Glossário Gamer – Aprenda os principais termos, gírias e siglas deste universo

Não fique away no chat do squad quando derem a call pra play!


A comunicação é um aspecto fundamental para a convivência em sociedade. Em um mundo cada vez mais globalizado e conectado, muitos termos acabam sendo importados de outras culturas e incorporados na forma como nos comunicamos uns com os outros. Um bom exemplo disso é o bom velho “internetês”, como é popularmente chamada a linguagem usada ao conversar informalmente pela internet. Independente de onde se esteja no globo, o mesmo termo é facilmente reconhecido e identificado por quem vai receber a mensagem.



Com a popularização e a expansão das redes sociais, mais formas de se comunicar surgiram, criando uma uniformidade na maneira como nos expressamos ao compartilhar e curtir conteúdo na internet. Surgiram as hashtags, a identificação vinculada ao símbolo de arroba (@) e termos que já estamos habituados a ver no dia a dia, como viralizar, cancelar e exposed.
Graças as redes sociais, o mundo está a cada dia falando de forma mais parecida.
Nos games não é tão diferente. Quem nunca ficou perdido ao ouvir alguém conversando no bate-papo de voz de um jogo e usar termos estranhos, mas que fazem todo o sentido para o pessoal que está falando? Alguns parecem verdadeiros códigos, e de certa forma são, mas o principal objetivo é agilizar a comunicação entre os membros do grupo para que consigam fazer aquela jogada que pode virar a partida.

Na matéria especial de hoje vamos aprender um pouco do vocabulário usado pelos gamers: siglas, gírias, abreviações e outras formas de comunicação que são usadas durante as sessões de jogatina da galera. É bem capaz que você já use alguns e nem saiba direito o que significam. Para alguns vamos colocar até alguns exemplos para deixar essa lista mais didática. Partiu?

AFK (Away from keyboard)

Em tradução literal, significa ‘longe do teclado’. É quando o jogador deixa de jogar porque precisou se ausentar para ir ao banheiro ou tomar água, por exemplo. É geralmente usado quando se está jogando no PC.
Exemplo: Estou AFK!

Avatar

É a representação do jogador em um ambiente virtual. Comum em jogos nos quais você pode criar e customizar o visual de seu personagem, como nos RPGs.
Exemplo: Meu avatar nesse jogo é esse urso panda!

Ban

É o ato de banir algo ou alguém de um jogo ou transmissão.  É comum em jogos do gênero MOBA, como League of Legends (PC), em que os jogadores podem votar para deixar determinado personagem inutilizável naquela partida. Outra aplicação é como punição a um jogador por realizar alguma atitude considerada ilegal, como usar de trapaças ou violar regras em uma competição.


Nas lives, é quando o streamer responsável pela transmissão expulsa alguém de forma definitiva, geralmente por causa do mal comportamento da pessoa no bate-papo, seja por estar falando o que não devia ou ter feito spam excessivo.
Exemplo: Vou te reportar e tu vai tomar ban!

Bait

Em tradução literal, significa 'isca'. É quando alguém arma uma situação para atrair o adversário durante a partida e induzi-lo a cometer um erro, ou seja, uma armadilha.
Exemplo: Eita, caí na bait do cara!

Bot

É uma forma simplificada do termo em inglês ‘Robot’. O uso mais comum deste artifício são os personagens controlados pelo computador em um jogo multiplayer, seja pela falta de jogadores para fechar uma partida ou para uso em modos de treinamento em games de tiro ou de luta.

Outro significado é nos jogos do gênero MOBA, se referindo à bottom lane, a rota inferior do mapa. Para agilizar o papo, é normal dizerem que “vão pela bot”.
Exemplo: Ganhei muito fácil! Capaz que era tudo bot!

BRB (Be right back)

Em tradução literal, significa ‘já volto’. Pode-se dizer que é uma variante do AFK.

Buff

Termo que indica que aspectos positivos foram atribuídos a algo ou alguém. É quando um personagem recebe melhorias que o deixam mais forte, rápido ou eficiente em relação a sua situação anterior, seja por meio de habilidades dentro do próprio jogo, como usar uma magia em um RPG, ou via atualização, como nos jogos de luta.

O efeito inverso é chamado de debuff ou nerf. No Brasil é geralmente usado como um verbo: buffar.
Exemplo: O Ryu ficou muito buffado depois dessa última atualização!

Bug

É o termo geralmente usado para dizer que o jogo tem algum defeito. No Brasil é comum dizer que quando o game tem um erro ele está bugado.
Exemplo: Esse jogo é bugado demais!

Build

É a coleção de equipamentos ou habilidades que determinam as principais características de um personagem. É comumente usada nos jogos do gênero MOBA, em que os jogadores criam a build do personagem que estão usando de acordo com a situação na partida.
Exemplo: Essa build é ótima para defesa no início da partida.

Button Mashing

Geralmente chamado de ‘esmagar botões’, é o ato de pressionar repetidamente o mesmo botão para executar determinada ação num jogo. Em alguns casos é eficiente, em outros, bom, nem tanto.

Call

A ordem ou comando para a execução de alguma jogada. É comumente usada em jogos multiplayer online para coordenar a ação do grupo.
Exemplo: Quando eu der a call a gente cai matando, galera!

Camper

É o jogador que fica parado no mesmo lugar, esperando, sem ajudar o time e aguardando uma oportunidade eventual para fazer algo de útil. Por aqui, é comum dizer que a pessoa está “camperando”.

Char

Forma contraída do termo em inglês ‘character’, que significa ‘personagem’.
Exemplo: Meu char favorito do Mortal Kombat é o Scorpion!

Chat

É o bate-papo. Seja ele em uma janela de texto ou um canal de voz com dois ou mais participantes.

Cheat

Significa ‘trapaça’. É utilizada para obter uma vantagem indevida em um jogo, como ter invencibilidade ou munição infinita. O indivíduo que faz uso deste artifício é chamado de ‘cheater’.
Exemplo: Seu cheater! Vou reportar você!

Combo

Uma combinação de eventos. Em um jogo de luta, pode ser uma sequência de golpes. Em um jogo de esporte, pode ser uma sequência de manobras sem errar. Em um jogo de tiro, pode ser o número de vezes que um alvo foi acertado sem que o jogador receba dano.
Exemplo: Saca só esse combo que eu aprendi a fazer!

Comeback

Este é um termo comumente usado nos jogos de luta. É quando um jogador consegue dar a volta por cima e vence a partida com uma reviravolta surpreendente. Um dos comebacks mais famosos da história é o chamado EVO Moment #37.

Na ocasião, Daigo Umehara (Ken) imortalizou um dos momentos mais icônicos do cenário competitivo dos jogos de luta na etapa semifinal de Street Fighter III - Third Impact contra o americano Justin Wong (Chun-Li) em 2004. Apesar do feito, Daigo foi derrotado na final por seu conterrâneo Kenji "KO" Obata.

Cooldown

Em uma tradução literal, o termo significa ‘resfriar’. É usado para indicar que um tempo precisa ser respeitado para que a habilidade de um personagem esteja disponível para ser usada novamente. Bem comum em jogos de RPG e MOBA.
Exemplo: O tempo de cooldown dessa habilidade é muito longo!

Counter

Indica uma ação de contra-ataque. Quando uma ação pode ser contra-atacada, diz-se que ela pode ser “counterada”, levando novamente para o lado aportuguesado do termo. Jogos de luta e MOBA são os que geralmente contam com esse termo.
Exemplo: Esse char é bom pra counterar aquele outro lá!

DPS (Damage per second)

Pode ser traduzido como ‘dano por segundo’. É comumente usada para designar uma classe de personagem especializada em causar muito dano em pouco tempo ou a eficiência de um equipamento, uma arma no caso, em relação a outras.
Exemplo: Minha classe favorita para jogar em Overwatch é DPS!

DLC

É a sigla para Downloadable Content, que significa conteúdo baixável. São complementos de jogo que podem ser obtidos de forma gratuita ou paga. Exemplos de DLC são personagens extras para jogos de luta, expansões de história para um jogo single player ou um conjunto de equipamentos para um jogo de RPG.

Diferente das microtransações, o conteúdo disponibilizado via DLC só pode ser adquirido uma única vez.

Easter Egg

É o nome dado a uma mensagem ou referência escondida dentro de um jogo pelos desenvolvedores. Costuma ter um teor cômico. O termo se refere aos Ovos de Páscoa que, na tradição norte-americana, são escondidos no jardim das casas para que as crianças procurem na manhã de Páscoa.
Exemplo: Este jogo tem vários Easter Eggs!

Farm/farmar

Ato de se dedicar a uma ação para obter um item específico ou acumular outros atributos, como pontos de experiência, dinheiro ou equipamentos. Consiste na prática de permanecer em um mesmo lugar por um longo período de tempo realizando a mesma ação até que o objetivo seja alcançado.
Exemplo: Hoje vou farmar moedas pra comprar aquela espada!

Frag

O ato de marcar um ponto ou matar alguém durante uma partida, só que aproveitando da habilidade alheia, sendo a pessoa que realizou a ação final. Assim o registro o abate, gol, etc., fica para quem executou a ação final. Geralmente usado em jogos de tiro, quando um jogador obtém o kill de outro.
Exemplo: Você pegou meu frag, seu ladrão!

Free to play ou F2P

É a terminologia utilizada para os jogos gratuitos para jogar, ou seja, basta fazer o download, instalar e em alguns casos criar um cadastro para jogar. Costumam se manter por meio de microtransações internas opcionais ao jogador, como a liberação de mais personagens, cenários, modos de jogo ou itens de caráter cosmético.

Alguns dos jogos free to play mais populares da atualidade são League of Legends (PC), Fortnite (Multi), Call of Duty: Warzone (Multi) e Free Fire (Mobile).



FPS

Nesse caso, pode ter dois significados. Pode ser a sigla para ‘First Person Shooter’, que são os jogos em primeira pessoa, ou ‘frames per second’ que significa ‘quadros por segundo’, se referindo à taxa de atualização da tela.
Exemplo: Esse jogo roda a 60FPS no meu PC!

Gank

Muito utilizado no gênero MOBA. Consiste na emboscada organizada pelo time para surpreender a equipe adversária. O mais comum é usar de vantagem numérica quando algum oponente está sozinho.
Exemplo: Prepara pra dar o Gank nesse perdido aí!

GDLK

É uma forma abreviada do termo ‘Godlike’, que pode ser traduzido como divino, no sentido de espetacular. Geralmente usado quando alguém executa uma jogada impressionante.
Exemplo: Você tinha que ver! Aquela jogada foi muito GDLK!

GG/WP

Abreviação do termo ‘Good Game’, que significa ‘Bom Jogo’. É comumente usada no fim de uma partida para agradecer os demais jogadores que participaram daquela sessão. WP significa 'Well Played' (Bem jogado), e é usado na mesma situação.

A sigla também é usada em tom irônico quando o time jogou mal.
Exemplo: GG galera! GG!

Guild

Guilda, grupo ou clã, seja ele formado por seu grupo de amigos ou de outros jogadores que nunca se viram pessoalmente. Costumam se reunir para executar determinadas atividades em conjunto, como quests, eventos ou campeonatos.
Exemplo: Nossa guild é TOP 10 no servidor brasileiro!

Headshot

É o tiro na cabeça. Pode ser abreviado como HS. Dependendo do jogo, pode causar muito dano ou derrubar um oponente instantaneamente.
Exemplo: Acertei um HS bonito aqui!

Healer

Classe de personagem especializada em habilidades de cura da equipe. Em alguns jogos, também possui a capacidade de realizar buffs e nerfs de personagens.
Exemplo: Precisamos de um healer!


HP

Pode ter duas traduções dependendo do contexto mas são, essencialmente, a mesma coisa. 'Hit Points' ou 'Health Points' são os pontos de vida que você possui dentro do jogo.
Exemplo: Use essa poção para recuperar 100HP

IDK

Sigla do termo ‘I don’t know ', que significa ‘eu não sei’. Quando alguém te perguntar algo no chat e você não souber o que dizer, basta mandar um IDK.

Kick/Kickar

É quando um jogador é expulso da partida. Alguns jogos possuem um sistema de votação para definir se alguém indesejado, seja por mal comportamento, ou por não estar ajudando o time, seja kickado da partida.
Exemplo: Bora kickar esse cara! Ele não tá ajudando em nada!

KS (Kill Stealer)

Popularmente chamado de ‘Ladrão de Kill’. É o cara que roubou a kill do exemplo do termo ‘Frag’
Exemplo: Cuidado com esse cara aí! Mó KS ele!

Lag

Em tradução literal, significa ‘lentidão’. É quando um problema de conexão causa atrasos na execução dos comandos, comprometendo a performance da partida em um ambiente online. Também é muito usado como desculpa para quem joga mal nessa modalidade de jogo.
Exemplo: Perdi por causa do lag!

Live

É a transmissão ao vivo pela internet feita por um computador ou celular através de algum serviço de streaming ou rede social.
Exemplo: Fala galera! Bem-vindos à nossa live!

Loot

Significa 'saque', em tradução literal. São os objetos oriundos de uma atividade dentro do jogo, como a recompensa por um desafio, os itens de um inimigo derrotado ou o prêmio de um evento.

Ainda sobre este termo, existe a Loot Box. É comum em jogos Free to Play e é geralmente obtida ao cumprir algum requisito, como subir de nível, ou comprada com dinheiro virtual ou real. Já rendeu discussões judiciais em alguns países por se assemelhar a um jogo de azar, pois a raridade do que é obtido nas caixas é definida por sorte.



Melee

É o termo em inglês para ‘corpo a corpo’. É geralmente usado para se referir a uma habilidade, item ou arma relacionada a um ataque físico e direto.

Multiplayer

É a funcionalidade que permite a jogatina com mais de um jogador ao mesmo tempo. Pode ser realizada de forma local ou online. Nos consoles atuais é necessária a assinatura de um serviço adicional como PlayStation Plus ou Xbox Live Gold para fazer uso desta funcionalidade.

MVP (Most Valuable Player)

Quando um jogador recebe o título de MVP no fim de uma partida, significa que ele foi o indivíduo que mais se destacou em todas as atividades possíveis naquela sessão. Em resumo, é o cara da partida.
Exemplo: Fui o MVP da final do campeonato!

Nerf

É o oposto de buff. É quando aspectos negativos são atribuídos a algo ou alguém por meio de uma habilidade no jogo ou uma atualização. Também originou o termo nerfar. Quando um personagem foi prejudicado por essa ação, diz-se que ele foi nerfado.
Exemplo: Poxa! Nerfaram meu personagem favorito!

Newbie

É uma abreviação da expressão ‘New Boy’ que significa, basicamente, novato. É o termo comumente usado quando alguém está começando num jogo.

Noob

É o termo mais usado quando se refere a um Newbie. Nesse caso, tem tom mais pejorativo, pois se refere às jogadas erradas ou sem noção que ele realiza durante uma partida.
Exemplo: Não deixe esse cara ir na frente porque ele é noob demais!

NPC (Non Playable Character)

Um personagem que não pode ser controlado e é criado unicamente para guiar o jogador em uma tarefa, como a conclusão de uma missão, fornecer alguma dica ou instrução de tutorial.
Exemplo: Os NPCs desse jogo são mais legais que os principais!


OHKO

Se refere a ‘One Hit K.O.’, que em tradução livre significa ‘nocaute com um golpe’. É quando a jogada é poderosa o suficiente para derrotar o oponente com uma única ação.

OP (Overpower)

Em tradução livre significa ‘muito poderoso’. Quando um personagem, item ou habilidade é caracterizada por seu imensurável poder, o mais comum é dizer que é muito OP.
Exemplo: Cara, esse personagem é OP demais!

Quest/Sidequest

Quests são as missões principais de um jogo. Sidequests são as missões secundárias, não obrigatórias para que o progresso da campanha avance, mas que geralmente recompensam o jogador com mais pontos de experiência, itens ou equipamentos para facilitar sua jornada.
Exemplo: Sou do tipo que faz todas as sidequests antes de terminar o jogo!

Permadeath

É quando um personagem, controlado pelo jogador ou não, morre de forma permanente, ou seja, não pode ser mais utilizado naquela partida ou campanha. Pode causar a perda do progresso e é preciso jogar o game desde o início novamente. Essa característica se tornou popular nos jogos da série Fire Emblem, da Nintendo, e é comumente utilizada em jogos do gênero roguelike.



Rage

Em tradução livre, significa raiva. Quando um jogador fica muito irritado com o jogo, por qualquer motivo que seja, diz-se que ele deu rage.
Exemplo: Ih! Deu Rage!

Rage Quit

É a última consequência do jogador que deu rage. É quando ele fica tão irritado com o jogo, que decide desistir da partida, ou até do jogo propriamente dito, por conta da raiva que está passando por causa dele.
Exemplo: Não suporto mais esse povo! Vou dar rage quit!

Raid

Esse termo possui dois significados. Em um jogo é uma atividade realizada em grupo, às vezes disponível por tempo limitado, para obter uma recompensa. O oponente pode ser um outro grupo de jogadores ou inimigos controlados pelo computador.

O segundo significado está relacionado ao streaming, em especial na Twitch. Quando um streamer está finalizando sua transmissão, ele pode realizar uma raid e "invadir" a live de outro streamer com seus espectadores. É uma prática comum que ajuda canais pequenos a crescer.

Respawn

É a ação de renascer após determinada ação, geralmente após ser morto em um jogo. Ainda neste termo, existe a 'Área de Respawn’ que é um setor pré-determinado no mapa para que essa ação seja executada ou onde o jogador renascerá para voltar à partida. Alguns títulos limitam essa ação a um tempo pré-determinado.
Exemplo: O respawn estará disponível em 30 segundos.

Rushar

Versão aportuguesada do termo ‘rush’ (pressa). Ato de forçar a jogatina com o intuito de terminar o jogo rapidamente. Dependendo do gênero, várias atividades são deixadas de lado para que se chegue ao final logo.
Exemplo: Vou rushar nesse jogo hoje pra ver se consigo terminar logo!

Squad

É o esquadrão, em tradução literal, ou grupo de jogadores. Essa terminação é geralmente usada em jogos de tiro como Fortnite ou Free Fire. Costumam usar um prefixo de identificação em suas IDs (nomes).



Streamer

É a pessoa que realiza transmissões ao vivo pela internet jogando videogames enquanto interage com os espectadores, geralmente conversando com seus espectadores enquanto joga. Alguns streamers realizam outras atividades, como tocar música, dançar, desenhar e até mesmo fazer cosplay.

Streaming/Stream

É a transmissão propriamente dita. Quando alguém está realizando uma live, pode-se dizer que aquela transmissão é uma stream.

Skill

Em tradução literal, significa habilidade. Sejam elas passivas, ativas ou especiais, usadas nos jogos. Também pode ser relacionada com a habilidade de um jogador, dizendo-se que ele tem muita skill em determinado game.
Exemplo: Gosto muito das skills desse personagem!

Skin

É o termo usado para se referir ao aspecto estético de um personagem. Ao falar do visual ou roupa de um personagem, diz-se que ele está usando uma skin. Em alguns jogos, principalmente os gratuitos para jogar, são itens que podem ser comprados com dinheiro real.
Exemplo: A skin nova desse personagem ficou engraçada demais!

Stun

Em português significa atordoar. Um exemplo prático é quando seu personagem apanha muito em um jogo de luta e fica tonto por alguns segundos, ficando vulnerável. Outro termo que foi aportuguesado e é usado na forma de verbo: stunnar
Exemplo: O cara me stunnou aqui galera! Socorro!

Tank

Em tradução literal, significa tanque. Em paralelo com o massivo veículo militar, se refere à classe de personagens com alta resistência e especialistas em receber bastante dano. E sim, no Brasil deu origem ao verbo tankar.
Exemplo: Vou tankar e vocês acompanham!

Upar

Mais um termo abrasileirado que se originou do termo ‘up’ (subir, elevar). É um tipo específico de farm, em que o objetivo é obter pontos de experiência para aumentar o nível do seu personagem ou de seus equipamentos.
Exemplo: Hoje vou upar meu Pokémon até o nível 100!

X1

É disputa entre apenas dois jogadores ou sem a interferência de outros quando executado num ambiente multiplayer. Pode ser traduzido como o bom e velho mano a mano.

EXP/XP

É a abreviação do termo em inglês ‘experience points’ (pontos de experiência), comum em jogos de RPG.
Exemplo: Você recebeu 250XP.

E aí? Curtiu nossa lista? Deixe nos comentários qual você mais usa durante suas jogatinas com os amigos e qual você não conhecia e aprendeu na matéria de hoje. A gente se vê na próxima aqui no GameBlast.

Revisão: Thais Santos

Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google