Top 10

ARK: Survival Evolved (Multi) e os seus melhores mods para PC

Um dos melhores games de sobrevivência em sandbox tem uma infinidade de mods para PC. Conheça os melhores nessa lista!

ARK: Survival Evolved (Multi) foi lançado oficialmente em 2017 e é conhecido como um dos melhores títulos do subgênero de sobrevivência com aspectos de sandbox. Seu principal diferencial é a presença de dinossauros e outros animais pré-históricos em seus ambientes, criaturas essas que podem ser domesticadas para facilitar a sobrevivência em biomas hostis onde o jogador precisa coletar recursos para se tornar cada vez mais forte.


O jogo recebe constantes atualizações e já possui três DLCs oficiais, com novos mapas, itens e criaturas. Porém, em sua versão para PC no Steam, temos a presença de uma fortíssima comunidade de modders que trabalham para compartilhar através do Steam Workshop mods próprios incríveis para aumentar ainda mais a longevidade do título. Assim, resolvemos listar aqui 10 dos melhores mods disponíveis atualmente na plataforma da Valve, todos gratuitos e com atualizações constantes da comunidade.


10-Digivolved Redigitized

Vamos começar nossa lista com um mod muito peculiar que é ótimo para quem gosta de imaginar outras franquias, mundos e realidades no contexto de ARK. Neste mod, feito pelos perfis Alphaded, Alphamon e Nero Viperius, algumas criaturas do jogo são substituídas por Digimon. É isso mesmo, podemos domar criaturinhas como Agumon, Gabumon e Tailmon para usar seus golpes e até fazer algumas evoluírem.

O mod tem ótimos detalhes, permitindo que o avatar do jogador monte em diferentes criaturas como Greymon, Garurumon e Growmon. Entretanto, ainda é bastante inacabado, com poucos monstrinhos digitais e ainda a frustrante presença de Digimon que não possuem suas evoluções ainda no mod. Assim, ele entra na lista dos melhores, mas que fique claro que tem potencial para ser muito melhor, dependendo das atualizações que seus desenvolvedores fizerem.

9- Dragonpunk: Magic Nexus

Criado pelo Team Dragonpunk, famosa equipe de modders de Ark e pelo usuário iZavier, este mod inclui todo um sistema de magia em ARK, para fazer dos sobreviventes verdadeiros magos e feiticeiros incríveis. São magias que vão desde uma simples cura até a criação de portais, invocação de demônios e muito mais.

O interessante desse mod é que, além das habilidades serem muito bem feitas com animações e iluminações interessantes, esse mod também é compatível com muitos outros tanto de mapas como de criaturas, podendo ser combinado de diversas formas. Isso parece bobagem, mas é muito importante para que o mod não entre em conflito com outros que impedem a diversão.

8- Castle, Keeps and Forts Architecture

Desenvolvido pelo usuário ExileAcid, este mod traz tudo que é preciso para se construir castelos medievais incríveis no mundo de ARK. São fundações próprias, muros, portões, portas, vitrais, telhados medievais e muitos outros elementos arquitetônicos que não estão presentes no jogo original, mas que combinam muito bem com a atmosfera do título. Esse mod, inclusive, pode ser utilizado em combinação com vários outros além de poder ser criada toda uma lore de RPG em cima de sua ambientação.

Além dos modelos arquitetônicos muito bem feitos, temos também armas de cerco incríveis que melhoram ainda mais a imersão no mundo medieval, funcionando de modo muito semelhante às armas que temos em Conan Exiles (Multi), por exemplo. Mas de longe o que mais agrada em Castle, Keeps and Forts é a quantidade de peças disponíveis, dando realmente um enorme leque de possibilidades aos jogadores.


7- Godzillark

Criado pelo usuário Pepezilla, este mod inclui o kaiju mais famoso de todos os tempos à lista de criaturas de Ark. É isso mesmo, Godzilla pode ser enfrentado, domado e montado em ARK com esse mod! Mesmo que o mod seja simples, com apenas um modelo de Godzilla disponível tanto para invocação como para respawn no mapa, a qualidade do modelo é tamanha que deixa esse mod na lista dos melhores disponíveis no Workshop do Steam.

Além de ser bem mais alto que o poderoso Giganotossauro, o Godzilla também tem habilidades especiais, é incrivelmente rápido para o seu tamanho e é um excelente nadador. Seja como montaria ou então como inimigo, esta é uma criatura quase implacável que pode render combates verdadeiramente épicos para o jogador. Uma pena termos somente o modelo dos anos 2000 do monstrengo no mod.


6- Valhalla

Criado pelos usuários Excited Kangaroo, STOL, Antman3639 e Enduran, este é de longe um dos maiores mapas já vistos em ARK. Com uma ambientação que lembra um pouco o mapa Ragnarok, Valhalla é um incrível continente com vários biomas diferentes, imensas montanhas, terras flutuantes, pântanos venenosos, ruínas de tempos antigos e muito mais. 

O respawn de criaturas no mapa é bem elevado, para dar a devida população a um território tão extenso, além disso, bosses estão presentes e algumas criaturas de outros mapas como wyverns também. O mais incrível é a otimização deste mapa, que trava muito pouco se comparado a outros até oficiais, como o DLC Aberration. Além de ter visuais estonteantes para sobrevivente nenhum botar defeito.


5- Dragonpunk: Mythical Creatures

Também desenvolvido pela equipe Team Dragonpunk e pelo usuário Cheese, este mod inclui criaturas mágicas incríveis ao jogo, como Ents, Elfos, Centauros e vários tipos de dragões. Esse mod dá uma sensação muito próxima ao que vemos no game Dark and Light (PC), com a possibilidade de enfrentar e domesticar criaturas vindas direto de fantasias medievais, algo que, à primeira vista, é bem distante dos animais pré-históricos de ARK, mas que na prática combina muito bem com a proposta.

O mod tem algumas criaturas específicas que deixam a desejar, mas estas são exceção. Pois as cerca de 30 criaturas adicionais que o mod traz possuem várias habilidades, animações próprias e são bem diferentes de tudo que nós vemos em ARK. Além disso, como praticamente todo projeto desenvolvido pelo Team Dragonpunk, o mod funciona muito bem em conjunto com outros mods, sem entrar em conflito com muita coisa dessa lista.


4- Pokémon Evolved 1.66

Criado pelo usuário Mystic Academy, este incrível mod segue a linha do Digivolved Redigitized, mas no lugar dos monstrinhos digitais, temos em mãos os monstrinhos de bolso da Nintendo. É isso mesmo, Pokémon Evolved coloca no lugar dos dinossauros vários Pokémon para serem combatidos, domados e criados no universo de ARK. O mais incrível deste mod, que deixa ele bem à frente do seu equivalente de Digimon é a quantidade de criaturas disponíveis: mais de 200 monstrinhos de todas as gerações estão disponíveis, incluindo desde Pokémon icônicos como Charizard e Pikachu até lendários como Groudon, Mega Rayquaza e Solgaleo.

O mod dá uma ótima sobrevida ao game de sobrevivência, dando toda uma nova dinâmica de como sobreviver neste mundo e, também, como domar e crias os inúmeros Pokémon. Infelizmente ele não está livre de bugs e pode ser que você tenha problemas com o chão após “desmontar” de alguns Pokémon em específico. Porém, mesmo com esse probleminha o mod é muito divertido e bem feito, com vários Pokémon em terra, no mar e no ar, com habilidades próprias e itens próprios.


3- Ark Additions

Criado por Garuga123, este mod é feito para os jogadores mais puristas que não gostam de “estragar” a experiência original do jogo com mods muito diferenciados. Isso porque a única coisa que Ark Additions faz é aumentar a lista de animais pré-históricos disponíveis em ARK, como se fosse uma espécie de expansão não oficial do game. E a lista de animais é muito boa, incluindo o famosíssimo saurópode Braquiossauro, a tartaruga marinha gigante Archelon, o carnívoro Deinonychus, além de algumas outras criaturas.

Como se não bastasse a ótima lista, tanto os modelos dos dinossauros como suas animações são muito bem feitas, com habilidades próprias e sprites criados do zero pelo modder. Além disso, na página oficial do Additions no Steam Workshop podemos ver uma lista de outras criaturas que estão em processo de desenvolvimento para o modo, como o peculiar Amargassauro, o poderoso Acrocantossauro e outros.


2- Outer Realms

Outer Realms é um incrível mapa desenvolvido pelo usuário Raught que traz um nível de qualidade e detalhamento de causar inveja a muito DLC de outros jogos por aí. São ao todo quatro grandes ilhas que somadas possuem o dobro do tamanho do mapa original da ilha de ARK: Survival Evolved. Além disso, biomas diferenciados dos já conhecidos em ARK estão presentes, como desertos, cânions e florestas orientais. 

O bacana do mapa é que, como ele é baseado na Ilha, muitos mods que são pensados exclusivamente para o mapa original de ARK funcionam muito bem nele. Algo semelhante ao que vemos, por exemplo, no The Center. Outer Realms chegou a receber prêmios da própria Wildcard Studios pela qualidade do mapa, e é até hoje um dos mais baixados no Steam Workshop.

1- ISO Crystal Isles

Este incrível mapa desenvolvido pelo Isolde Gaming tem um nível de detalhamento sem igual, sendo comparável aos mods oficiais e até aos mapas originais de ARK. Com algumas temáticas mais voltadas para a fantasia medieval, Crystal Isles traz biomas fantásticos, respawn de criaturas muito bem pensados e uma coerência de detalhes que faz este um mapa perfeito para se criar partidas baseadas em RPG, por exemplo.

Além disso, foram criadas para esse mapa algumas criaturas únicas fantásticas, como toda uma árvore de wyverns que inclui dragões de cristal, fogo e até alguns zumbis. Temos também fênix de fogo e algumas outras criaturas únicas, todas com seus biomas próprios. Os elementos exóticos que esse mapa apresenta, além de uma criatividade imensa, ótima otimização e possibilidade de incluir outros mods nele faz dele um dos melhores mods de ARK disponíveis atualmente no Workshop do Steam.


Menções Honrosas

Aqui não podemos esquecer de alguns outros mods que fizeram e fazem muito sucesso. Entre eles, temos três em específico que ficaram tão bons e fizeram tanto sucesso que a própria Wildcard  Studios patrocinou os mods para dar-lhes servidores oficiais. Atualmente eles são considerados como DLCs gratuitos do jogo. São eles o mapa Ragnarok, que apresenta uma temática de ambientação mais nórdica, ainda com os animais pré-históricos, mas com a inclusão das incríveis Wyverns e Unicórnios.  Temos também o mapa The Center, maior do que a Ilha original, e com mais extensão terrestre, mas com respawn semelhante de criaturas.

Fora esses incríveis mapas, temos também o modo Primitive +, que dá uma repaginada em alguns itens e elementos de construção de Ark, além de remover tudo que for considerado “moderno” ou “futurista” do jogo. Deixando realmente o gameplay focado em sobrevivência com paus e pedras. Por fim, temos um “falecido” mod chamado Monster ARK: Hunting Evolved, que introduzida as criaturas da franquia Monster Hunter ao ARK num estilo semelhante aos de Pokémon e Digimon listados neste texto. Infelizmente o mod foi removido do Steam Workshop pela Capcom por violar direitos autorais da franquia.

Gilson Peres é Psicólogo e Mestre em Comunicação pela UFJF. Está no Blast desde 2014 e começou sua vida gamer bem cedo no NES. Atualmente divide seu tempo entre games de sobrevivência e a realidade virtual.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google