Marvel's Avengers (Multi): expectativas para o futuro do jogo

O jogo tem um potencial enorme, mas depende de a Square Enix e a Crystal Dynamics criarem bastante conteúdo para o jogo se manter relevante.



Apesar de trazer uma experiência divertida e muito esperada pelos fãs dos maiores heróis da Terra, Marvel's Avengers ainda possui bugs, mesmo após algumas atualizações, e pouco conteúdo de um universo enorme que pode ser explorado. Mesmo com algumas críticas persistindo nos grupos do jogo em redes sociais, os fãs continuam firmes no título e aguardando por novidades para mantê-lo vivo.


Após muitas horas de gameplay na campanha e no modo online, resolvi compartilhar algumas expectativas que eu e toda uma comunidade temos para o futuro do jogo, que tem um potencial incrível para ser um dos maiores games de heróis e se manter relevante por um longo tempo.

Quesitos técnicos

Algumas das maiores críticas que Marvel's Avengers recebeu após seu lançamento foram relacionadas a bugs gráficos, de jogabilidade e problemas de desempenho. Mesmo com pacotes de atualização, muitos glitches acabam sendo recorrentes, como personagens ficando presos em cenários, movimentação aleatória ou inimigos que foram parar em um ambiente em que você não tem mais acesso e é preciso derrotá-los para prosseguir.


O esquema de loot já é lento e repetitivo, sendo necessário buscar por baús de itens desviando bastante dos objetivos principais do jogo, e, ainda assim, há diversas reclamações de equipamentos sumindo do depósito e de itens repetidos, atrapalhando bastante a evolução dos personagens. Missões concluídas, mas que continuam como pendentes são mais um problema que acontece comigo.

Apesar de não atrapalhar nas missões, algo muito recorrente é iniciar partidas com cinco heróis, sendo o limite quatro, e com heróis repetidos que não são permitidos. Não que seja ruim ter dois Hulks ou dois Thors na equipe, mas foge bastante do conceito original de formação tática.

Por problemas como estes que o jogo continua recebendo muitas críticas dos fãs, mas que, ainda assim, continuam jogando e aguardando fielmente as tão aguardadas melhorias. Novos pacotes de correções estão para chegar, mostrando que a Crystal Dynamics e a Square Enix estão focadas em trazer uma experiência melhor para os jogadores.



Novos vilões, heróis e suas missões exclusivas

Pelo jogo conter apenas seis heróis em seu lançamento (Capitão América, Hulk, Viúva Negra, Thor, Homem de Ferro e Kamala Khan), Marvel's Avengers pode ficar um pouco repetitivo após algumas dezenas de horas no modo multiplayer, com seu único objetivo sendo melhorar o pequeno elenco para o nível máximo. Porém, já sabemos que isto está para mudar!

Já foi confirmado, oficialmente, que Gavião Arqueiro, Kate Bishop e Homem-Aranha farão parte do time de heróis, o último sendo exclusivo para PS4. Recentemente também houve um vazamento que mostrou o Máquina de Combate e o Pantera Negra. Apesar de nenhum destes heróis terem datas de lançamento confirmadas, está claro que a Crystal Dynamics está trabalhando pesado para entregar cada vez mais heróis e conteúdos para o game.


Há ainda rumores de diversos outros heróis, como Doutor Estranho e Capitã Marvel, mas nada consolidado. A chegada de novos personagens significa novas missões icônicas  (aquelas exclusivas de cada herói), cartas de desafio e itens cosméticos. Agora fica à disposição do estúdio e da desenvolvedora entregarem estes novos conteúdos em uma boa janela de lançamento, para deixar o jogo sempre relevante e atualizado.

Novos heróis aparecendo no elenco de personagens jogáveis também significa novos vilões para enfrentarmos em missões no multiplayer. Um dos pontos fracos de Marvel’s Avengers, baseado na minha experiência com o título, é a baixa participação de vilões conhecidos dos heróis. M.O.D.O.K. foi um antagonista incrível e merece esse protagonismo, mas, com exceção do Abominação e do Taskmaster, que são enfrentados nos primeiros momentos do jogo, os demais chefões são máquinas da A.I.M., sendo algo muito genérico para um leque de tantas opções.


Com a chegada de outros heróis ao título, espera-se que seus arqui-inimigos também façam uma ponta como chefões das missões icônicas, principalmente aqueles que se utilizam de tecnologia assim como a empresa antagonista no jogo. Algumas ideias de vilões de DLC seriam Mysterio com a chegada do Homem-Aranha, Monge de Ferro no lançamento do Máquina de Combate e Killmonger no arco do Pantera Negra. Fique ligado no GameBlast, que em alguns dias iremos listar os dez vilões que queremos ver no game.

Eventos sazonais e frequentes

Uma das coisas que mais faz com que um jogo com foco em multiplayer acabe “morrendo” é a falta de novos conteúdos com certa frequência. Podemos usar como exemplo Overwatch, que, apesar de ainda ter uma base bastante forte de jogadores, recebe eventos de Halloween, Natal e Verão sempre idênticos, com poucas adições de visuais e cosméticos para personagens, com poucas novidades entre estes períodos.

Marvel’s Avengers tem um ótimo espaço e formato para adicionar eventos sazonais, estes específicos de comemorações durante o ano, com visuais e cosméticos temáticos. Dá até para imaginar o Hulk com o que uma vez já foi uma roupa de Papai Noel, o Thor com um suéter natalino e os cenários da Costa Leste com neve ou decorações de Halloween. E entre estes eventos temáticos, lançar heróis ou vilões com tarefas e desafios temporários que fornecem equipamentos especiais por tempo limitado.



Uma jornada para não cair no esquecimento

Mesmo com as polêmicas sobre gráficos em seu anúncio e bugs que ficaram no jogo após seu período de teste, a Square Enix e a Crystal Dynamics estão ouvindo os fãs e coletando feedback da comunidade, além de prometer explorar muito mais o universo da Marvel. Há diversos conteúdos que, lançados de forma periódica e sem reciclagem para tapear os jogadores, manterão Marvel’s Avengers vivo por muito tempo!

E você, leitor, tem alguma coisa específica que ainda queira ver no jogo dos Vingadores? Algum herói ou vilão específico? Comente abaixo! E não esqueça de conferir nossas dicas gerais e guia de personagens!

Revisão: Ives Boitano

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google