Passados mais de cinco anos do seu conturbado lançamento, Cyberpunk 2077 conseguiu reconstruir sua reputação, além de pavimentar o caminho para uma sequência enquanto franquia. A versão atual é resultado de anos de suporte, o que levou a uma reformulação significativa em várias áreas do jogo, além do lançamento da expansão Phantom Liberty, o que ajudou o jogo a vender mais de 35 milhões de unidades, deixando lições importantes para a desenvolvedora CD Projekt RED.
O designer principal de quests do jogo, Paweł Sasko, que atualmente trabalha no Project Orion/Cyberpunk 2 como diretor associado, afirmou:
"Criativamente, aprendemos a importância do foco e da disciplina. Por exemplo, Cyberpunk 2077 funciona melhor quando seus sistemas, narrativa e temas se reforçam mutuamente, em vez de competirem por atenção ou até mesmo trabalharem abertamente uns contra os outros."
No aspecto técnico, a equipe aprendeu "o quão crítica é uma base forte e escalável. Muitas das melhorias que os jogadores veem hoje só foram possíveis porque reformulamos os sistemas centrais em vez de sobrepor correções — às vezes, arrancar tudo e refazer é a única forma. A ambição precisa andar de mãos dadas com possibilidades técnicas, e as limitações precisam ser respeitadas e usadas como estímulo para tomar decisões de design mais inteligentes."
No entanto, acima de qualquer coisa, o "alinhamento" foi a maior lição aprendida depois de todos esses anos.
"Propriedade clara, melhor comunicação entre equipes e planejamento mais realista fizeram uma enorme diferença, e você viu os resultados das mudanças que fizemos internamente em Phantom Liberty"
Para Sesko, apesar do impacto na reputação e da exposição de práticas como o crunch, o polêmico lançamento de Cyberpunk 2077 acabou sendo um ponto positivo para a CD Projekt RED.
"Cyberpunk nos forçou a crescer como um estúdio; Refizemos ou alteramos a maioria dos nossos procedimentos e desenvolvemos o hábito de otimizar e refinar esse processo constantemente."
Cyberpunk 2077 está disponível para PC, PlayStation 4, Xbox One, PlayStation 5, Xbox Series X|S e Nintendo Switch 2.
Quanto a Project Orion/Cyberpunk 2, ele se passa em uma nova cidade que parece uma "Chicago que deu errado". O jogo ainda não tem data de lançamento, mas a CD Projekt RED está aumentando lentamente suas equipes, com mais de 450 desenvolvedores programados para trabalhar na sequência até o final de 2027.
Fonte: GamingBolt


