Stage Select

Final Fantasy VII (Multi): Gold Saucer é muito mais do que um simples parque de diversões

Erguida sobre os escombros de Old Corel, o centro de diversões Gold Saucer é uma das maiores representações de que, embora tragédias ocorram, a vida continua em Final Fantasy VII.


Final Fantasy VII (Multi) fez história no mundo dos jogos — e o frisson sobre o remake é equivalente ao de seu lançamento original. Embora, por obviedade, só teremos a absoluta certeza em como a nova versão ficará com o título em mãos, será inevitável que Gold Saucer, uma das mais icônicas cidades em Gaia, esteja também presente.

Escombros sob sorrisos

O primeiro impacto que Gold Saucer causa no jogador é positivo: a cidade é cheia de música, mini games, corridas de Chocobo (com as respectivas apostas), um novo (ou seriam novos?) personagem icônico para a equipe e muitos segredos, inclusive para a obtenção da mais poderosa invocação que auxiliará — e muito — na batalha final contra Sephiroth.

O que talvez muitos jogadores não saibam — em especial aqueles que jogaram Final Fantasy VII ainda na era 32 bits, como eu, cujas únicas mídias disponíveis estavam em inglês ou japonês — é que toda a alegria que ronda a cidade esconde uma trágica história. Como a “velha guarda” já sabe — e as novas gerações “descobrirão” com o remake —, Gold Saucer é estabelecida nos ares, sendo acessível por um bondinho que se ergue da Prisão de North Corel, levando os visitantes até à nova cidade.
Essa cidade...


A Prisão de Corel, que é rodeada por um enorme deserto, encontra-se próxima à North Corel, um assentamento humano que resiste entre os escombros. Toda essa região constituía a cidade de Corel, terra natal de Barret Wallace e de seu melhor amigo, Dyne. Barret se culpa pela destruição da cidade porque foi um dos apoiadores da instalação de um reator Mako pela Shinra Electric Power Company, que acabou sofrendo um acidente, ocasionando a catástrofe.
... sobre esses escombros.


Algumas das vítimas da explosão do reator foram o próprio Dyne, sua esposa Eleanor e Myrna, esposa de Barret — sendo uma das razões pelas quais ele criou a AVALANCHE. O que muitos jogadores desconhecem é que Marlene (a garotinha que quase sempre está em um dos ombros de Barret no início do jogo) não é, de fato, filha dele, mas de Dyne e Eleanor. Após a morte do casal amigo, Wallace assume a responsabilidade da garota como sendo sua filha.

Seu rico dinheirinho aqui nada vale

Quando finalmente adentrei Gold Saucer pela primeira vez, a segunda coisa que me impactou (e enfureceu) foi o fato de que os Gil (a tradicional moeda dos jogos da franquia) que juntei com tanto esmero após inúmeras batalhas e exploração nada valiam na cidade, que possui uma economia própria com os Gold Points — GP.

Assim como o nome sugere, essa moeda possui seu peso em ouro, e um “cambista” (que aparece vez em quando na entrada de Gold Saucer) que faz a troca de 100 Gil por 1 GP, (em um limite de 10 GPs por aquisição e um total de 100 GPs de forma “ilegal”). Realizar a conversão é a única forma de utilizar a pousada local, adquirir itens importantes como as Materias EXP plus e GIL plus ou se inscrever na Battle Square, que também possui moeda própria (embora soe mais como tickets para trocar por prêmios), os Battle Points (BPs). O ingresso para a Battle Square custa 10 GP, enquanto os BPs são adquiridos conforme o desempenho do jogador após as batalhas. Além do “cambista”, a obtenção de GPs se dará mediante a participação em mini games, especialmente nas corridas de Chocobo.
Esse sujeito no canto superior esquerdo pode nos ajudar.


Essas batalhas são importantes porque são a única forma de adquirir o Omnislash, o último Limit Break aprendido por Cloud, que custa 32 mil BPs, dentre outros itens importantes. Talvez o maior problema não seja necessariamente as batalhas mais difíceis, mas o fato de que os BPs não são cumulativos, logo, tão logo o jogador saia da Battle Square, os BPs não utilizados serão perdidos.

Até mesmo o acesso à Gold Saucer não é barato: o ingresso de entrada custa 3.000 Gil. Um passe vitalício pode ser adquirido por 30 mil Gil ou 300 GP e, considerando que esse é um local que permitirá a obtenção de diversos itens (inclusive side quests para a Materia Knights of the Round, como mencionado), é importante que o jogador se dedique um bom tempo na cidade para esta finalidade e dar prosseguimento à aventura para explorá-la de forma divertida após a conclusão dos objetivos importantes.

Muitas atrações aguardam o jogador

Gold Saucer é dividida em sete atrações diferentes:
  • Speed Square: um mini game de montanha-russa em que o jogador deve acertar alvos que concederão pontos para a aquisição de itens;

  • Battle Square: uma das principais e mais importantes atrações do local, desbloqueada após o jogador obter o Buggy (o “carrinho vermelho”) de Dio, fundador de Gold Saucer. Consiste em uma sequência de batalhas onde o jogador só poderá escolher um dos personagens que integram a equipe.
  • Chocobo Square: é basicamente uma corrida de Chocobos, sendo utilizada pela primeira vez no decorrer da história para que o grupo seja libertado da Prisão de Corel. Após concluir a missão com sucesso, o mini game estará disponível para que o jogador participe de seus eventos com os Chocobos que eventualmente possua em seu estábulo. É parte importante para a obtenção do Chocobo Dourado que, consequentemente, contribuirá na obtenção da Knights of the Round.
  • Ghost Square: é a pousada de Gold Saucer e o único lugar em toda a cidade em que itens são adquiridos mediante Gil. É um local importante para duas side quests: Turtle’s Paradise e Date. A primeira fornece itens, enquanto a segunda possui cenas e diálogos exclusivos dependente com quem Cloud tenha mais afinidade no “encontro” (um evento que ocorre em Round Square).
  • Event Square: possui relevância apenas no desenvolvimento do enredo, quando Cloud e um membro da equipe são convidados a contracenar na peça de teatro (desde que Cloud esteja acompanhado por uma das garotas). Dependendo do desempenho do jogador, o evento será um sucesso ou completamente arruinado.

  • Round Square: continuação da side quest Date, na qual Cloud estará acompanhado em um passeio na gôndola com aquele que possuir maior afinidade com ele até aquele ponto da história — pontos estes obtidos com muitos dos diálogos cujas respostas ficam a critério do jogador.

Além dos eventos e localidades acima mencionados, há um mini game divertidíssimo que permite ao jogador reviver as emoções da missão Motorcycle Chase, realizada após a fuga da sede da Shinra no início do jogo, dentre outros jogos em Gold Saucer.

Final Fantasy VII é um jogo sobre consequências e novas oportunidades

Mencionei o apelo sobre responsabilidade e desastres ambientais que Final Fantasy VII tem em seu enredo: tudo gira em torno dos males da ganância humana e a socialização dos prejuízos materiais, emocionais e humanos àqueles que não detém o poder. No final das contas, Sephiroth não é o arqui-inimigo do jogo, mas sim a Shinra Electric Power Company, sendo o antagonista do título uma das várias vítimas da empresa.
Red XIII e filhos observam Midgar vencida pela natureza.


A maioria dos ambientes visitados pelo jogador em Final Fantasy VII possui marcas da Shinra — todas negativas, devastadas, caóticas e miseráveis. Gold Saucer, assim como Cosmo Canyon (local de nascimento de Red XIII) e mesmo a caverna onde Aerith é morta por Sephiroth são locais ainda não destruídos pela empresa. Mesmo Gold Saucer é a representação máxima de que, caso as pessoas de boa vontade se unam, não há mal que destrua as pessoas de bom coração que existem na sociedade. Essa é a mensagem mais importante de Gold Saucer, escondida entre as luzes da cidade e as corridas de Chocobo.

Revisão: Farley Santos

Mineiro, apaixonado por livros, música, filmes, discussões, Magic: The Gathering e, claro, jogos eletrônicos.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google