Análise: Hidden Cats in Istanbul traz mais gatinhos se escondendo em uma metrópole transcontinental

Conheça a rica história da maior cidade da Turquia enquanto tenta encontrar um monte de felinos viajantes e travessos.

em 16/01/2026
Os gatinhos fujões cansaram da Cidade Maravilhosa e se mandaram para a Turquia. Hidden Cats in Istanbul é a sequência de Hidden Cats in Rio de Janeiro, da longa franquia desenvolvida pelo estúdio brasileiro Nukearts, e traz mais uma série de paisagens cheias de felinos escondidos.

Turquia “mia”

A tônica dos demais títulos foi mantida, seguindo a devida localidade. Istambul é a maior cidade da Turquia, sendo também a maior cidade transcontinental do mundo, com grande extensão tanto na Ásia quanto na Europa. Logo, localidades curiosas são o que não faltam para sair procurando gatinhos.

A tela principal reúne pontos turísticos e cartões postais famosos, como as Muralhas de Constantinopla, a catedral Hagia Sophia e os palácios Beylerbeyi, Dolmabahçe e Topkapi, isso só para citar alguns dos tesouros remanescentes das épocas otomana e bizantina.

Como de praxe, há gatos especiais que, quando encontrados, abrem telas menores: Café Cachimbo, Banho Turco, Loja de Doces, Parque Gulhane, Grande Bazar, Mesquita Azul e Festival de Balat. Todas elas com suas grandes doses de referências, como as vendas de tapeçarias, narguiles e cafés.

Apesar da usual riqueza de detalhes, eu particularmente achei os ambientes escolhidos mais fáceis de serem explorados se comparados ao jogo anterior. Acredito também que minha falta de conhecimento sobre a cultura turca — salvo algumas coisas que aprendi em documentários e lições bem pontuais da faculdade — com certeza influenciou minha experiência na hora de tentar captar o que foi reproduzido em cada tela.

Ainda assim, também reconheço que os cenários trazidos têm seu charme, começando pela própria Istambul, passando pela Loja de Doces e o Grande Bazar, cheios do forte comércio da região, que são fortemente retratados. Minha favorita pessoal foi a Mesquita Azul, justamente por ser um lugar que já estudei a respeito, e isso me levou também a sentir falta de uma fase dedicada à Hagia Sophia, mas não que isso seja um problema de fato.

Olhando bem de perto

Um dos meus pontos negativos sobre o jogo anterior foi que havia alguns gatos bem pequenos, difíceis de serem encontrados com o zoom no máximo. Parece que os desenvolvedores me ouviram e aumentaram consideravelmente a aproximação da câmera, assim nem o mais minúsculo dos bichanos passa despercebido.

As cartas colecionáveis também continuam sendo uma ótima maneira de informar sobre a cidade-tema escolhida e ilustrar de maneira criativa grandes marcos históricos. Entretanto, isso poderia ser melhor utilizado ao longo de todas as fases, pois todas são liberadas no primeiro cenário e acabou. Se elas fossem implementadas como uma recompensa ao concluir os demais estágios dentro de alguma condição, como não usar dicas ou respeitar uma determinada ordem, isso adicionaria uma camada de desafio além de aumentar o fator replay de Hidden Cats in Istanbul.

A trilha sonora também traz ótimos ritmos folclóricos, com diversos instrumentos típicos, como flautas, tambores e alaúdes. Pena que ao concluirmos todos os desafios, essas melodias são substituídas pelo mesmo tema de comemoração.

Qual a próxima parada?

Hidden Cats in Istanbul é feito sob medida para quem gosta da franquia. Pode parecer mais do mesmo, mas quem é fã de ficar procurando objetos e animais em cenários coloridos vai ter mais uma ótima opção de entretenimento. Agora fica o questionamento: para onde os gatinhos irão agora?

Prós

A aproximação do zoom aumentou consideravelmente;
Os visuais coloridos caíram muito bem ao retratar os pontos turísticos de Istambul;
Os cards informativos sempre são interessantes.

Contras

  • Talvez por uma questão regional, Istambul não seja uma localidade com um apelo tão grande quanto o Rio de Janeiro ou outros locais anteriores;
  • Baixo fator replay;
  • Os cenários parecem consideravelmente mais fáceis e compactos nesta edição.
Hidden Cats in Istanbul — PC/PS4/PS5/Switch/XBO/XSX — Nota: 7.5
Versão utilizada para análise: PS5
Revisão: Heloísa D'Assumpção Ballaminut
Análise feita com cópia digital cedida pela Silesia Games
OpenCritic
Siga o Blast nas Redes Sociais
Carlos França Jr.
é amante de joguinhos de luta, corrida, plataforma e "navinha". Também não resiste se pintar um indie de gosto duvidoso ou proposta estranha. Pode ser encontrado falando groselhas no @carlos_duskman
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 4.0).