Perfil

Cloud Strife: de mercenário a verdadeiro herói de Gaia

Um dos protagonistas mais icônicos do mundo dos videogames.


Cloud Strife é o protagonista de Final Fantasy VII (Multi), um dos títulos mais marcantes da franquia Final Fantasy. Memórias fragmentadas são o que restam para este mercenário, cujo propósito nessa vida não passava, ao menos no início, de um ideal vazio e egoísta.

Um agente da Shinra

Cloud é um ex-SOLDADO da Companhia Elétrica Shinra, situada na cidade de Midgar. A empresa utiliza Mako, a energia vital do Planeta Gaia, para realizar experimentos genéticos e conceder poderes além da capacidade humana para soldados de elite que fazem parte de sua ala militar.

Cloud acredita ser um ex-SOLDADO de primeira classe, tendo suas roupas escuras e domínio com sua espada Buster como "provas" de que pertencera a esse grupo de elite. Entretanto, ao confrontar seu arqui-inimigo Sephiroth, o SOLDADO mais formidável já criado pela Shinra e seus experimentos, Cloud descobre que sua história nada mais é do que o passado de outra pessoa, Zack, seu melhor amigo que foi morto enquanto tentava salvá-lo da Shinra.

O protagonista de Final Fantasy VII não havia suportado os experimentos de Shinra usando a energia Mako e as células alienígenas Jenova, responsáveis pelas habilidades absurdamente fortes de Sephiroth. Ainda assim, Strife sobrevive graças a Zack. Ele possui notáveis habilidades com a espada Buster e no uso de Matéria, energia Mako cristalizada que permite ao usuário conjurar magias elementais e melhorar suas capacidades físicas.

Em busca de um novo ideal

Cloud vê amizade verdadeira e reminiscências de seu passado apenas em Tifa Lockhart, única pessoa que o rapaz sabe conhecer desde a infância. Apesar de sua personalidade introvertida, pensativa e séria, Cloud desenvolve um laço quase romântico com Tifa.

Enquanto mercenário, o objetivo de Cloud é ganhar dinheiro aqui e acolá. Porém, ao conhecer Aerith Gainsborough, descobre um significado ainda maior sobre sentir amor e carinho por uma pessoa.

Aerith é a última descendente dos Cetra, um povo antigo cuja força espiritual permitia o uso de magia sem a necessidade de Matéria. Por sua descendência, a garota é perseguida por Shinra, cujo intuito é estudar e entender o funcionamento corporal de um Cetra para poder aprimorar seus métodos de extração de energia Mako. Aerith, então, se une a Cloud para destruir Shinra e, consequentemente, enfrentar Sephiroth e encerrar de vez os planos malignos da companhia elétrica.



Uma jornada de vingança

O antagonismo de Sephiroth em direção a Cloud é baseado em uma ação cruel de Sephiroth. Quando o soldado mais valioso da Shinra descobre ser fruto de experimentos grotescos que misturam energia Mako e Células Jenova, o então herói da Shinra se descontrola e destrói a vila de Nibelheim, onde Cloud nasceu.

Deste ponto em diante, Sephiroth se torna de fato um "vilão" cujo objetivo é tomar o controle de Gaia para si. Cabe então a Cloud e os outros companheiros que conhece durante a história impedirem Sephiroth.

O vilão consegue manipular e entrar na cabeça de Cloud em diversas situações. Conforme a história avança, Strife passa a acreditar ser apenas um clone, ou uma parte de Sephiroth. Entretanto, quando descobre a verdade sobre sua própria vida, seu passado e sobre quem é, Cloud finalmente assume um papel maior em sua existência e se torna de fato um herói.



Revisão: Mariana Mussi S. Infanti


Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google