Dicas e Truques

Crash Bandicoot N. Sane Trilogy (Multi): guia de gemas

Consiga todas as gemas dos três jogos da coletânea do Crash, tanto as comuns quanto as coloridas.


A trilogia repaginada do marsupial mais louco dos videogames nos trouxe muita diversão e exploração. Chegar até o final dos jogos não é o suficiente para completá-los por inteiro, sendo necessário, dentre outras coisas, encontrar todas as gemas brancas e, principalmente, as coloridas. Algumas são bem simples de serem encontradas, mas outras podem dar um pouco de trabalho. Esse guia serve para dar uma força nesses momentos de dúvida.

Crash Bandicoot 1

Para conseguir todas as gemas no primeiro Crash, basta seguir a regra de quebrar todas as caixas da fase, incluindo as de bônus. Vale notar que, no caso das gemas coloridas, ainda é necessário chegar ao final do level sem morrer. A pegadinha é que, em algumas fases, só é possível encontrar todas as caixas após acessar trechos bloqueados, que só são acessíveis após conseguir determinada gema colorida. Abaixo segue uma lista mostrando onde cada uma dessas gemas pode ser encontrada e as fases nas quais elas são necessárias:
  • Gema verde: localizada na fase 10 (Lost City). Necessária nas fases 2 (Jungle Rollers) e 23 (Castle Machinery).
  • Gema laranja: localizada na fase 17 (Generator Room). Necessária na fase 5 (Upstream).
  • Gema azul: localizada na fase 18 (Toxic Waste). Necessária nas fases 6 (Rolling Stones), 16 (Cortex Power) e 22 (Jaws of Darkness).
  • Gema vermelha: localizada na fase 20 (Slippery Climb). Necessária nas fases 8 (Native Fortress) e 12 (Road to Nowhere).
  • Gema roxa: localizada na fase 21 (Lights Out). Necessária na fase 13 (Boulder Dash).
  • Gema amarela: localizada na fase 24 (The Lab). Necessária nas fases 3 (Great Gate) e 21 (Lights Out).
Vale lembrar que há apenas uma gema por fase — seja branca ou colorida — e um total de 26 gemas brancas e 6 coloridas. Abaixo segue um vídeo do pessoal do canal RedPalmTree mostrando como encontrar todas as gemas coloridas:

Crash Bandicoot: Cortex Strikes Back

No segundo jogo da coletânea, há 37 gemas brancas e 5 coloridas. As brancas são adquiridas destruindo todas as caixas, como no primeiro Crash, mas algumas fases têm duas gemas brancas, encontradas ao jogar em passagens alternativas ou cumprir determinado critério. Abaixo segue a lista das fases com uma segunda gema e como adquiri-la:
  • Fase 3 (Hang Eight): complete a fase antes de o tempo acabar.
  • Fase 7 (Air Crash): acesse o caminho da caveira e complete sem morrer.
  • Fase 12 (Sewer or Later): complete o caminho secreto da gema (requer a gema amarela).
  • Fase 14 (Road to Ruin): vá pelo caminho da marcado pela caveira e complete sem morrer.
  • Fase 17 (Diggin It): vá pelo caminho da caveira e complete sem morrer.
  • Fase 18 (Cold Hard Crash): vá pelo caminho da caveira e complete sem morrer.
  • Fase 19 (Ruination): Explore path by checkpoint
  • Fase 21 (Pistion It Away): vá pelo caminho da caveira e complete sem morrer.
  • Fase 23 (Night Flight): vá pelo caminho da caveira e complete sem morrer.
  • Fase 25 (Spaced Out): complete o caminho secreto da gema (requer todas as gemas coloridas).
Gemas coloridas:
  • Gema azul: localizada na fase 1 (Turtle Woods). Basta terminar a fase sem quebrar caixa alguma. Abre caminhos nas fases 3 (Hang Eight) e 25 (Spaced Out).
  • Gema vermelha: complete a fase 2 (Snow Go) usando um portal secreto encontrado na fase 7 (Air Crash). Abre caminhos nas fases 6 (Snow Biz) e 25 (Spaced Out).
  • Gema verde: na fase 10 (The Eel Deal), complete a fase secreta que fica atrás da parede falsa, próxima a um grupo de caixas Nitro. Abre caminhos nas fases 19 (Ruination) e 25 (Spaced Out).
  • Gema amarela: complete a fase 11 (Plant Food) antes que o tempo acabe. Libera caminhos nas fases 12 (Sewer or Later) e 25 (Spaced Out).
  • Gema roxa: na fase 20 (Bee-Having), entre em uma passagem secreta, acima de um grupo de caixas Nitro falsas que formam uma escada. Libera o caminho na fase 25 (Spaced Out).
Abaixo segue um vídeo do canal RedPalmTree mostrando como encontrar todas as gemas coloridas:

Crash Bandicoot: Warped

No terceiro jogo do Crash, há 40 gemas brancas e 5 coloridas para serem encontradas. Algumas fases contam com mais de uma gema, e a primeira gema (branca) tem sempre o mesmo requisito para ser adquirida: quebrar todas as caixas da fase. Já a segunda gema (branca ou colorida), tem outros requisitos, geralmente envolvendo passagens secretas.

As fases com uma segunda gema são: 4, 7, 9, 11, 12, 13, 16, 19, 20, 21, 23, 25, 27, 28, 29 e 30. Abaixo segue como encontrar cada gema colorida:

Gema vermelha
No meio da fase 12 (Deep Trouble), há um grupo de caixas de aço bloqueando a passagem e um cubo vazio que será transformado em uma caixa de TNT após o Crash acertar uma caixa com uma exclamação que fica no fim da fase. Depois disso, basta retornar e seguir pelo caminho que estava bloqueado para chegar até a gema vermelha.

Gemas roxa, azul e verde
Essas três gemas são adquiridas em “Dearth Routes”, que são trechos acessíveis através de plataformas marcadas com caveira e ossos, que só aparecem se você chegar até aquele local sem morrer. A gema roxa é encontrada na fase 13 (High Time); a azul, na fase 20 (Tomb Wader); e a verde, na fase 23 (Flaming Passion).

Gema amarela
Encontrada na fase 7 (Hang 'Em High), mas só é alcançada por uma entrada secreta na fase 27 (Hang 'Em High). Mas antes será necessário adquirir 10 Relics, que são recompensas ganhas ao completar Time Trils em determinados limites de tempo.

Abaixo segue um vídeo do canal RedPalmTree mostrando como encontrar todas as gemas coloridas:

O pessoal que curte o Crash sabe que os jogos do marsupial não são apenas focados em pulos e plataformas, mas também em exploração e coleta de itens. Dentre estes, os mais importantes são as gemas, que ficam mais escondidas e requerem mais habilidade do que simplesmente chegar ao fim da fase, mas trazem aquele sentimento de recompensa ao conseguir cada uma delas.

Alberto Canen é formado em Direito pela UFRN. Joga videogame desde os tempos do Atari e sempre acompanha as novidades na indústria de jogos. Está no Facebook e no Twitter.

Comentários

Google+
Disqus
Facebook