Perfil

Ardyn Izunia, o amaldiçoado rei deposto de Final Fantasy XV (PS4/XBO)

Chanceler Ardyn Izunia do Império Nilfheim, é o verdadeiro antagonista de Final Fantasy XV (PS4/XBO)

Ardyn é um dos personagens mais marcantes presente em Final Fantasy XV (PS4/XBO), com sua história interessante e com uma forma irreverente de realizar seus objetivos, indo de aliado a inimigo num piscar de olhos. Mesmo que apenas o enfrentemos no final do jogo, o vilão foi incrivelmente marcante, já que era ele que guiava o grupo de heróis durante a jornada.


Nasce o vilão

Em 2010, Roberto Ferrari criou Ardyn Izunia para o tão esperado Final Fantasy Versus XIII, que no ano seguinte sofreria mudanças em seu visual. O vilão principal do jogo seria um general imperial de Nilfheim chamado de Safay Roth, quando Roth foi cortado do jogo Ardyn assumiu seu lugar, porém, o vilão foi mantido em segredo não aparecendo nos trailers ou nas propagandas.


O vilão final do jogo só foi apresentado na E3 de 2013, para o já definido título final do jogo, Final Fantasy XV, segurando um guarda-chuva com o imperador de Nilfheim a seu lado, em uma cidade chuvosa. Essa cena não está presente no jogo final, mas algo similar foi apresentado em Kingsglaive: Final Fantasy XV e dentro do jogo através de uma cena semelhante com um outro personagem.

Ardyn Lucis Caellum

Nascida na família real de Lucis, Ardyn acreditou ser o rei prometido que salvaria o mundo do Starscourge, um cataclismo onde a luz do sol é absorvida transformando o mundo numa escuridão eterna e permitindo o aumento de daemon, que são os monstros malignos e poderosos que aparecem em Final Fantasy XV.


O vilão se volta contra o mundo e começa a odiá-lo buscando por vingança contra a família real que roubou seu nome e título. Anos após esses acontecimentos, ele começa a trabalhar para o império Nilfheim como chanceler, colocando em prática seu plano de acelerar o cataclismo para fazer com que o verdadeiro rei aparecesse.

Durante a história, Ardyn dá acesso aos heróis e as bases militares, mostrando para o grupo para onde devem ir, e até explica os planos do império, além de muitas destas ações, o chanceler ainda salva o grupo. Atormentando Noctis durante sua jornada, ele coloca dúvidas na cabeça do jovem e mata Lunafreya, a mulher que o jovem amava.


Essa forma de agir do chanceler serviu para guiar Noctis, fazendo-o chegar até o cristal de Lucis, tornando-se o rei escolhido pelos eidolon para salvar o mundo do cataclismo. Durante seu confronto final contra Noctis, ele até diz que ou viverá e destruirá tudo ou morrerá e finalmente terá direito a paz eterna que tanto buscava.

Máscaras do chanceler

Ardyn é um homem de meia idade com cabelos na coloração vermelho-violeta, diferente de todos os outros personagens do império, o homem se veste de preto. Sua aparência ao revelar sua verdadeira identidade é, às vezes, demoníaca e grotesca, ficando com olhos negros e pupilas douradas, pele mais pálida e marcas negras em seu rosto.


Um homem cercado de mistérios que apresenta sua excentricidade em suas vestes, Ardyn possui uma personalidade irreverente e audaz, mesmo enquanto é cortês, apresentando movimentos performativos e exagerados. O vilão é manipulativo e utiliza qualquer meio para realizar sua vingança contra Noctis e seu reino.

Contudo, Ardyn era bastante diferente a 2.000 anos atrás, quando ele tentou evitar o cataclismo denominado de Starscourge. Tornando-se exatamente o que ele queria destruir, o vilão possui uma natureza conflitante, onde ele ajuda Noctis e seus amigos, mas acelera a destruição e tortura o jovem rei no caminho com sua vingança.

O rei caído

Além de um incrível estrategista e mestre da manipulação, o vilão possui habilidades utilizando armas de combate corporal, e após revelar sua origem a Noctis, Ardyn se diz imortal, por isso não sente tanto frio quando está na presença de Shiva, a eidolon que governa sobre o gelo e evita diversos ferimentos causados pelos amigos do herói.

Pelo fato do vilão pertencer a família real ele consegue utilizar todos os poderes de Noctis, podendo se teletransportar e voar a uma grande velocidade, além de possuir o arminger, o armamento de todos os reis. Ardyn também consegue manipular o tempo, modificar sua forma e enganar a visão de seus inimigos.


Um dos melhores vilões

Icônico e irreverente, o vilão conseguiu deixar sua marca nos fãs, tornando a história de Final Fantasy XV uma bela obra. Square Enix divulgou uma pesquisa para os fãs, querendo saber qual conteúdo para baixar eles queriam, e um episódio contendo a história de Ardyn estava presente, estou ansioso para que ele consiga.

Ardyn foi apresentado para os fãs como uma ajuda ao protagonista em sua jornada, apesar de ser um personagem divertido ele carrega um passado triste e um ódio tão grande que para ele destruir tudo seria a escolha ideal. Apesar disso os fãs gostaram bastante do vilão, que foi tão marcante para alguns quanto Sephiroth, o maligno SOLDIER de Final Fantasy VII (PS1).


Revisão:Diogo Mendes

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google