PlayStation 5 alcança a marca de 40 milhões de unidades vendidas

Jim Ryan, CEO da Sony Interactive Entertainment, também revelou que, entre jogos indies e de maior produção, foram lançados mais de 2500 games no PS5.

em 29/07/2023

O presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan, compartilhou por meio de uma publicação no site oficial da companhia que o PlayStation 5 alcançou a marca de 40 milhões de unidades vendidas. Lançado em 12 novembro de 2020, o console atual da Sony levou 32 meses para atingir essa marca. Em comparação, o PlayStation 4 precisou de 31 meses e o PlayStation 3 demorou 47 meses para atingir esse número.


Por mais que tenha sido necessário mais tempo para alcançar essa marca do que o console da geração passada, o PS5 foi impactado pelos efeitos que a pandemia da Covid-19 causou no mundo dos games. Na medida em que os fornecedores de semicondutores — materiais utilizados para conduzir correntes elétricas — que já estavam tendo dificuldades para suprir a demanda antes da emergência sanitária ficaram ainda mais restritos devido ao confinamento adotado em vários países do mundo.

Situação que prejudicou a produção do console e, consequentemente, levou a uma escassez da plataforma nas lojas. No entanto, esse cenário parece não estar causando tantos problemas para a Sony ultimamente. Visto que Jim Ryan comentou que “agora o suprimento de PlayStation 5 está bem abastecido e nós estamos notando aquela demanda reprimida finalmente sendo atendida.” Confira abaixo a íntegra do anúncio do CEO, em tradução livre:
“Nós lançamos o PlayStation 5 em novembro de 2020 e o mundo estava em uma situação estranha e diferente quando comparado ao momento em que anunciamos o console em 2019. Apesar dos desafios sem precedentes da COVID, nossas equipes e parceiros trabalharam diligentemente para entregar o PlayStation 5 a tempo. 

Nós continuamos enfrentando ventos contrários com a pandemia, e levou meses até que as cadeias de suprimentos normalizassem para que nós conseguíssemos o estoque necessário a fim de acompanhar a demanda.

Por tantos meses que eu nem gosto de lembrar, nós continuamos agradecendo a comunidade pela sua paciência enquanto tentávamos superar esses problemas. Mas agora o suprimento de PlayStation 5 está bem abastecido e nós estamos notando aquela demanda reprimida finalmente sendo atendida.

Com o apoio dos fãs da marca PlayStation, nós alcançamos a marca de 40 milhões de consoles vendidos* para os jogadores desde o lançamento. Muito obrigado para a nossa comunidade de gamers — sem vocês essa tarefa seria impossível.

Playstation 5 foi lançado com o melhor catálogo de jogos da nossa história e o desejo por excelentes conteúdos continua aumentando. Desde games indies inovadores até os AAA de grande sucesso, há mais de 2.500 títulos disponíveis atualmente no PlayStation 5, e nunca houve um melhor momento para experimentar o console. Somente nos últimos dois meses, presenciamos jogos incríveis dos nossos parceiros, incluindo Final Fantasy XVI, Diablo IV e Street Fighter 6.

Desde o lançamento do PlayStation 5, os jogadores vêm desfrutando de uma seleção de excelentes títulos que ilustram como os videogames são vastos e criativos como qualquer outro meio de entretenimento. Para esse fim, aqui estão 40 jogos que foram escolhidos pelos nossos jogadores [em ordem alfabética]:
Uma grata adição à geração PlayStation 5 está sendo a nossa variedade de acessórios. Ao longo dos últimos dois anos e meio, revelamos novas formas dos jogadores customizarem suas experiências e levarem cores empolgantes as suas casas. Nós desenvolvemos uma série de cores para o controle DualSense sem fio e para as tampas do console PlayStation 5. Esses acessórios se provaram muito populares uma vez que os gamers desejam que os seus consoles espelhem seus gostos.

Desenvolvemos o PlayStation 5 pensando principalmente em nossa comunidade, o que nos levou a entregar inovações como os gatilhos adaptáveis e o feedback háptico no controle DualSense, e o PlayStation VR2. Playstation Studios e os nossos parceiros third-party apostaram nessas capacidades a fim de tirar vantagem e expandir os seus horizontes para dar um salto geracional nas experiências que levam aos jogadores.

Obrigado novamente pelo contínuo apoio à marca PlayStation.

*Resultado referente à semana que terminou em 16 de julho de 2023.”

Apaixonado por games e tudo que envolva cultura pop.