O Saga Entretenimento fez a festa geek no Arena das Dunas

O estádio da Copa do Mundo do Brasil localizado em Natal/RN foi palco de mais um evento voltado para a cultura pop.

O estádio Arena das Dunas, um dos mais belos do país, foi palco de jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014 — aquela famigerada copa do 7 x 1. Hoje, quase dois anos depois, o estádio vive dos jogos dos times locais, de shows de grande porte e, por que não, de atrações para o público geek. Este foi o caso no fim de semana passado (16 e 17), quando o pessoal do Saga Entretenimento levou diversas atrações às dependências do Arena, com direito a muito cosplay, atrações nacionais e, naturalmente, os jogos eletrônicos.


No sábado (16), houve uma verdadeira prova que há espaço para todos nos estádios — ao menos nesses novos e caros construídos em 2014. Enquanto o público geek curtia as diversas atrações do Saga em uma das áreas do local, acontecia a final do segundo turno do Campeonato Potiguar, com vitória do ABC sobre o Alecrim pelo placar de 2 x 0. Um público não teve o menor contato com o outro e não parecia mesmo que estavam no mesmo local. Tudo correu muito bem, como deveria ser sempre.

Dentre os convidados, estavam muitos youtubers, que já fazem parte do nosso dia a dia e, com milhares de fãs, são os queridinhos do público, que se aglomera em torno dos mesmos para conseguir uma foto ou autógrafo — felizmente havia uma área apropriada para essa interação. T3ddy e Mítico Jovem subiram ao palco principal para um bate-papo, respondendo a perguntas do público e do apresentador. Ísis Vasconcellos e 7Minutoz ficaram responsáveis pelos shows de encerramento de cada dia — sábado e domingo, respectivamente.
Nem só de youtubers se faz um evento como esse e, mostrando a força dos e-sports, o Matheus Tavares, ou Matheus “Picoca” como é mais conhecido, membro da paiN Gaming no CBLoL, falou sobre o cenário profissional, dos treinos e de como começou a sua carreira na área. Ele ainda tirou dúvidas do público e deus dicas para melhorar em League of Legends.

Um dos convidados mais esperados, ao menos por mim, foi o dublador Ricardo Juarez, que empresta a sua voz para diversos personagens, como Johnny Bravo (Cartoon Network), Tygra (Thundercats), Edu (Du, Dudu e Edu), Barney (Os Simpsons), Saltitão (Apenas um Show), Kratos (God of War Ascension) e Draven e Hecarim (League of Legends). Ele também é locutor, fazendo várias vinhetas para a Rede Globo — lembra o “Atenção emissoras da Rede Globo para o top de 5 segundos…"? — e narrador em Digimon Adventure. Ricardo falou sobre sua carreira e, como esperado por todos, deu diversas amostras para o público, com direito a uma frase especial para uma criança fã de Johnny Bravo, a pedido da mãe do garoto.
Ir a esse tipo de evento e não ver cosplays é como ir à praia e não pisar na areia. O Saga contou com as categorias Desfile e Tradicional, e levou os irmãos Maurício e Mônica Somenzari, campeões brasileiros e mundiais de cosplay, para falar sobre suas carreiras e tirar as dúvidas do público, além de serem os jurados do concurso. Mais uma vez, diversos personagens dos games, como League of Legends e The Witcher, foram lembrados pelos participantes, além do universo pop em geral, buscando inspiração nos filmes de sucesso, a exemplo dos recentes Star Wars: O Despertar da Força e Deadpool.

Extremamente profissional foram as apresentações do concurso de K-Pop, tanto em grupos quanto individual. As apresentações foram muito bem coreografadas, incluindo acrobacias de nível muito complexo, que levaram  o público ao delírio. Além do concurso, o premiado grupo convidado The Little Toys fez a sua apresentação, reproduzindo muito bem as coreografias de grupos pops coreanos.

O pessoal que foi ao Saga ainda pôde soltar a voz no animekê (karaokê com músicas de animes) e comprar diversas lembrancinhas nos estandes das lojinhas. Camisetas, plaquinhas, adereços, chapéus, figures, bolsas, chaveiros e diversos outros presentinhos fizeram a alegria de quem os comprou, ou recebeu.

Jogos para todos os gostos

Mais da metade do evento foi dedicado aos jogos, sejam eletrônicos ou não. Foram 5 áreas para dividir bem as opções: videogames, board e card games, Just Dance, Hearthstone e e-sports. Todos contaram com torneios próprios e muito free play para os visitantes.

Na área reservada para os consoles, os jogos escolhidos foram os mais comuns no cenário competitivo e que todos estavam esperando. Destaque para os jogos de luta: Street Fighter V (PS4), Mortal Kombat X (PS4), Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4 (PS4), Super Smash Bros. para Wii U e Cavaleiros do Zodíaco: Alma dos Soldados (PS4). Outros games foram FIFA 16 (PS4), Mario Kart 8 (Wii U) e a surpresa do ano passado Rocket League (PS4). As partidas, como de costume, foram acirradas, juntando a torcida em torno dos jogadores. A jogatina livre também correu solta, nos momentos que as partidas oficiais não estavam sendo realizadas.
O pessoal dos card games duelou nos torneios de Yu-Gi-Oh! TCG, Pokémon TCG e Magic: The Gathering. Já nos board games, o público teve a oportunidade de jogar e aprender diversos jogos de tabuleiro, com a participação do pessoal do Dunas Jogos de Tabuleiro e do Trampolim da Aventura, referências locais quando o assunto é jogar "offline".

Just Dance 2016 (XBO), um dos mais procurados pelos visitantes, teve boa participação do público, que dançou muito em frente ao telão, mesmo quando não estavam participando do jogo, o que não os impediu de acompanhar os passos que vão aparecendo na tela, em uma verdadeira coreografia, como se todos tivessem ensaiado juntos por semanas, e não apenas tivessem se encontrado ao acaso no evento — típico de Just Dance.

As estrelas do evento de games, sem dúvida, foram os e-sports. Tiveram direito a um telão enorme e área ampla para os visitantes acompanharem e narração das partidas. Os mais que famosos Counter-Strike: Global Offensive (CS: GO), Defense Of The Ancient 2 e League of Legends (LoL), todos para PC, foram os jogos escolhidos para representar os esportes eletrônicos no Saga, que ainda contou com um bate-papo especial com William “Gordox” Lemos, especialista em FPS e MOBAS.
Natal/RN é uma referência no cenário geek nordestino, ao lado de Recife/PE e Fortaleza/CE. O Nordeste, famoso por sua rica cultura, prova mais uma vez que tem espaço para a diversidade, mesmo que seja do Japão ou Coreia. Por isso, quem procura um evento divertido e tranquilo, sem brigas e com muitas atrações geeks, certamente curtiu o Saga Entretenimento deste ano e pode comparecer aos demais eventos do gênero já programados para 2016 — Yujô Fest em agosto e Re:Saga em outubro. Nos vemos lá.

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google