Ben 10: Hero Time (PC/Mobile): conhecendo o fangame brasileiro inspirado em clássico do PS2

Esta aventura “remake” está disponível em versão alpha.




De acordo com o dicionário, “fã” é aquele que se dedica a expressar sua admiração por uma pessoa, grupo, ideia, esporte ou qualquer outra coisa. Não é raro que fãs resolvam fazer homenagens àquilo de que gostam, seja com um desenho, carta, vídeo… ou recriando uma obra muito amada, adicionando mais coisas a ela.


É basicamente isso o que o desenvolvedor independente Muskito tem feito com Ben 10: Hero Time. A base do seu projeto é o clássico jogo do personagem lançado em 2007 para PlayStation 2, Ben 10: Protector of Earth.

Desenvolvido pela  High Voltage Software para PS2, PSP, Nintendo Wii e DS, Protector of Earth é uma aventura inspirada na série animada original. Nele o jogador controla o protagonista, Ben Tennyson, e tem acesso a cinco aliens ao longo da campanha: Quatro Braços, Chama, XLR8, Bala de Canhão e Cipó Selvagem.


A versão de NDS apresenta algumas diferenças, como um alien a mais, Glutão, e a possibilidade de jogar com a prima de Ben, Gwen, e todos os aliens citados com sua própria versão. Protector of Earth foi o primeiro título do personagem a ser lançado para consoles. 

Por sua vez, o projeto Hero Time foi iniciado em janeiro de 2021 e busca aumentar o escopo da versão original. De acordo com Muskito, a ideia é ter todos os 22 aliens do desenho clássico disponíveis. Apesar de ainda estar em fase inicial, a alpha do game já conta com 15 aliens, somando novos e os que já estavam em Protector of Earth. Outra diferença para o original são as plataformas. Por se tratar de um fan-game, Hero Time só está disponível para PC e dispositivos móveis. 

Os aliens já adicionados são:
  • Chama
  • Besta
  • Diamante
  • Quatro Braços
  • Insectóide
  • Aquático
  • Ultra T
  • Fantasmático
  • XRL8
  • Massa Cinzenta
  • Bola de Canhão
  • Clone
  • Megawatt
  • Mega Olhos
  • LobisBen
Entre os próximos já confirmados estão Cipó Selvagem, Iguana Ártica e Cuspidor. Esses dois últimos sendo da versão futurista do personagem que aparece em um episódio especial, o Ben 10.000.


Hero Time mantém a mesma estética de Protector of Earth, assim como a jogabilidade, já que, mesmo sendo feito por um fã, podemos considerá-lo um remake do original. Por isso, mesmo que melhorados, os gráficos ainda remetem ao PS2, o que não chega a ser ruim. 




Muskito tem retrabalhado o que já existia, incrementando a movimentação dos personagens e as interações do jogador com as fases e cenários.  Dentre as melhorias percebidas, está a mudança nas cores do Omnitrix, o relógio utilizado por Ben para se transformar nos aliens. Agora, o dispositivo mostra quando está descarregando aos poucos, ao invés de apenas destransformar o protagonista e mudar para a cor vermelha de uma vez. 

Essa nova versão também terá um modo cooperativo, para que duas pessoas se aventurem pela história, que terá acréscimos originais por parte da equipe envolvida. Além de jogar em co-op, está nos planos inserir um modo arena para que os dois jogadores possam batalhar um contra o outro usando os aliens.




Outro ponto que merece destaque é que o português como um dos idiomas disponíveis, tanto em legendas, como na dublagem, que está sendo feita com a ajuda de parceiros.. 

Quer saber mais?

Para quem tem interesse em acompanhar o desenvolvimento de Hero Time, Atualizações sobre o projeto são divulgadas no canal do Muskito no YouTube, como o processo de animação e quais serão os próximos aliens a ser adicionados. Muskito também aproveita para tirar dúvidas do público e receber sugestões de como tornar o jogo ainda melhor.

Ben 10: Hero Time está disponível para download na página oficial do projeto no Game Jolt e conta com versões para PC e Mobile.

Jornalista e aficcionado por jogos e quadrinhos. Aproveita a profissão para falar do que gosta. Atualmente, é redator aqui no GameBlast e colaborador no Mapingua Nerd.


Disqus
Facebook
Google