Vem aí

Prévia: Samurai Shodown (Multi) é o retorno que ninguém esperava, mas todos queriam

Após uma década sem dar sinais de vida, série retorna prometendo resgatar o que ela tinha de melhor e ser um dos jogos de destaque deste ano.

O anúncio de um novo Samurai Shodown parecia improvável por uma série de fatores. O último título da franquia foi Samurai Shodown: Edge of Destiny, exclusivo para arcades nipônicos e Xbox 360, em 2008. Depois disso, houve apenas o relançamento dos jogos antigos para as plataformas dessa geração, sem fazer muito alarde.

Juntando esse longo hiato com a fama modesta conseguida por The King of Fighters XIV (PC/PS4), outra franquia poderosa da japonesa SNK, a retomada da série parecia improvável. Entretanto, após o anúncio de mais um título, Haomaru e companhia cativaram seus fãs de longa data, chamaram a atenção da comunidade e abriram o caminho para o que parece ser um improvável retorno.

O princípio de tudo

Como já se tornou costume de algumas longas sagas atuais, esse novo jogo fará um reboot da franquia. Ele se passará antes do primeiro jogo da série, lançado em 1993. Na cronologia de Samurai Shodown, antes do atual só estará Samurai Shodown V (Multi). Assim, a linha temporal ficará da seguinte forma:
  • Samurai Shodown V
  • Samurai Shodown (2019)
  • Samurai Shodown (1993)
  • Samurai Shodown III
  • Samurai Shodown IV
  • Samurai Shodown II
  • Samurai Shodown 64
  • Samurai Shodown 64 (II): Warriors Rage
  • Samurai Shodown: Edge of Destiny
  • Samurai Shodown: Warriors Rage
Pode parecer um pouco confuso à primeira vista, mas isso ajuda a justificar a entrada dos novatos Darli Dagger, Yashamaru Kurama e Wu-Ruixiang.

Praticamente todos os personagens jogáveis dos dois primeiros títulos lançados estarão disponíveis, com exceção apenas de Gen-An, Wan-Fu, Cham Cham, Sieger e Nicottine Caffeine. Logo, podemos esperar embates marcantes entre Haomaru, Genjuro, Jubei, Hanzo Hattori e Galford.

Ainda não se sabe se existirá um chefão final, como de praxe. Porém, caso tenha um, o foco dado ao elenco inicial nos leva a acreditar em um possível retorno de Shiro Amakusa, o primeiro antagonista da série. Outros grandes chefes icônicos da série que podem voltar são Mizuki Rashojin (SS II) e Zankuro Minazuki (SS III).

Você é seu inimigo

Samurai Shodown trará de volta sua jogabilidade clássica, focada em abater o adversário com seus próprios erros. Qualquer ataque bloqueado ou mal calculado pode ser decisivo e fatal. O rage gauge estará presente, sempre amplificando o poder de seus movimentos e tornando as investidas cada vez mais perigosas.

Os ataques especiais ganharam um visual dramático e brutal, digno dos romances e filmes que retratavam a época dos samurais. Eles custam sua barra de especial inteira, mas podem causar uma quantidade massiva de dano, fazendo com que qualquer batalha mude drasticamente de desfecho.

Uma novidade interessante é que a inteligência artificial será programada para aprender e copiar o estilo adotado pelo jogador. A medida que tudo se desenvolve, é criado um fantasma que se comporta praticamente da mesma maneira que o personagem controlado.

Esse fantasma pode ser usado para que o próprio player teste suas habilidades e reconheça suas fraquezas. Também será possível fazer seu upload na rede e baixar os fantasmas de jogadores de qualquer lugar do mundo. Isso cria a possibilidade única de enfrentarmos os profissionais da categoria a qualquer momento.

Estreia com moral

Sempre que uma franquia retorna após uma longa pausa, é normal que seu retorno traga uma série de dúvidas e incertezas. Porém, esse novo Samurai Shodown ganhou um voto de confiança que parecia bastante improvável.

No final de fevereiro, ele foi anunciado na lista de jogos principais do Evolution Championship Series, principal torneio de jogos de luta do ano. Vale ressaltar que, na época em que a lista foi divulgada, Samurai Shodown sequer tinha data de lançamento e plataformas confirmadas. A lista completa é a seguinte:
A última aparição de um jogo da SNK no evento foi na edição de 2017, com KoF XIV.

Em guarda!

Jogabilidade clássica, visual visceral, elenco que reúne na medida certa novatos e medalhões e um lugar no maior evento de jogos de luta que existe. Samurai Shodown (Multi) conseguiu aos poucos reunir os elementos certos para chamar atenção do público e passar de lançamento isolado para um dos games mais aguardados de 2019.

Agora resta saber se esse será um golpe certeiro da SNK, ou apenas mais um apelo nostálgico que tinha tudo para dar certo, mas morreu em batalha. O novo episódio da sangrenta franquia chegará primeiro para PlayStation 4 e Xbox One, em 25 de junho. PC e Switch terão que esperar até o final do ano para ganharem suas versões.
Samurai Shodown (Multi)
Desenvolvedora: SNK Corporation
Gênero: Luta
Lançamento: 25 de junho de 2019 (PS4 e XBO)
Expectativa: 5/5
Revisão: Francisco Camilo 

é amante de joguinhos de luta, corrida, plataforma e "navinha". Também não resiste se pintar um indie de gosto duvidoso ou proposta estranha. Pode ser encontrado falando groselhas no seu twitter @carlos_duskman
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google