Item Box

Desvende os mistérios e crimes registrados no Caderno de Anotações do detetive Cole Phelps, de L.A. Noire

A vida de um detetive de Los Angeles não é fácil, especialmente em meados da década de 1950. Provas, evidências e testemunhos importantes ... (por Anônimo em 24/08/2013, via GameBlast)

A vida de um detetive de Los Angeles não é fácil, especialmente em meados da década de 1950. Provas, evidências e testemunhos importantes podem se perder e passar despercebidos sem um bom senso de organização, e é pensando nisso que Cole Phelps, o protagonista de L.A. Noire, nunca sai atrás de um caso sem seu confiável caderno de anotações.
Atenção: este texto possui revelações sobre o enredo (spoilers) de L.A. Noire. Leia por sua conta e risco!

Na ponta do lápis

Como detetive do departamento policial de Los Angeles, Cole Phelps utiliza o caderno de anotações como sua principal ferramenta de trabalho para resolver um mistério ou solucionar um caso com eficiência e sucesso. Para o jogador, entretanto, essa ferramenta se apresenta como uma parte integral da experiência do game, no formato de interface de usuário. Todas as formas de menus, inventário e decisões são feitas diegeticamente (isto é, dentro do “universo” do jogo) ao invés de quebrar o ritmo cinematográfico do game com menus desnecessários e distrativos.
O jogador continua vidrado no enredo hollywoodiano do game graças aos menus imersivos que só o caderno pode oferecer.

Botando os pingos nos "i"s

A utilização primária e mais importante do caderno para Cole é durante os interrogatórios com suspeitos e outras pessoas-chave envolvidas nos casos de investigação. Seu caderno é povoado de anotações conforme Phelps investiga a cena do crime e aprende mais sobre as testemunhas, e é partindo dessas notas que ele formula perguntas e extrai mais informações de seus interrogados.
Convenhamos, para um detetive policial, Phelps é um ótimo desenhista!
Além de listar as perguntas mais interessantes e os pontos de maior questionamento do caso, o seu caderno também sempre listará todas as evidências encontradas na investigação de Phelps, uma função que vem a calhar quando é necessário confrontar as mentiras de algumas testemunhas com evidência física.
Já está ficando maior do que a lista do supermercado...

Ajuda dos universitários

Como se todas essas funcionalidades já não fossem o suficiente, durante os momentos mais críticos da investigação, Phelps pode gastar um de seus pontos de Intuição para excluir um dos três possíveis palpites de julgamento dos testemunhos (Verdade, Mentira ou Dúvida) ou pedir a opinião de outros jogadores através da conectividade com a Social Club, da Rockstar. Errar um julgamento de testemunho irá dificultar ainda mais a busca de Phelps para descobrir a verdade, então toda cautela nunca é demais durante os interrogatórios.
Use os Pontos de Intuição com cuidado, já que são recuperados esparsamente ao longo da carreira de Cole.
Como regra universal, as investigações podem se tornar mais fáceis através das seguintes dicas:
  • Somente acuse alguém de mentir se tiver uma prova concreta que contradiz o que ela acabou de confessar. Algumas pessoas podem exigir que você prove a mentira quando confrontadas por um julgamento desses. 
  • Quando você acha que pode extrair mais um pouco de uma confissão do interrogado sem precisar de uma prova, selecione Dúvida. Algumas pessoas são menos abertas à essa aproximação do que outras, entretanto. 
  • Quanto mais evidências você encontrar durante a varredura da cena do crime, mais segurança e opções de questionamento terá. Por isso, tente encontrar todas as pistas do crime antes de iniciar o interrogatório, o que é indicado pelo game através do término da música de fundo. 
  • Você pode revisar suas anotações do caderno antes de decidir como julgar uma confissão, então sempre verifique se nada entra em contradição com o que foi dito.
Analisar as expressões faciais e reações das testemunhas também é importante para definir a veracidade das confissões, mas não se esqueça de que, algumas vezes, as aparências enganam.

Contracapa

A utilidade de um bloco de anotações portátil como esse é tão grande que não é apenas restrita ao policial. Jack Kelso, um velho colega de batalha de Phelps da época da segunda guerra mundial, também possui sua própria versão do caderno, cedida a ele pela companhia que agora o emprega como investigador, a California Fire and Life. Assim como no caso de Phelps, Kelso também utiliza seu caderninho para reunir anotações, impressões, pistas e - pasmem - desenhos dos suspeitos tão detalhados quanto os do detetive.
Jack Kelso tem objetivos diferentes que acabam por cruzar com os de Phelps, mas isso não o impede de organizar suas ideias da mesma forma!

Depois de tantas vantagens, é difícil desmentir a eficácia e a utilidade que um simples caderno de anotações pode trazer para o árduo e tenso trabalho de um policial investigativo. Quem poderia imaginar que mistérios seriam resolvidos e criminosos seriam presos graças ao simples ato de anotar suas ideias no papel?

Mesmo com todos os seus pontos positivos, infelizmente, o caderno de anotações de Cole Phelps só não poderá ajudá-lo em uma situação: quando o sujeito em questão não estiver disposto a conversar!
"Desculpe, mas seu nome é com "Z" ou com "S"? ...Ah, deixa pra lá!"
Revisão: Catarine Aurora
Capa: Stefano Genachi

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google