Top 10

Sonic Mania Plus (Multi): Fases que gostaríamos de rever

Confira nossa seleção de zonas da Era de Ouro do ouriço para a mídia física de Sonic Mania.

Com o anúncio de Sonic Mania Plus (Multi), muitos aguardam ansiosamente pelas novidades que serão implementadas no título que já nasceu com fama de “clássico”. Além dos novos personagens, a Sega confirmou que o jogo ganhará também fases inéditas (ao que tudo indica, remasterizações de zonas já conhecidas).

Os títulos clássicos do ouriço tem uma vasta gama de fases muito queridas, tanto quanto Green Hill ou Chemical Plant. Com isso selecionamos aqui dez fases que gostaríamos de percorrer e explorar de uma forma completamente nova neste aguardadíssimo jogo:


10 - Mushroom Hill (Sonic & Knuckles (MD))


A primeira fase de Sonic & Knuckles (MD) é extremamente divertida, repleta de passagens secretas e trilhas envolventes, tudo numa ambientação bem exótica que até lembra cenários de jogos 2D do Mario, principalmente pela vasta quantidade de cogumelos que são cultivados aqui.

Durante a jogatina, a área ia tomando novas cores, como se estivesse mudando de clima, exalando uma polinização diferente (o que deixava tudo ainda mais mágico). Sem mencionar o chefe da fase, que conseguiu transparecer de modo criativo a ideia de perspectiva 3D em um cenário 2D.

A versão portátil de Sonic Generations (3DS) nos mostrou como Mushroom Hill ainda tem muito potencial para ser reaproveitado, o que nos leva a imaginar quais novidades a equipe de Christian Whitehead poderia implementar nesta zona para deixá-la ainda mais atrativa.

9 - Death Egg (Sonic & Knuckles (MD))


Já tivemos um gostinho dessa zona em Sonic Forces (Multi), porém sabemos o quão imponente e gigantesca ela é no quarto título dos clássicos para Mega Drive. Death Egg é uma das fases mais memoráveis da série, tendo sua primeira aparição em Sonic the Hedgehog 2 (MD), embora apenas como um cenário de fundo para o chefe final (algo que relembramos inclusive em Sonic Generations (Multi)), e não seria má ideia reaproveitá-la em Sonic Mania Plus.

Seu interior repleto de elevadores, bombas, esteiras rolantes e chãos elétricos conseguiam deixar qualquer um arrepiado. Isso sem mencionar o segundo ato, onde praticamente devíamos enfrentar o campo gravitacional dessa gloriosa estação, o que deixava nossa jornada ainda mais difícil. E olha que ainda tem espaço para implementar muita coisa por lá.

8 - Angel Island (Sonic 3 (MD))


O cenário que vemos no início de Sonic Mania (Multi) também é uma das zonas preferidas dos fãs que jogaram Sonic the Hedgehog 3 (MD). Toda a sua estética tropical e viva que mais pra frente se converte em um ambiente ígneo com nítidas marcas de uma invasão até hoje encanta os jogadores da Era de Ouro do Sonic. Quem não gostava de passar horas explorando cada cantinho daquela selva, balançando-se em cipós e percorrendo aquelas trilhas em uma resolução que impressionava para a época?

Apesar da temática semelhante a Green Hill, Angel Island remete a uma ambientação mais florestal, incluindo trechos repletos de água e uma vastidão de esconderijos. E convenhamos, só aquele trecho completamente incendiado já é razão de sobra para querermos vê-lo entre as fases inéditas.

7 - Mystic Cave (Sonic 2 (MD))


Falando em esconderijos e passagens secretas, acho que nada recordaria algo tão similar a isto quanto Mystic Cave. Desde sua musicalidade com um teor de mistério às suas armadilhas inesperadas (nunca iremos nos esquecer daquele maldito buraco com o fundo repleto de espinhos. Sério, como era frustrante cair lá ainda mais com o Super Sonic), a fase consegue transmitir toda a sensação de um ambiente perigoso e inexplorado.

Os robôs vagalumes, os caixotes em movimento, os clássicos interruptores acionados para liberar o caminho... Parecia até que estávamos adentrando um calabouço de jogos de RPG. Imagino que se trouxesse essa zona para o título, poderiam inclusive implementar algumas tochas no cenário de fundo, ou quem sabe até reservar o segundo ato para se passar no interior da Hidden Palace do Sonic 2 para iOS. Seria uma ótima pedida (além de um ótimo easter-egg).

6 - Star Light (Sonic 1 (MD))


Ah, Star Light Zone... Até o nome soa de forma saudosa! Uma das fases pioneiras no primeiro jogo da franquia, ainda consegue fazer muitos fãs se deliciarem com sua maravilhosa trilha sonora. Uma cidade noturna repleta de subidas e descidas transmite com leveza a tranquilidade que é apreciar um céu estrelado na calada da noite.

Por mais satisfatória que a ambientação seja, não vá pensando que a zona é tão simples assim, pois possui múltiplos caminhos a percorrer, inimigos que lançam bombas o tempo todo, além de trampolins com minas servindo de impulso e ventiladores te empurrando para o sentido oposto ao que você gostaria de seguir. Preciso de mais motivos para reforçar o porquê de querermos vê-la em Sonic Mania Plus?

5 - Collision Chaos (Sonic CD (Sega CD))


Stardust Speedway e Metallic Madness conseguiram marcar uma ótima representação de Sonic CD (Sega CD) em Sonic Mania, mas claro que a zona onde ocorre o famigerado sequestro da Amy Rose pelo Metal Sonic poderia ser uma excelente pedida para completar essa “trilogia” de fases. Fora que uma zona com temática de pinball é quase fundamental nos jogos do ouriço velocista.

Collision Chaos, além de se apresentar como uma gradativa evolução de Spring Yard de Sonic the Hedgehog (MD), também possui uma das trilhas sonoras mais divertidas dos jogos clássicos, sendo a mais brilhante sua versão japonesa no período temporal do presente. Sejamos honestos, quem jogou Sonic e não passou algumas horinhas arremessando-o feito uma bolinha de uma mola pra outra como se nunca fosse chegar à plataforma desejada, não sabe quanta diversão isso pode trazer.

4 - Sky Sanctuary (Sonic & Knuckles (MD))


Uma fase belíssima que te deixa literalmente com a cabeça nas nuvens. Já tivemos um vislumbre de sua remasterização em Sonic Generations, e certamente querer uma versão de Sky Sanctuary no Mania não é pedir demais. Uma das zonas com temática de ruínas antigas mais empolgantes de todos os tempos.

O mais legal dessa fase era a forma como ela conseguia transmitir a sensação de velocidade constante com o iminente perigo de cair em um buraco infinito a qualquer momento. Uma conciliação genial e muito bem executada. E claro, não vamos nos esquecer daqueles famosos teletransportadores que nos levavam para áreas ainda mais altas (o pesadelo de quem tinha acrofobia).

3 - Metropolis (Sonic 2 (MD))


A cidade/fábrica tecnológica a qual possuía os badniks mais detestáveis por muitos jogadores. Metropolis, além de ser a única zona de Sonic 2 que possuía três atos, foi uma das primeiras fases a implementar a ideia de uma cidade-usina para a série (se temos hoje Power Plant de Sonic Heroes (Multi) e Huge Crisis de Sonic Rush (DS) com certeza é graças a ela).

Com elevadores de teleporte, plataformas que podem facilmente te esmagar, lagoas de lava, trampolins a vapor e brocas gigantes nas quais é possível correr sobre as mesmas para alcançar novas plataformas, Metropolis não só tem muito potencial para aparecer entre as novas fases como abre um verdadeiro leque de possibilidades novas a serem trabalhadas e acrescentadas nela.

2 - Marble Zone (Sonic 1 (MD))


Uma das fase mais meticulosas do primeiro jogo. Marble Zone não é um dos locais com maior índice de correria na série, no entanto sua ambientação e atmosfera pesada conseguiram conquistar os fãs de modo tão único que não poderia passar batido.

A fase que se passa no interior de um castelo repleto de armadilhas e passagens secretas tem um potencial gigantesco de elementos a serem explorados, com direito quem sabe até a um pequeno momento time attack onde Sonic deve correr das lavas incandescentes que vem sendo derramadas por detrás dele.

Além disso, pode até incluir mais trechos de correria em sua nova versão. Marble Zone sem sombra de dúvidas tem toda a desenvoltura e charme que desejamos ver entre as zonas inéditas.

1 - Carnival Night (Sonic 3 (MD))


O primeiro lugar não poderia ser para outra fase que não fosse aquela que mais gerou pesadelos aos determinados jogadores de Sonic 3. Carnival Night é com certeza a zona que mais desejamos revisitar. Para começar, sua ambientação nada mais é do que um parque de diversões (e nessa brincadeira poderíamos até encontrar elementos de cassino), com uma gama enorme de atrações por onde podemos nos aventurar e perder muitas boas horas de diversão.

Além disso, a zona é quase que um compilado de diversos elementos que causam pânico em qualquer jogador de Sonic: áreas aquáticas, inimigos que dão choques, bolas que te rebatem para o lado oposto da pista, plataformas que podem te esmagar e claro os odiosos caixotes flutuantes, um dos elementos mais desprezados pelos gamers da velha guarda e responsáveis por tantas mortes por Time Over devido a muitos não saberem como se podia atravessá-los.

Some isso a ter que percorrer essa zona em um trecho onde toda energia do lugar era completamente drenada e túneis que te puxavam de modo indesejado para outras localidades. Carnival Night proporcionou um ótimo desafio com alta dificuldade muito antes de Eggmanland (Sonic Unleashed (Multi)), o que é razão de sobra para desejarmos tanto revê-la totalmente repaginada em Sonic Mania Plus.

Mensão Honrosa: Trap Tower (SegaSonic the Hedgehog (Arcade))


Já que teremos os ex-sumidos personagens Mighty e Ray jogáveis neste título, porque não trazer uma fase que lhes soasse familiar? Trap Tower, como o próprio nome já enfatiza, é uma torre repleta de perigos e armadilhas onde os personagens deveriam percorrê-la enquanto eram perseguidos por engrenagens gigantes e explosões, tendo que chegar ao final da zona antes que esta fosse completamente pelos ares.

Lógico que se tratando de uma fase isométrica de jogo Arcade a ser refeita em um gameplay 2D para um jogo de console, algumas alterações seriam necessárias, como múltiplos caminhos e alguns badniks para dificultar a jogatina, sem mencionar uma expansão na própria zona. Além disso, o fato da fase estar se desintegrando poderia facilmente ser utilizado como um trecho time attack, com uma grande engrenagem seguida de explosões que viria atrás do personagem enquanto ele corre.

Para alguns isso talvez possa parecer exagero, mas certamente seria muito bacana ver uma fase do clássico SegaSonic the Hedgehog (Arcade) com uma bela representação bidimensional, lembrando que a trilha sonora de Trap Tower é uma das melhores de toda a série. Não custa nada sonhar.
E você? Que fase clássica gostaria de rever em Sonic Mania Plus? Não deixe de comentar!
Revisão: João Paulo Benevides

Desenhista, quadrinista e colunista, é um verdadeiro apaixonado pelo Universo Geek e Cultura Pop em geral. Fã de carteirinha de Sonic, Star Wars, Homem-Aranha, Zelda e dos gênios Akira Toriyama e Jack Kirby, escreve para a GeekBlast e desenvolve pesquisas na área dos quadrinhos.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google