Jogamos

Análise: Pictureka! (iOS)

A Hasbro é famosa pelos seus jogos de tabuleiro, como o mundialmente conhecido Monopoly, mas soube se adaptar bem às novidades da vida mod... (por Alberto Canen em 08/12/2012, via GameBlast)

A Hasbro é famosa pelos seus jogos de tabuleiro, como o mundialmente conhecido Monopoly, mas soube se adaptar bem às novidades da vida moderna e adentrou no mundo dos jogos eletrônicos. Entretanto, como ela não tem muita experiência no assunto, coube à EA criar muitos de seus jogos. Um dos mais divertidos é Pictureka!, para dispositivos com iOS (iPhones, iPods Touch e iPads), e o seu nome não poderia ser mais adequado: Picture (fotografia) + Eureka (encontrei). O game é um tipo de "Onde está o Wally" (Where's Waldo) - aquele no qual um sujeito chamado Wally deve ser encontrado em uma imagem com uma multidão de pessoas -, mas no lugar de um único personagem, muitas coisas diferentes devem ser encontradas.

Procurando e tocando

No modo para um jogador, chamado Adventure Game, devemos passar por cinco ilhas diferentes, o que na verdade é apenas uma forma divertida encontrada pela EA de gerar um sentimento de progressão, uma vez que o jogo não foge de sua fórmula em momento algum: encontrar uma quantidade específica de um determinado objeto dentro de uma imagem repleta de desenhos extravagantes, no menor tempo possível. No início, o game começa com uma quantidade pequena de uma única coisa, como "Find 2 things with hair" (Encontre duas coisas com cabelo), mas depois vai complicando mais, ao adicionar outros objetivos à medida que terminamos cada tarefa. Dessa forma, ao encontrarmos, por exemplo, "três estrelas", outro desafio aparece, como encontrar "quatro setas". Quanto mais rápido, mais tempo sobra para os desafios seguintes. Naturalmente, ao esgotar o tempo sem conseguir encontrar os objetos é game over.

2 coisas que podem voar: já tem uma borboleta ali
Por sinal, os desafios também comportam uma certa dose de interpretação, uma vez que encontrar cabelo pode ser qualquer coisa com pelo, seja uma mulher com cabelos longos, ou um monstro peludo com vários olhos e pernas. Um objeto frio pode ser, por exemplo, um peixe. Convenhamos, essa você só acertaria na base da tentativa e erro. Claro, os peixes não têm sangue quente, mas foi um pouco forçado por parte do pessoal da EA.

Esse tipo de jogatina, de encontrar o objeto escondido, não é novidade e cai muito bem nesses novos aparelhos com tela sensível ao toque. A ideia de procurar uma coisa específica em um emaranhado de outras tantas nos leva a ficar o mais atentos possível. O fato de Pictureka! trazer desenhos bem estranhos também ajuda a não ser tão óbvio saber qual objeto deve ser tocado. O problema está na falta de punição por deméritos. Se um objeto correto é tocado, ótimo, ele desaparece e outro diferente toma o seu lugar, diminuindo o número a ser encontrado, mas se um objeto errado é escolhido pelo jogador, ele deveria receber uma punição no tempo, diminuindo alguns segundos, o que não acontece. Dessa forma, qualquer pessoa pode sair clicando sem nem mesmo ler qual objeto deve ser encontrado e ainda conseguir terminar antes de alguém que está levando o jogo mais a sério e clicando apenas quando pensa ter certeza que está certo. Se a ideia foi deixar mais fácil, foi uma péssima escolha.

Tempo terminando: um erro deveria significar menos cinco segundos
Jogar na tela menor do iPhone/iPod Touch é uma experiência divertida, mas é no iPad que o game demonstra todo o seu potencial, uma vez que com uma tela maior podemos ter uma visão ampla da imagem e praticamente não precisamos ficar rolando lateralmente para procurar por objetos escondidos. Infelizmente, Pictureka! possui duas versões, uma normal e uma HD com melhores gráficos, exclusiva para o iPad. Algo desnecessário, uma vez que até mesmo jogos bem mais complexos em termos gráficos possuem uma versão única, como o próprio Infinity Blade. Além disso, as duas versões possuem uma diferença marcante de preço: 0,99 dólares a versão normal e 4,99 dólares a versão HD.

É bem mais agradável jogar no iPad

Tabuleiro virtual

Pictureka! também traz um modo estilo pass 'n play multiplayer, chamado Versus Game, no qual cada jogador, após a sua vez, passa o aparelho para o seguinte. O número mínimo de participantes é dois, mas até quatro podem participar em cada rodada e vence aquele que conseguir atingir primeiro o número predefinido de pontos (2 a 10). Durante a jogatina, um dado virtual com três cores é lançado pelo jogador da vez e cada cor representa uma forma diferente de jogar. Mas também pode ser definido com menos cores, até o mínimo de uma. Se a cor azul for a selecionada, cada jogador terá uma chance de encontrar um objeto escolhido pelo jogo e aquele que encontrar no menor tempo ficará com o ponto; se for verde, aquele que lançou o dado jogará sozinho e deverá vencer um desafio ao estilo do adventure game. Basta vencer para ganhar o ponto. Por fim, se sair a cor vermelha, o jogo especificará um determinado objeto e o jogador que rolou o dado deverá apostar na quantidade desse mesmo objeto que ele consegue encontrar. Em seguida, os demais participantes também apostam. Quem apostar o maior número e encontrar todos os objetos ganha um ponto. Caso prefiram, podem simplesmente colocar zero, pois quem perder a aposta não apenas deixa de ganhar, como também perde um ponto.


O modo Versus Game pode ser jogado por participantes humanos, mas também contra a inteligência artificial do próprio jogo, que não é lá tão inteligente assim. Na falta de um adversário de carne e osso, o melhor é se aventurar no modo solo, pois chega a ser irritante ver aquela mãozinha virtual passando perto do objeto procurado, quando qualquer um teria visto rapidamente.


Reunir os amigos em casa para curtir um jogo de tabuleiro é um dos programas mais antigos e divertidos já inventados. Mesmo hoje em dia, com tantos jogos eletrônicos, os bons tabuleiros ainda se mantêm firmes e continuam a agradar a praticamente todo mundo. A ideia de juntar os dois mundos, moderno e retrô, foi mais que bem-vinda e Pictureka! traz uma boa dose de diversão. Não é um jogo perfeito, nem vai substituir os nossos tabuleiros (os meus já ficam na sala), mas é uma boa alternativa para quando quisermos variar - também conhecido como preguiça de arrumar as peças (!) -, além de ser bem mais barata.

Requisitos

  • Pictureka! requer iOS 3.0 ou superior. Compatível com iPhone, iPod Touch e iPad;
  • Pictureka! HD requer iOS 3.2 ou superior. Versão exclusiva para iPad.

Prós

  • Objetos divertidos e extravagantes;
  • Desafios com dificuldade progressiva;
  • Modo multiplayer traz uma experiência tão boa quanto jogos de tabuleiro.

Contras

  • Ausência do idioma Português;
  • Inteligência artificial do modo multiplayer nada inteligente;
  • Existência de uma versão HD mais cara, quando poderia facilmente existir uma universal;
  • Falta de punição por deméritos: errar não causa punição alguma.
Pictureka! - iOS - Nota Final: 7.5
Visual: 7.5 | Som: 7.0 | Jogabilidade: 7.0 | Diversão: 8.0
Revisão: Catarine Aurora

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google