Hands-on

Testamos Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 3 Full Burst e compartilhamos o que achamos da versão definitiva de UNS3!

Sabe, eu sempre sou um pouco hesitante sobre o uso de DLCs em qualquer tipo de jogo, o que acaba me mantendo particularmente afastado da m... (por Fellipe Camarossi em 14/08/2013, via GameBlast)

Sabe, eu sempre sou um pouco hesitante sobre o uso de DLCs em qualquer tipo de jogo, o que acaba me mantendo particularmente afastado da maioria dos jogos da Capcom. Os motivos variam bastante, desde achar desnecessária a maior parte das adições até crer que jogos devem ser vendidos completos, e não em partes. Além disso, vez ou outra aparece uma edição especial do jogo que já vem com todos os seus conteúdos extras, o que faz valer a espera. Bem, se você não esperou e comprou Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 3 (X360/PS3), bem... Eu sinto muito.


Tive a oportunidade, junto com o colega redator Gustavo Dourado – cujos comentários estarão em caixa de quote nesta matéria –, de testar o jogo Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 3 Full Burst, a versão definitiva do jogo previamente citado com uma bela dose de conteúdo extra, desde novas roupas para os personagens até um capítulo totalmente novo, e o GameBlast divide com você agora o que esperar dessa nova (velha) aventura de uma das séries mais famosas do mundo.

Tá, mas o que tem de novo?

Logo ao começar o teste da demo é possível notar que os menus continuam praticamente os mesmos, tanto que se houve alguma alteração, eu não notei. Quando digo que é o jogo anterior com conteúdo extra, é literalmente isso, pois nota-se logo na interface que é praticamente a mesma coisa. Todos os menus continuam no mesmo lugar e qualquer coisa que você tivesse conquistado em seu Ultimate Ninja Storm 3 é carregada para o Full Burst. Isto, é claro, se você adquirir os dois jogos mesmo levando isso em conta.

A grande maioria dos personagens está com os mesmos ataques da última versão, literalmente os mesmos. Todos os combos, especiais e técnicas dos personagens testados estavam intocados em relação à UNS3. Em compensação, a grande maioria dos 89 lutadores possuíam mais de uma vestimenta, algumas bem peculiares (como a roupa de Napoleão para Sasuke) e outras apelando para o fanservice (como quase todas as personagens femininas lutando com roupas de banho). Bem, a minha opinião sobre esse tipo de artifício vocês já sabem.

A história é a mesma, se passando na Quarta Guerra Ninja declarada por Uchiha Madara.
A jogabilidade parece intocada, cada botão continua fazendo o mesmo (como é de praxe desde o primeiro Ultimate Ninja Storm), e os gráficos são praticamente idênticos – embora eu tenha percebido um certo nível de serrilhado nos personagens, mas isso pode ser por causa da resolução da TV ou por ser uma versão de demonstração, não mostrando a arte final. Mas se tudo isso está praticamente igual, de onde é que vem o “Full Burst”?

Bem, isso eu precisei fuçar um pouco mais pra achar.
O jogo apresentou gráficos ao nível da franquia, algo realmente bom, mas havia de fato alguns serrilhados, sendo que apareciam apenas nos personagens, os cenários nunca eram afetados com isso. Uma coisa um pouco “curiosa”, foi o fato dos loads terem aumentado de uma forma, digamos, significativa, pelo menos é o que acho, pois até para selecionar os personagens demora um tempo, algo que pode vir a irritar os mais “apressadinhos”. Os personagens estão super balanceados (mesmo com a surra que levei com um Tengai Shinsei, técnica de Uchiha Madara), o que coloca adiciona mais ainda ao argumento: Depende do Jogador.

Naruto Shippuden em carga total

Para começar, os fãs de Kabuto irão à loucura ao vê-lo encabeçando a lista de personagens em sua forma Sennin (ou “Ermitão”, em tradução livre), presente na saga mais recente do mangá Naruto Shippuden. Pelo que testei dele, é um personagem de grande alcance em combate e de muita velocidade, mas de dano mediano. Todas as técnicas são fiéis à obra de Kishimoto e foram passadas de maneira exímia para o jogo.

Acompanhando o personagem, um capítulo extra foi adicionado ao modo história, envolvendo um grande embate com Kabuto em sua forma mais poderosa. Não irei revelar detalhes aqui para não haver spoilers, mas os fãs do anime e do mangá devem saber bem a qual evento estou me referindo. Pode-se esperar que seja um confronto de dificuldade altíssima, equiparável ao das lutas finais do jogo ou até mesmo superior.

Não importa onde seu oponente esteja, suas serpentes o alcançarão.
Agora vamos falar de grandes números; como citado anteriormente, estão presentes diversas roupas adicionais para os personagens mais importantes da série, totalizando 38 vestimentas dos mais variados tipos. Ainda falando em números altos, foram adicionadas 100 novas missões com os mais diversos objetivos e dificuldades. Evidente que não houve tempo de testar todas, mas foi possível notar o grau de desafio de algumas apenas pelos seus nomes.

Por fim, as cutscenes tiveram uma melhoria gráfica que deixou o traço mais liso, bonito e fluido. Isso é algo que me deixou preocupado, pois, enquanto as animações estavam perfeitas, os personagens possuíam o bendito serrilhado no combate e na tela de seleção de lutadores. Por este motivo eu temo que a versão final acabe por carregar este pequeno defeito, embora queira crer que isso não vai ocorrer.

UNS3 e UNS3FB, respectivamente.

Namco Bandai fazendo cosplay de Capcom

Vejam bem, com tudo isso que foi dito, vocês devem estar pensando: “tá, mas e o que mais?”. Eu pensei justamente o mesmo. Imaginei que o jogo traria realmente uma carga enorme de conteúdo para justificar o reinvestimento de quem já fez a aquisição do jogo anterior, mas não é o caso. Todo o conteúdo aqui disponível (exceto a melhora nas cutscenes) poderia ser disponibilizado em DLCs (como a maioria já foi). O que chamam de “versão definitiva” me parece mais uma “versão caça-níqueis”.

"Será que eles vão engolir essa?"
É algo semelhante ao que aconteceu em Marvel vs Capcom 3 e Street Fighter IV, onde são lançadas constantemente novas versões do mesmo jogo com algumas melhorias e conteúdos extras, cada vez sai uma versão mais definitiva que a anterior. É uma conduta que eu acredito ser desrespeitosa com o jogador fiel à franquia, algo que se espera da Capcom por seu histórico, mas não da Namco Bandai.

Como dito pelo meu amigo Fellipe, também sou contra a “era dos DLCs”, a qual foi, de certa forma, imposta pela minha respeitada Capcom.
Sempre, ou melhor, quase sempre, somos surpreendidos (ou quase) com uma versão definitiva de algum jogo contendo como extra apenas os DLCs anteriormente lançados, sem nem mesmo terem recebido o capricho de algum conteúdo exclusivo no disco (Skyrim: Legendary Edition que o diga). Ao menos essa versão do UNS3 virá com um novo capítulo e com novas missões, algo que pode agradar alguns. Uma das coisas que mais gostei foi o fato de terem respeitado os que se sacrificaram e compraram a primeira leva com o DLC da Goku Costume, para o Naruto, algo realmente ótimo, ao menos a meu ver, pois a compra dos sortudos ainda teve algum propósito.
Desabafo feito, Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 3 Full Burst (respira) é um excelente jogo para quem não possui a versão anterior, Ultimate Ninja Storm 3. Se você já o comprou, recomendo que espere até o próximo jogo da série, e se não, é essa a sua chance de ter todos os conteúdos extras de uma só vez. Também vale ressaltar que este será o primeiro jogo da série a ir para os PCs, o que pode ser um atrativo para os jogadores que não possuem ou não usam consoles.


Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 3 Full Burst foi testado em um PS3 e será lançado no verão de 2013, para PC, Xbox 360 e PS3.

Revisão: Samuel Coelho
Colaborador: Gustavo Dourado

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google