Dez CRPGs para quem deseja começar no gênero

Uma seleção de jogos perfeitos para amantes de um bom RPG que desejam conhecer uma camada mais profunda e estratégica do gênero.

em 13/01/2026
O universo do RPG possui diversas ramificações, como o JRPG e o Action RPG (ARPG). Entre elas, destaca-se o CRPG (Computer Role-Playing Game), uma das variantes mais complexas, pois herda elementos diretos dos tabuleiros de Dungeons & Dragons. Isso inclui as mecânicas de aleatoriedade, como rolagem de dados no sistema, a criação detalhada de personagens e escolhas que impactam a narrativa a todo momento. Nesta lista, apresento dez jogos — a maioria disponível em português — ideais para iniciar esse gênero.

Pillars of Eternity II: Deadfire

Produzido pela Obsidian Entertainment, famosa por títulos como Fallout: New Vegas, Pillars of Eterniy II: Deadfire coloca o protagonista em uma caçada frenética pela sua alma, roubada pelo deus Eothas, que despertou no corpo de uma estátua gigante. Agora, o personagem deve navegar pelo arquipélago de Deadfire, conhecendo aliados, enfrentando monstros e negociando com divindades.


A sequência destaca-se por oferecer legendas em português e uma jogabilidade versátil, permitindo escolher entre o combate por turnos ou a clássica pausa em tempo real. O título introduz de forma didática conceitos fundamentais, como a Classe de Armadura (CA) e as rolagens de dados.

Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC

Legendas em PT-BR: Sim

Pathfinder: Wrath of the Righteous

Desenvolvido pela Owlcat Games, Pathfinder: Wrath of the Righteous é uma jornada épica contra uma invasão demoníaca que está abrindo uma fenda no mundo. O protagonista customizável tem o poder de salvar, destruir ou até dominar o reino; a liberdade de escolha aqui é altíssima.


O jogo se destaca pela variedade absurda de classes (são 161, contando subclasses) e pela possibilidade de usar montarias, desde cavalos a dinossauros. Com a recente chegada das legendas em português e tutoriais bem-feitos, ficou muito mais fácil entender suas mecânicas densas.

 Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC

 Legendas em PT-BR: Sim

Divinity: Original Sin 2

Com o anúncio de que um novo título da franquia Divinity em desenvolvimento, nada melhor que revisitar ou dar uma chance para, Divinity: Original Sin 2 um clássico da Larian Studios. É possível jogar com personagens pré-criados, como o icônico esqueleto Fane, a Bruxa Lohse ou criar o seu próprio aventureiro.


O game brilha pelo combate por turno altamente estratégico, permitindo usar o cenário (fogo, água, eletricidade) a seu favor. É um dos poucos da lista que oferece cooperativo para até 4 jogadores, tanto online quanto local (tela dividida).

Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, PC e Switch

Legendas em PT-BR: Sim

ATOM RPG

Inspirado nos clássicos Fallout 1 e 2, Atom RPG é um título independente que passa em um pós-apocalipse soviético. O jogador assume o papel de um agente da organização ATOM em busca de um esquadrão desaparecido, desvendando conspirações em um deserto nuclear perigoso.


O título possui uma criação de personagem direta e um tutorial que explica detalhadamente como atributos (como Inteligência e Força) influenciam as perícias. Um diferencial raro para o gênero é que o jogo traz dublagem em português para as cutscenes.

Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, PC, Mobile(Android e IOS) e Switch

Legendas em PT-BR: Sim

Wasteland 3

Desenvolvido pela inXile Entertainment, Wasteland 3 substitui a magia por armas de fogo improvisadas em um Colorado congelado. Como um Ranger, você deve ajudar o "Patriarca" a eliminar seus três filhos rebeldes para manter a ordem na região.


A jogabilidade tática é muito intuitiva, simulando um tabuleiro de xadrez e a narrativa é repleta de personagens lunáticos e decisões morais pesadas. Um diferencial interessante é controlar uma dupla de protagonistas em vez de apenas um, podendo customizar a sua própria ou usar uma das já pré-editadas.

Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC

Legendas em PT-BR: Sim.

Baldur’s Gate 3

O vencedor do Game of the Year de 2023 não poderia ficar de fora. Em Baldur's Gates 3 a narrativa gira em torno de uma invasão de Devoradores de Mentes, criaturas que lembram um polvo humanoide (ou o Lula Molusco de Bob Esponja), com personagens extremamente carismáticos como Umbralma (Shadowheart) e Karlach, o jogo elevou o padrão do gênero.


A jogabilidade usa as regras da 5ª Edição de D&D, com rolagens de dados visíveis que tornam cada ação emocionante, ele ainda conta com um modo coop online (com crossplay entre plataformas) e local, além disso, conta com um combate tático que dá liberdade para a criação das estratégias mais loucas o possível.

 Plataformas: PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC

 Legendas em PT-BR: Sim.

Solasta: Crown of the Magister

Este é talvez o jogo que mais fielmente traduz as regras de Dungeons & Dragons para o videogame. Desenvolvido pela Tactical Adventures Solasta: Crown of the Magister, foca em um grupo de aventureiros customizáveis em missões variadas ou pré-criados.


Além das campanhas oficiais, o jogo tem uma ferramenta de criação de histórias, permitindo que você jogue centenas de aventuras criadas pela comunidade. Algumas classes e raças (como os Tieflings) estão vinculadas aos DLCs.

Plataformas: PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC

Legendas em PT-BR: Sim

Expeditions: Rome


Um raro CRPG histórico que troca dragões pela Roma Antiga, Expedition: Rome. Você assume o papel de um jovem legado que foge de Roma após o assassinato do pai, unindo-se a campanhas militares na Grécia, África e Gália. O destaque vai para o gerenciamento de legiões e as escolhas morais que afetam o destino da República. É um jogo obrigatório para fãs de história, embora seja exclusivo para computadores e não possua tradução oficial.

Plataformas: PC (Steam, GOG e Epic)

Legendas em PT-BR: Não

The Thaumaturge


Ambientado na Varsóvia de 1905, The Thaumaturge mistura história real com o sobrenatural. O protagonista Wiktor Szulski é um taumaturgo que invoca criaturas chamadas Salutors para investigar segredos e lutar. A jogabilidade por turnos lembra o sistema de "Personas", onde as criaturas auxiliam tanto no combate quanto nas investigações e diálogos sociais. É um jogo focado em atmosfera e narrativa investigativa.

Plataformas: PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC

Legendas em PT-BR: Não

Disco Elysium: The Final Cut

Diferente de todos os outros, em Disco Elysium: The Final Cut quase não há combate físico. Você é um detetive amnésico com vozes na cabeça (suas emoções e intelecto) tentando resolver um assassinato enquanto descobre sua própria identidade.


É um jogo densamente filosófico e político, onde suas roupas e pensamentos alteram seus atributos. É a prova de que um ótimo RPG pode ser feito inteiramente à base de diálogos e rolagens de dados sociais, embora seja possível levar alguma situação para a boa e velha trocação de socos.

Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, PC, Mobile (Android e IOS) e Switch

Legendas em PT-BR: Sim

Existem muitos outros mundos fantásticos

Estes foram 10 CRPGs ideais para quem deseja conhecer o gênero. Existem muitos outros clássicos, como Dragon Age: Origins, a saga original de Baldur’s Gate e Star Wars: Knights of The Old Republic, mas priorizamos títulos modernos, acessíveis em múltiplas plataformas e, preferencialmente, com legendas no nosso idioma. Afinal, em jogos com tanto texto, nada melhor do que entender cada detalhe na nossa própria língua.

Revisão: Johnnie Bian
Siga o Blast nas Redes Sociais
Thiago da Silva e Silva
É um universitário se formando em engenharia na UFRRJ,apaixonado por jogos desde a infância, principalmente RPGs.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 4.0).