Top 10

PSVR e seus principais games de 2019

A Sony tem muitas surpresas para a realidade virtual e 2019 está cheio delas! Confira as maiores apostas do PSVR para esse ano.

A Sony está cheia de surpresas em 2019 que estão literalmente dividindo público e crítica. Ainda no ano passado, anunciaram que não participarão da E3 2019, dando mais atenção para eventos próprios. Junte a isso o fato de novos rumores sobre o PS5 não pararem de surgir combinados com vários rumores relacionados a tão aguardada data de lançamento de jogos como Ghost of Tsushima (PS4) e The Last of Us Part II (PS4). Mas no último mês a Sony também surpreendeu com a sua primeira edição do seu State of Play, um programa online para divulgação dos próximos jogos para o PS4.


O problema do programa é que muitos esperavam algo mais bombástico, mas o que surgiu foram novos vídeos dos já conhecidos Mortal Kombat 11 (Multi) e Day’s Gone (PS4). E o que mais agradou os fãs de VR (e enfureceu todos os demais jogadores) foi a extensa lista de jogos anunciados com exclusividade para o PlayStation VR. Aproveitando esse novo impulsionamento de divulgações da plataforma de realidade virtual da Sony, listamos aqui o que já tivemos e ainda teremos de grandes nomes para o PSVR ainda em 2019.


10- Ace Combat 7: Skies Unknown

Lançado no final de Janeiro, o mais novo jogo da famosa franquia de aeronaves deu seu primeiro passo para a realidade virtual. Ace Combat 7: Skies Unknown (Multi) funciona normalmente para PC, XBO PS4 sem o uso de realidade virtual, mas os desenvolvedores do jogo não deixaram os amantes da realidade virtual de fora do novo e futurista capítulo da série, colocando um modo VR com algumas missões disponíveis tanto para o PSVR como para os óculos de PC.

O jogo já era muito aguardado por todos e chamou bastante atenção dos fãs da realidade virtual pela sua integração com a tecnologia. Mesmo que no resultado final tenha apresentado um número bem baixo de fases voltadas para a realidade virtual, a qualidade observada é surpreendente! Pode não necessariamente valer a pena adquirir o jogo única e exclusivamente por conta do modo VR, mas é um acréscimo de excelente qualidade se comparado com tantos outros por aí.


9- Vacation Simulator

Quando falamos de jogos demonstrativos ou até casuais relacionados à realidade virtual, Job Simulator (PC/PSVR), lançado em 2016 sempre chama atenção pela qualidade de imersão e humor característico que o título possui. Assim, com um derivado do primeiro jogo sendo anunciado para 2019, a expectativa não poderia ser diferente. Vacation Simulator (PC/PSVR) está sendo desenvolvido pela Owlchemy Labs e pretende levar a diversão e confusão do primeiro jogo para um contexto mais praiano e despretensioso das praias.

Assim como seu antecessor, Vacation trará várias atividades imersivas e criativas que divertem sempre com um tom de humor. A diferença aqui é que a experiência caótica do escritório de trabalho será trocada por atividades mais lúdicas por natureza, como montar castelos de areia, jogar bola na praia, fotografar a vida marinha e muito mais. Ao menos três biomas diferentes já foram confirmados para o jogo: praia, floresta tropical e montanhas nevadas. O lançamento de Vacation Simulator está previsto para 18 de junho.


8- The Mage's Tale

Outro grande nome do PSVR lançado em 2019 é The Mage’s Tale (PC/PSVR). O jogo de dungeon crawler para a realidade virtual foi lançado para PCs em 2017 e era bastante aguardado para o óculos do PS4. A extensa quantidade de masmorras, grande variedade de inimigos e ótima imersão que o jogo apresenta mostram como os gêneros de exploração de masmorras e RPG podem se dar muito bem na realidade virtual.

No game, entramos na pele de um aprendiz de mago que se vê na controversa situação de precisar salvar seu próprio mestre de um poderoso feiticeiro demoníaco. O jogo é bastante imersivo principalmente em seus combates, onde precisamos arremessar bolas de fogo, invocar raios e criar tempestades para derrotar hordas de inimigos. Tudo isso com movimentos das mãos e com movimentação bem livre. 


7- Ghost Giant

Ghost Giant (PSVR) é um game indie produzido pela Zoink, desenvolvedora responsável por Fe (Multi). O jogo aparenta bastante carisma numa atmosfera fantasiosa que lembra bastante o que já fora visto em Moss (PSVR). Mais focado em puzzles do que em combates, no jogo nós somos o protetor de Louis, um solitário garotinho. Porém, somos um fantasma gigante que só pode ser visto por ele, o que é parte considerável da imersão que o jogo aparenta ter.

Na jogatina será possível explorar o mundo habitado por Louis e usar o fato de sermos um gigante para ajudar o garotinho e os cidadãos de Sancourt de diversas maneiras. Games em plataforma com puzzles já se mostraram bem interessantes no VR como o já citado Moss e o premiadíssimo Astro Bot Rescue Mission (PSVR). Assim, é de se esperar uma boa experiência do game que está previsto para o início do segundo semestre.


6- Marvel’s Iron Man VR

Um dos anúncios mais polêmicos do primeiro State of Play da Sony principalmente pelo impacto positivo que Marvel’s Spider Man (PS4) teve no ano passado. Quando foi anunciado um jogo do icônico Homem de Ferro para o PS4, muitos já imaginavam um jogo de aventura no estilo do último título do cabeça de teia. Entretanto, infelizmente para alguns e felizmente para outros, o jogo é um exclusivo do PlayStation VR.

Mesmo que não pareça tão grandioso quanto o game do Homem Aranha, Marvel’s Iron Man VR (PSVR) promete uma imersão incrível nas armaduras de Tony Stark e uma história original, de acordo com Ryan Payton, diretor do game. Versões de teste já foram disponibilizadas para algumas pessoas que já demonstraram que o jogo é bastante instintivo e com combates muito divertidos. Além disso, parece que será possível também melhorar as armaduras do Homem de Ferro e personalizá-las de diversas maneiras. O jogo está previsto para 2019, mas sem uma data específica.


5- Golem

Golem (PSVR) começou a ser desenvolvido no já distante ano de 2015, quando a ideia da realidade virtual atual estava apenas no início. Depois de muitos adiamentos, o jogo foi confirmado para Março de 2018, mas mesmo assim não chegou até o público por diversos fatores. Agora, o pessoal da Highwire Games está afirmando que o título chegará ao óculos da Sony no início do segundo semestre de 2019, sem mais atrasos.

Em Golem, seremos uma criança chamada Twine, a qual é gravemente ferida em um acidente e, mesmo sem poder sair da cama enquanto se recupera, arruma uma forma de explorar o mundo. No caso, através de uma habilidade mágica de invocar golens. Na jogatina, começaremos criando golens menores, do tamanho até de bonecos, e gradativamente construiremos criaturas maiores até chegar nos gigantes sólidos que conhecemos de outros mundos fantasiosos.


4- Falcon Age

Lançado na última terça-feira (09/04) com exclusividade para o PSVR, Falcon Age (PS4/PSVR) agrada os fãs de realidade virtual desde o início da sua produção, principalmente pela jogabilidade diferenciada e as interações imersivas e muito divertidas com o falcão que treinamos ao longo do jogo. No contexto da aventura, inclusive, esse falcão cresce no decorrer do jogo, o que supostamente aumenta nosso apego com ele.

O jogo de ação e aventura em primeira pessoa nos coloca na pele de Ara, uma jovem falcoeira que luta contra um sistema opressor para resgatar sua terra natal. O jogo tem opções de combate dinâmicos ou mera apreciação da história e possui modo VR completo ou então o tradicional no videogame. Consequentemente pode ser jogado apenas com o Dualshock 4 ou utilizando os PS Moves, algo já feito em outros jogos como Resident Evil 7 (Multi), por exemplo. Em breve você poderá conferir uma análise completa de Falcon Age aqui no GameBlast.


3- Wolfenstein: Cyberpilot

Que a Bethesda entrou de cabeça na realidade virtual isso já não é novidade. Temos na lista de pérolas da empresa Skyrim VR (PC/PSVR), Fallout 4 VR (PC), Doom VFR (PC/PSVR), Borderlands 2 VR (PC/PSVR) e, durante a E3 2018, foi anunciado também Wolfenstein: Cyberpilot (PC/PSVR), com desenvolvimento da MachineGames. No mesmo contexto da história que o DLC Wolfenstein: Youngblood (Multi), Cyberpilot se passa na Paris de 1980, onde o jogador comanda máquinas nazistas hackeadas para destruir o exército de Hitler.

Wolfenstein: Cyberpilot, de acordo com as demos disponibilizadas na Quakecon 2018, é uma experiência bem movimentada e semelhante ao ritmo de jogo já conhecido de Wolfenstein II: The New Colossus (Multi). Mesmo que não tenhamos ainda muita informação ou conteúdo sobre o jogo e sua duração, ele aparenta ser bem divertido e bem feito, além de ser mais uma das grandes franquias da Bethesda chegando ao VR. Sem data específica, o jogo está previsto para ser lançado em 2019.


2- No Man’s Sky Beyond

No Man’s Sky (Multi) é polêmico e revolucionário ao mesmo tempo. O inicialmente fracassado jogo de sobrevivência espacial da Hello Games conseguiu ao longo dos últimos três anos surpreender a indústria com atualizações que consertaram praticamente todos os problemas desde o seu lançamento, chegando até o glorioso No Man’s Sky Next (Multi), no ano passado. Para 2019 a empresa promete uma atualização ainda mais revolucionária com servidores online nativos e, pasmem, total integração com a realidade virtual.

Batizada de No Man’s Sky Beyond (Multi), a nova atualização totalmente gratuita do jogo de 2016 promete uma integração total com recursos online para fazer da galáxia um local realmente dinâmico e habitado. Mas a surpresa para os donos de VRs é a total integração do jogo com a tecnologia, de modo opcional logicamente. Nos vídeos de demonstração e nos relatos de testes já feitos pela mídia internacional, temos um vislumbre da experiência já conhecida de No Man’s Sky mas de uma forma muito mais imersiva e interativa, com a grandiosidade do cosmo ao alcance das mãos com controles bem estruturados e inteligente. A nova atualização está prevista para o meio do ano, com mais alguns conteúdos ainda não divulgados.


1- Blood & Truth

De longe um dos mais aguardados games do PlayStation VR desde o seu lançamento, Blood & Truth (PSVR) recebeu finalmente uma data oficial de lançamento: 28 de maio de 2019. O jogo apresenta um enredo se passa em Londres com uma trama digna dos melhores filmes de ação do cinema. Entre os pontos que mais chamam a atenção no jogo de ação estão seu visual digno da geração atual e uma jogabilidade aparentemente bastante imersiva, com atividades que não se prendem somente a atirar nos inimigos, mas sim derrubá-los, fugir deles, pular de prédios através de janelas, perseguir um avião prestes a decolar e muito mais.

O jogo está em desenvolvimento já há bastante tempo e promete ser um dos título “AAA” para o PSVR em 2019, chamando a atenção de bastante gente para o óculos do PS4. Assim como diversos jogos de tiro que usam a realidade virtual, você poderá usar os PS Moves ou o Dualshock 4 para jogá-lo, além de ter bastante imersão em tarefas que fogem do óbvio de jogos desse gênero.


Menções Honrosas

Mesmo que muitos acreditem que não se lança muitos títulos para o PlayStation VR ou para a tecnologia de realidade virtual em geral, a cada ano que passa mais e mais jogos são desenvolvidos para tecnologia que se provou um nicho bem interessante de videogames e um pequeno vislumbre do que poderemos ter num futuro próximo. Para o PlayStation VR em 2019, ainda temos outros títulos já divulgados que podem ser bem interessantes, mesmo que não estejam nesse Top 10 diretamente.

Para amantes de jogos mais estratégicos temos Skyworld (PC/PSVR) e Table of Tales: The Crooked Crown (PSVR); para aqueles mais contemplativos que adoraram a experiência de Tetris Effect (PSVR) temos o novo Jupiter & Mars (PSVR); e, por fim, para aqueles que gostam de ação e adrenalina, temos Trover Saves the Universe (PC/PSVR) e o derivado do famoso game indie de terror, Five Nights At Freddy’s VR: Help Wanted (PSVR). Oportunidades não vão faltar para se ter boas experiências na realidade virtual!



Gilson Peres é Psicólogo e Mestre em Comunicação pela UFJF. Está no Blast desde 2014 e começou sua vida gamer bem cedo no NES. Atualmente divide seu tempo entre games de sobrevivência e a realidade virtual.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google