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Prévia: Dragon Ball Z: Battle of Z e sua promessa de épicas batalhas online para até oito jogadores

em 25/08/2013

Recentemente, a equipe do GameBlast teve a oportunidade de testar alguns dos futuros lançamentos da Namco Bandai, e uma das melhores surpr... (por Samuel Coelho em 25/08/2013, via GameBlast)

Recentemente, a equipe do GameBlast teve a oportunidade de testar alguns dos futuros lançamentos da Namco Bandai, e uma das melhores surpresas que tivemos foi perceber que a grande maioria destes títulos terá seus menus e suas legendas completamente localizados para o português do Brasil. No meio dessa coletânea de jogos, que incluía títulos como Dark Souls II, Cavaleiros do Zodíaco: Bravos Soldados, Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 3 Full Burst, One Piece: Pirate Warriors 2 e um novo jogo do Pac-Man para consoles e portáteis,  um dos títulos que mais chamou a atenção foi Dragon Ball Z: Battle of Z, que será a mais nova entrada da série de Akira Toriyama para PS3, Xbox 360 e PS Vita. Infelizmente, diferente de todos os outros jogos demonstrados, só pudemos assistir a uma rápida apresentação e a um breve teste feito por Jason Enos, produtor na Namco Bandai Games.

A nova proposta

A proposta de Dragon Ball Z: Battle of Z tem um foco muito grande em um sistema multiplayer, que será sempre não-local, mas que contará com modos online para até oito jogadores simultâneos. Um deles é cooperativo e o outro será uma disputa entre dois times de até quatro jogadores cada. No modo cooperativo poderemos nos unir a outros três jogadores para enfrentar poderosos grupos de inimigos e tentar remontar as épicas batalhas vistas na história original, mas sem necessariamente ter a obrigação de seguir à risca os eventos da série. Aliás, criar versões alternativas para o desenrolar dos fatos parece ser um dos maiores incentivos que o jogo tenta dar aos jogadores, apesar de poder não agradar todos os fãs.

Ao que parece, os personagens contarão com um atributo análogo ao muito popular "Poder de Luta” ̶  que determinava o grau de força e de habilidade dos personagens na série de TV e no mangá. Participando das batalhas o jogador acumulará “pontos de experiência” e também uma série de itens especiais, que poderão ser utilizados para subir o nível dos personagens e customizar suas habilidades.

Uma coisa ainda incerta é se o jogo contará com um sistema de combos de grupo satisfatório e funcional. A ausência disso geraria consequências bem complicadas, já que numa batalha travada entre até oito competidores, tudo na tela do jogo pode acabar virando uma grande confusão.

O que se sabe ao certo é que Battle of Z contará com um sistema de trava para a mira que parece bem intuitivo e funcional, e que os cenários estarão sob uma perspectiva de câmera que os deixará muito mais amplos, algo que pode facilitar e muito a aplicação de combos e a elaboração de estratégias.

Aos moldes do jogo de arcade Dragon Ball Z: Tenkaichi Tag Team (de 2011), em Battle of Z os jogadores poderão não apenas voar ou planar pelo campo de batalha como também aterrizar e correr livremente pelos terrenos do cenário.

Um déjà vu nostálgico

Battle of Z pode lembrar bastante um dos jogos de Dragon Ball Z que mais marcou a infância de muitos jogadores: Dragon Ball Z: Legends. Os principais fatores responsáveis por essa associação são as batalhas entre vários guerreiros lutando simultaneamente e a presença da Genki Gauge, uma barra de energia que é preenchida todas as vezes que um aliado ataca um oponente e que pode ser usada pelos membros do grupo para soltar os ataques mais devastadores que existirão no jogo.

Em Legends, tínhamos a Power Balance, uma barra que era preenchida da mesma forma que a barra de Battle of Z, e que servia aos mesmos propósitos. A única diferença óbvia entre a Power Balance e a Genki Gauge é que a primeira era compartilhada com aliados e inimigos, e sempre que um grupo ganhava energia o outra perdia. Já em Battle of Z, existe uma barra para cada equipe de guerreiros.

Quando menos é mais

É bem provável que os gráficos do jogo não se destaquem por sua contagem de polígonos por personagem. Mas, talvez, justamente por conta dessa redução, que provavelmente se consolidará para viabilizar o modo multiplayer, o jogo venha a mostrar um trabalho artístico de texturização dos mais belos e detalhados já vistos em um jogo da série.

Pudemos ver alguns serrilhados, mas, ao mesmo tempo, tudo parecia muito mais fiel ao que víamos nos traços originais de Akira Toriyama, tanto no mangá quanto na TV. E vale lembrar que o jogo ainda está em fase de desenvolvimento, logo, até mesmo esse problema com serrilhados pode ser solucionado ou pelo menos suavizado até o dia de lançamento do jogo.

Restrições para o multiplayer

Uma iniciativa tomada em favor do gameplay, que irá ocorrer numa arena com vários competidores executando ações simultaneamente, foi não permitir que dois usuários joguem a partir do mesmo console, ou seja, todas as partidas multiplayer tomarão lugar através do uso de alguma conexão por rede. Contudo, o jogo contará com todas as versões do modo online adaptadas para apenas um jogador. Nestes casos, os oponentes e aliados serão controlados pela inteligência artificial do jogo, sendo que você poderá mudar levemente a estratégia de seus aliados emitindo-lhes ordens através do direcional digital.

Dragon Ball Z: Battle of Z tem previsão de lançamento para 31 de março de 2014, e sairá para as plataformas PS3, Xbox 360 e PS Vita. Contando com cenários de batalha bem maiores do que os dos jogos anteriores, e com o uso de um cel shading com cores vivas e traços muito bem definidos, o jogo promete trazer consigo um ar de novidade não apenas ao gameplay, mas também ao visual e aos níveis de imersão, que serão alavancados pelo seu inovador sistema de multiplayer com alto fator de customização de personagens. E tem mais, pelo o que a própria arte da capa feita para o jogo sugere, em Battle of Z Goku poderá ter acesso à sua forma de Super Saiyajin Deus. Ao que parece, agora mais do que nunca poderemos sentir na pele como seria lutar ao lado dos guerreiros Z ao longo de batalhas épicas e memoráveis. Torçamos para que isso seja verdade.
Dragon Ball Z: Battle of Z (PS3, X360, PS Vita) 
Publicadora: Namco Bandai
Desenvolvimento: Artdink
Gênero: Luta 
Lançamento: 31 de março de 2014
Expectativa: 3/5 
Revisão: José Carlos Alves
Capa: Hugo Henriques

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