PlayStation 5 ultrapassa 59 milhões de unidades vendidas

Mesmo sem atingir a meta, houve aumento nas vendas em relação ao ano anterior.


Em seu relatório do primeiro trimestre de 2024, a Sony divulgou que o PlayStation 5 passou da marca de 59,3 milhões de unidades vendidas até 31 de março, quase três anos e meio após seu lançamento. Quando se fala de ano fiscal, o período de janeiro a março é o trimestre de encerramento do ano anterior, somando aos números contabilizados desde 1° de abril de 2023. O total de consoles vendidos nesse intervalo foi de 20,8 milhões. 

Houve um aumento em relação ao ano fiscal de 2022, que atingiu 19,1 milhões, e o crescimento relativo também ocorreu em todos os trimestres, assim como nos número de usuários ativos da PlayStation Network, passando de 108 milhões para 118 milhões. Ainda assim, o número de vendas do PS5 não atingiu a projeção de 21 milhões de unidades estabelecida pela empresa no início do ano. A meta mostrou-se uma previsão mais realista que os 25 milhões esperados inicialmente.

Na parte dos softwares, também houve aumento nas vendas: foram 286,4 milhões em 2023, superando os 264.2 milhões de 2022. Quando consideramos apenas os jogos first party da Sony, no entanto, a medida se inverte: os 39,7 milhões de 2023 foram um decréscimo em relação aos 43,5 do ano anterior.

Com a atualização dos números até agora, o PS5 se tornou o 14° console mais vendido da história, passando os 58 milhões estimados do Xbox One e se aproximando dos 61 milhões do NES.

Como comparação, a quantidade é muito próxima dos 60,2 milhões que o PS4, que ocupa a quinta posição, alcançou durante o mesmo período de seu ciclo de vida. Deve-se levar em conta ainda que o PS5 enfrentou em seus primeiros anos uma limitação de estoque devido à crise na indústria de semicondutores.

Você pode conferir o relatório completo aqui.

Fontes: SonyGematsu, VGChartz

Admiro videogame como uma mídia de vasto potencial criativo, artístico e humano. Jogo com os filhos pequenos e a esposa; também adoro metroidvanias, souls e jogos que me surpreendam e cativem, uma satisfação que costumo encontrar nos indies.


Disqus
Facebook
Google