Vem aí

Prévia: Persona 5 Strikers é um spin-off no estilo musou que promete roubar nossos corações

Sequência direta do RPG destaque de 2020, o game tem tudo para ser um novo sucesso.


Tal como já vimos em outros exemplos, spin-offs podem ser oportunidades interessantes para ver jogos conhecidos em novas roupagens. Persona 5 Strikers (Multi) é mais um que tenta aproveitar essa premissa e mostrar que pode oferecer uma experiência repleta de ação a partir de um RPG de grande sucesso. Mas o que podemos esperar desse título tão promissor? Pegue a sua máscara e não esqueça seu Persona, pois a matéria vai começar.

Tradição e inovação

Antes de falar de Persona 5 Strikers (P5 Strikers para encurtar), é preciso lembrar a principal franquia que compõe o título: a série Persona, que iniciou em 1996 como um spin-off de Megami Tensei. Desde então, foram lançados vários games do gênero RPG, culminando no hoje clássico Persona 5 (PS3/PS4). Original de 2017, ele obteve um enorme sucesso e recebeu uma nova versão em março de 2020.
Um dos melhores RPGs de todos os tempos
Chamada de Persona 5 Royal (PS4), ela trouxe melhorias pontuais e uma série de novidades que tornaram-na a versão definitiva do título. Antes disso, também tivemos o spin-off Persona 5: Dancing in Starlight (PS4/PS Vita), um jogo rítmico de 2018. Finalmente, chegamos a Persona 5 Strikers, que também utiliza elementos de Dynasty Warriors.

Essa série é famosa pelos jogos musou, que trazem combates intensos contra hordas de inimigos no estilo hack and slash. Dado que a franquia Persona é focada em RPGs, essa mistura poderia soar meio estranha. Na prática, tudo aponta para um jogo inovador e excelente, que combina os pontos fortes de cada gênero em uma incrível e inédita aventura no Ocidente.
Para quem não sabe, o título já foi lançado no mercado japonês, para Switch e PS4, em 20 de fevereiro de 2020 com o nome de Persona 5 Scramble: The Phantom Strikers. No Ocidente, a data será o dia 23 de fevereiro de 2021, agora também com uma versão para PC. Além da versão básica, o game terá versões luxo, incluindo uma com caixa metalizada.

Um spin-off que também é continuação

Embora não seja uma sequência no sentido literal, P5 Strikers continua a história vista em Persona 5. Sem trazer maiores spoilers sobre o game original, ele conta a história do grupo Phantom Thieves of Hearts e sua luta contra os criminosos utilizando o Metaverse. Através dele, os jovens conseguem “roubar” o coração dos vilões, fazendo com que eles admitam seus erros.
A turma se reúne novamente para viver novas aventuras
Os personagens principais são o protagonista, cujo nome é escolhido pelo jogador, e Morgana, uma espécie de gato ligado ao Metaverse. Além deles, o time de vigilantes conta com Ryuji, Ann, Yusuke, Makoto, Futaba e Haru. Strikers começa quatro meses após seu predecessor, em uma reunião do grupo para curtir as férias de verão.

Para organizar a viagem, eles resolvem utilizar um aplicativo popular chamado EMMA. A questão é que o programa permite aos usuários viajar para uma dimensão alternativa chamada Jail, onde eles encontram perigos semelhantes aos vistos em Persona 5. Logo, para resolver esse mistério e ajudar as pessoas, os Phantom Thieves voltam à ação.
Conheça Sophie, a nova personagem da franquia
O roteiro promete ser digno dos ótimos enredos dos jogos da franquia de RPGs, incluindo os já tradicionais personagens encantadores. Se por um lado temos o retorno de várias figurinhas carimbadas, por outro temos a estreia de várias caras novas, com destaque para Sophie, uma misteriosa garota que se une ao grupo de vigilantes com seus poderosos ioiôs.
Prepare-se para conhecer diversos locais incríveis
Apesar de contar com elementos já existentes, P5 Strikers não obrigará o jogador a conhecê-los. O enredo será suficientemente autocontido, permitindo que qualquer um possa desfrutar da aventura. Para os veteranos, várias novas localidades do Japão serão mostradas, oferecendo uma exploração inédita que complementa as mecânicas de jogo únicas, conforme veremos a seguir.

Ação e RPG lado a lado

Como dito lá na introdução, o título trará uma mistura de ação com RPG. Mais especificamente, teremos elementos vistos em Persona 5 combinados com a mecânica básica de Dynasty Warriors. Logo, a curiosa combinação trará ataques furtivos e quebra-cabeças, tais como vistos no gênero de jogo principal, assim como combates dinâmicos contra hordas de inimigos.
As cutscenes também prometem muito no game
Essa combinação intercala golpes diretos com ataques especiais, que poderão ser escolhidos enquanto o jogo fica “pausado”. Tal como visto em Persona 5 e em RPGs em geral, será possível surpreender inimigos para ganhar vantagem nas lutas e utilizar um sistema de fraquezas e resistências.  As fases serão jogadas em grupos de quatro personagens, sendo um deles obrigatoriamente Joker, o codinome de Phantom Thief do protagonista.

Cada um dos Phantom Thieves terá suas próprias características, incluindo visuais, frases e estilo de luta. Quem já jogou Persona 5 tem uma boa ideia de como eles serão; para quem não jogou, prepare-se para golpes estilosos e muito divertidos. Mal posso esperar pelos especiais chamados All-Out Attack!, que além de poderosos, trazem todo o famoso charme da franquia.
Caso você não saiba, vale ressaltar que a série de RPG tem foco nos chamados Personas, poderosas criaturas que lutam ao lado dos heróis. Elas podem ser capturadas, treinadas e colecionadas como nos títulos anteriores, no melhor estilo Pokémon. Além de obtê-las nas fases, um sistema de fusão permitirá a criação de monstros ainda mais poderosos.

Confesso que fiquei um pouco cético logo quando Persona 5 Strikers foi anunciado; a cada novo material divulgado, entretanto, fui perdendo o preconceito e aceitando a proposta. Hoje, acredito que o game tem um potencial imenso, considerando ambos os jogadores novos e veteranos. Fico na torcida para que ele alcance o mesmo sucesso que teve no Oriente.

O que podemos esperar?

Um leitor mais atento certamente pode estar se perguntando: “se a versão japonesa já saiu ano passado, já não temos algum veredicto sobre P5 Strikers?”. Questão absolutamente justa e com uma resposta alinhada com tudo o que vimos até agora nesta prévia. Considerando a análise da Famitsu, um dos veículos mais respeitados do mercado de videogames, o novo título será um sucesso também no Ocidente.
Strikers terá lutas dinâmicas e cheias de recursos
Segundo a tradicional revista do Japão, basicamente todas as qualidades de Persona 5 foram mantidas. Elas incluem belos visuais, história envolvente e personagens interessantes. As mecânicas no estilo musou/RPG também foram elogiadas, conseguindo conciliar os combates hack and slash com as já conhecidas habilidades e charme dos Phantom Thieves.

Creio que uma das poucas incertezas será quanto à localização do game.  Esse, inclusive, foi um dos pouquíssimos pontos criticados em Persona 5. Determinadas falas e textos sofreram com uma tradução, aparentemente, apressada e, até certo ponto, desleixada. Atualizações posteriores e a própria versão Royal conseguiram corrigir boa parte dos problemas.
Como é característicos da franquia, teremos um jogo belo e encantador
Logo, é uma possibilidade real que P5 Strikers tenha algumas deficiências nesse sentido. Particularmente, creio que os produtores devam ter aprendido com os títulos passados e irão fazer um bom trabalho. Aliás, considerando que o novo lançamento será uma “continuação” de vários games anteriores, uma parte da localização já estará pronta, ajudando a alcançar um resultado final digno dessa excelente série.

Garantia de mais um grande sucesso

A competência das produtoras envolvidas, a alta qualidade do game original e a boa recepção da versão japonesa levam somente a uma única conclusão: Persona 5 Strikers (Multi) será um excelente título estrelando os ladrões de coração mais famosos dos videogames. A mistura hack and slash no estilo musou de Dynasty Warriors com os elementos RPG de Persona promete render uma aventura divertida e bem produzida. Só nos resta esperar pelo lançamento e aproveitar essa ótima e diferente aventura dos Phantom Thieves.
Pronto para essa incrível aventura?
Persona 5 Strikers - PC/PS4/Switch
Desenvolvedores: Omega Force e P-Studio
Gêneros: Hack and Slash e RPG
Lançamento: 23 de fevereiro de 2021
Expectativa: 5/5
Revisão: Davi Sousa

é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google