Famitsu monta ranking com os melhores jogos dos últimos 30 anos

Chrono Trigger (SNES), The Legend of Zelda: Breath of the Wild (Wii U/Switch) e NieR: Automata (Multi) ocupam o pódio; apenas um jogo ocidental (e mobile) consta na lista.


Com o fim do período Heisei, iniciado em 1989, e início da era Reiwa no dia primeiro de maio — quando um novo imperador toma posse no Japão —  a Famitsu, tradicional publicação japonesa sobre games, montou um ranking com os 20 melhores jogos lançados durante o período, que se estendeu nos últimos trinta anos. A lista foi montada a partir dos votos enviados por 7151 leitores. Confira:


1. Chrono Trigger (SNES)
2. The Legend of Zelda: Breath of the Wild (Wii U/Switch)
3. NieR: Automata (Multi)
4. Final Fantasy VII (PS)
5. Okami (PS2/Wii)
6. The Legend of Zelda: Ocarina of Time (N64)
7. Final Fantasy X (PS2)
8. Pokémon Red/Green/Blue/Yellow (GB)
9. Dragon Quest V (SNES)
10. Xenogears God Only Knows (PS)
11. Vainglory (Mobile)
12. Suikoden II (PS)
13. Earthbound (SNES)
14. Splatoon 2 (Switch)
15. Tactics Ogre: Let Us Cling Together (SNES)
16. Monster Hunter Freedom Unite (PSP)
17. Kingdom Hearts (PS2) e Metal Gear Solid 3: Snake Eater (PS2) (empatados)
19. Final Fantasy XV (PS4/XBO)
20. Final Fantasy XI (PS2) e Pokémon Diamond & Pearl (DS) (empatados)

Apesar de os votos para cada um dos jogos não ter sido divulgado, a Famitsu constatou que a primeira colocação foi a mais votada pela demografia pertencente aos leitores na faixa dos quarenta anos, enquanto o segundo foi o mais votado por aqueles na faixa dos trinta e o terceiro, o mais votado pela faixa dos vinte.

Além disso, outro destaque surpresa é a presença de Vainglory na lista. Provavelmente longe do radar em qualquer hipótese anterior em relação aos maiores jogos dos últimos trinta anos, o título para Android e iOS conseguiu abocanhar a décima primeira colocação entre os leitores japoneses, sendo o único game ocidental da lista.

A Famitsu é conhecida por seu sistema singular de reviews, onde uma comissão composta por quatro pessoas atribuem uma nota de zero a dez aos games, possibilitando uma pontuação total de até quarenta pontos. No total, vinte e cinco jogos já receberam tal honraria, sendo o último deles Dragon Quest XI (PS4/PC), em 2017.

Fonte: siliconera

É jornalista formado pelo Mackenzie e pós-graduado em teoria da comunicação (como se isso significasse alguma coisa) pela Cásper Líbero. Tem um blog particular onde escreve um monte de groselha e também é autor de Comunicação Eletrônica, (mais um) livro que aborda história dos games, mas sob a perspectiva da cultura e da comunicação.


Disqus
Facebook
Google