Famitsu monta ranking com os melhores jogos dos últimos 30 anos

Chrono Trigger (SNES), The Legend of Zelda: Breath of the Wild (Wii U/Switch) e NieR: Automata (Multi) ocupam o pódio; apenas um jogo ocidental (e mobile) consta na lista.


Com o fim do período Heisei, iniciado em 1989, e início da era Reiwa no dia primeiro de maio — quando um novo imperador toma posse no Japão —  a Famitsu, tradicional publicação japonesa sobre games, montou um ranking com os 20 melhores jogos lançados durante o período, que se estendeu nos últimos trinta anos. A lista foi montada a partir dos votos enviados por 7151 leitores. Confira:


1. Chrono Trigger (SNES)
2. The Legend of Zelda: Breath of the Wild (Wii U/Switch)
3. NieR: Automata (Multi)
4. Final Fantasy VII (PS)
5. Okami (PS2/Wii)
6. The Legend of Zelda: Ocarina of Time (N64)
7. Final Fantasy X (PS2)
8. Pokémon Red/Green/Blue/Yellow (GB)
9. Dragon Quest V (SNES)
10. Xenogears God Only Knows (PS)
11. Vainglory (Mobile)
12. Suikoden II (PS)
13. Earthbound (SNES)
14. Splatoon 2 (Switch)
15. Tactics Ogre: Let Us Cling Together (SNES)
16. Monster Hunter Freedom Unite (PSP)
17. Kingdom Hearts (PS2) e Metal Gear Solid 3: Snake Eater (PS2) (empatados)
19. Final Fantasy XV (PS4/XBO)
20. Final Fantasy XI (PS2) e Pokémon Diamond & Pearl (DS) (empatados)

Apesar de os votos para cada um dos jogos não ter sido divulgado, a Famitsu constatou que a primeira colocação foi a mais votada pela demografia pertencente aos leitores na faixa dos quarenta anos, enquanto o segundo foi o mais votado por aqueles na faixa dos trinta e o terceiro, o mais votado pela faixa dos vinte.

Além disso, outro destaque surpresa é a presença de Vainglory na lista. Provavelmente longe do radar em qualquer hipótese anterior em relação aos maiores jogos dos últimos trinta anos, o título para Android e iOS conseguiu abocanhar a décima primeira colocação entre os leitores japoneses, sendo o único game ocidental da lista.

A Famitsu é conhecida por seu sistema singular de reviews, onde uma comissão composta por quatro pessoas atribuem uma nota de zero a dez aos games, possibilitando uma pontuação total de até quarenta pontos. No total, vinte e cinco jogos já receberam tal honraria, sendo o último deles Dragon Quest XI (PS4/PC), em 2017.

Fonte: siliconera

É jornalista formado pelo Mackenzie e pós-graduado em teoria da comunicação (como se isso significasse alguma coisa) pela Cásper Líbero. Gosta de usar conceitos acadêmicos para discutir sobre videogame. Se você gosta das groselhas que escreve, pode ler mais um pouco das suas asneiras em seu blog particular.


Disqus
Facebook
Google