destes já está no seu radar de interesses? Deixe sua opinião nos comentários, depois estoure uma pipoca e vá curtir um bom filme.

Revisão: José Carlos Alves

Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google