Jogamos

Análise: PuzzMiX (Multi) é um Suika Game bonitinho e bem básico

Combine peças menores para criar maiores em um puzzle simples de jogar e minimamente cativante.

PuzzMiX é um jogo de puzzle no estilo Suika, estrelado por Lola, a musa. A personagem vem da franquia Azure Striker Gunvolt e é a protagonista deste jogo, no qual o jogador deve combinar peças menores para criar peças maiores e buscar altas pontuações. O objetivo é fazer as esferas de Lola colidirem, misturarem-se e evoluírem a musa. Quanto maior a evolução, maior a pontuação. Simples assim!

Mais um Suika Game

Para contextualizar quem não está familiarizado com o gênero, Suika Game é um tipo de jogo de quebra-cabeça no qual o jogador precisa combinar frutas menores para formar outras maiores, até alcançar uma melancia. Por exemplo, ao combinar duas cerejas, obtemos um limão. Dois limões geram uma laranja, e assim por diante, seguindo as regras adicionais do jogo.

PuzzMiX adota esse conceito e, em vez de frutas, utiliza os pods de Lola. Ao combinar pods menores, formam-se pods maiores, e nosso objetivo é fazê-los evoluir até atingir a forma de Musa de Lola. O jogador deve soltar as peças do alto, e elas devem se tocar para se fundir em uma tela que lembra jogos como Tetris.

Caso as peças alcancem o topo da área de jogo, pelo menos em PuzzMiX, o jogador tem uma janela de cinco segundos para tirar a peça da linha que limita a área de jogo. Caso não consiga, é game over, meu chapa!

Além dessa característica visual específica, PuzzMiX destaca-se por sua trilha sonora. São 20 faixas musicais que precisam ser desbloqueadas pelo jogador a cada partida. Uma nova música é liberada sempre que alcançamos a marca de 1600 pontos, e elas podem ser selecionadas a qualquer momento durante uma partida.

Ainda prefiro frutas

O gênero Suika é bastante popular, principalmente na Ásia, por sua proposta simpática e simples. Existem vários tipos de jogos desse estilo, desde aqueles com gráficos mais simplificados até outros gratuitos, jogáveis via aplicativo ou diretamente pelo navegador, e alguns com apresentações mais chamativas para agregar valor ao jogo. Recentemente, fiz uma análise de um jogo interessante desse gênero.

A forma lúdica como o jogo é apresentado, com sua dinâmica de combinação de frutas, é de fácil compreensão e ideal para qualquer perfil de jogador. É perfeito para partidas rápidas durante o intervalo do almoço no trabalho ou durante uma viagem de ônibus ou metrô.

Por trocar as frutas por pods, PuzzMiX se afasta um pouco desse aspecto mais convidativo e se torna algo mais voltado para quem aprecia a cultura japonesa, especialmente músicas do gênero J-pop, ou para quem já conhece a franquia Gunvolt. Esse game me chamou a atenção justamente pelo gênero, que é um dos meus favoritos.

Embora PuzzMiX atenda aos “pré-requisitos” de ter uma proposta simples e uma jogabilidade amigável, o fato de ser um produto ligado a uma franquia acaba, mesmo que involuntariamente, direcionando-o para um público específico. Isso é semelhante ao que aconteceu com outro jogo baseado na série Gunvolt, que também analisei recentemente.

Um ponto que não me agradou em PuzzMiX é a física das peças na área de jogo, que se comportam de forma bastante inesperada na maior parte do tempo. Esse detalhe é importante em um Suika. Por isso é crucial ser mais criterioso nesse ponto.

Por conta dos formatos dos pods, muitas vezes eles se comportam de maneira aleatória. Às vezes, soltamos uma peça e ela quica ou rola, e outras vezes, não. Esse tipo de imprevisibilidade é crucial para algumas jogadas estratégicas necessárias para combinar as peças e progredir.

Além disso, ao combinar algumas peças, elas simplesmente surgem e permanecem em um canto, enquanto em outros momentos elas explodem e causam uma grande bagunça no tabuleiro. Essa aleatoriedade cria frustração ao tentar criar estratégias, pois elas podem não funcionar no futuro.

Além do desbloqueio das músicas, não há nenhuma outra dinâmica adicional para nos incentivar a jogar. O cenário é sempre o mesmo, e não temos a opção de ajustar a velocidade do jogo ou qualquer outro aspecto que poderia evitar que a experiência se tornasse monótona após a primeira hora combinando peças.


Ainda assim, PuzzMiX consegue ser fiel à sua proposta de ser um jogo mega casual e divertido, mesmo que de forma mínima. Contudo, pessoalmente, ainda prefiro frutas aos pods de Musa.

Bonitinho, básico e super casual

PuzzMiX é uma variação interessante do gênero Suika, trazendo uma nova perspectiva com os pods de Lola e uma trilha sonora envolvente. Embora apresente algumas limitações e frustrações relacionadas à física das peças e à falta de variedade no cenário, ele ainda consegue oferecer uma experiência casual e divertida.

Ele pode ser especialmente atraente para fãs da franquia Gunvolt e amantes de J-pop, mas talvez não tenha o mesmo apelo universal que os jogos tradicionais de combinação de frutas. No entanto, para aqueles que procuram uma nova abordagem dentro do gênero Suika, PuzzMiX é um jogo que vale a pena experimentar.

Prós

  • Proposta simples e amigável, tornando o jogo acessível a jogadores de todos os níveis;
  • A trilha sonora, com 20 faixas musicais desbloqueáveis, adiciona uma camada extra de motivação e diversão.

Contras

  • A física inconsistente das peças pode causar frustração, prejudicando a jogabilidade e a elaboração mínima de estratégias;
  • O cenário único pode tornar o jogo monótono após um tempo, diminuindo o interesse;
  • Por estar ligado a uma franquia específica e focar na cultura japonesa, o jogo pode não atrair um público mais amplo.
PuzzMiX — PC/PS5/PS4/XSX/XBO/Switch — Nota: 6.5
Versão utilizada para análise: PC
Revisão: Ives Boitano
Análise produzida com cópia digital cedida pela Inti Creates

Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google