Jogamos

Análise: GUNVOLT RECORDS Cychronicle (Multi) é um divertido jogo de ritmo para os fãs da série Gunvolt

Curta as músicas da franquia Azure Striker Gunvolt de forma divertida na companhia de Lumen, Lola e Luxia.

Criada pela Inti Creates em 2015, Azure Striker Gunvolt é uma série de ação em plataforma com jogabilidade inspirada na franquia Mega Man Zero, na qual a empresa trabalhou em conjunto com a Capcom à época. A narrativa se desenrola em um futuro próximo no Japão, com o misterioso surgimento de uma raça de super-humanos conhecidos como Adeptos.

O protagonista principal é Gunvolt, um poderoso Adepto capaz de controlar a eletricidade. Acompanhamos sua jornada na tentativa de resolver os conflitos entre a humanidade e os Adeptos, resultando em eletrizantes e inevitáveis combates. Uma série spin-off, Luminous Avenger iX, foi lançada posteriormente, com seu título mais recente tendo sido lançado em 2022.


Além da ação, que se tornou uma marca registrada da série, a trilha sonora se destacou positivamente, conquistando uma base adicional de fãs devido à qualidade das composições criadas para os diversos títulos lançados desde seu primeiro lançamento nove anos atrás.

GUNVOLT RECORDS Cychronicle celebra o aspecto musical da franquia, reunindo as principais composições, juntamente com algumas músicas inéditas, interpretadas pelas charmosas divas cibernéticas Lumen, Lola e Luxia. A seguir, exploraremos este divertido título e avaliaremos se vale a pena comprar um ingresso para este espetáculo musical.

Para esta análise, a Inti Creates gentilmente nos cedeu chaves para o jogo base e cinco pacotes de músicas extras que serão disponibilizados via DLC. Na ocasião da publicação desta matéria, dois dos cinco conjuntos já estão disponíveis para compra nas lojas digitais onde o game está disponível.

Hora do show!

GUNVOLT RECORDS Cychronicle oferece uma experiência de jogo rítmica, apresentando uma seleção dos principais sucessos da franquia Gunvolt. O objetivo é alcançar pontuações elevadas em diversos níveis de dificuldade, executando comandos no ritmo das músicas. De certa forma, o jogo pode ser comparado a Guitar Hero, mas com o universo de Gunvolt como tema principal.

Como o jogo foi desenvolvido com os consoles em mente, já deixo registrado que é altamente recomendado o uso de um controle para jogar, principalmente no PC, pois isso deixa a execução dos comandos na tela mais natural e simples do que no teclado do computador.


Durante a reprodução das músicas, dois trilhos nos lados esquerdo e direito da tela exibirão ícones que requerem interação através dos botões do controle. Pequenas barras indicam a necessidade de pressionar os botões de ombro ou gatilhos, enquanto setas apontam as direções para movimentar os analógicos, seja de forma abrupta ou em uma trilha adicional que exige o movimento das alavancas conforme indicado na tela.


Além disso, durante a execução das músicas, a tela de fundo exibe vídeos de gameplay dos jogos da série Gunvolt ou um vídeo com uma representação tridimensional de Lumen, Lola ou Luxia. Dependendo de quem está cantando, uma das três será a estrela do show exibido na tela, interagindo no mesmo ritmo dos ícones que devemos seguir com nosso controle.

Uma mecânica adicional, chamada de Hino, se dá quando o jogador executa erros demais e uma barra de vida na parte superior esquerda da tela se esgota. Ao usar essa técnica, é possível continuar tocando a música, mas a pontuação ao final será zerada. Essa mecânica é interessante por permitir que continuemos jogando determinada canção para aprender como tocá-la e então jogar pra valer em uma nova tentativa.

Feito para os fãs

GUNVOLT RECORDS Cychronicle chegou até mim de forma inesperada e, inicialmente, confesso que fiquei um tanto perplexo com sua existência. No entanto, acabei aproveitando o jogo como uma oportunidade para revisitar a série principal e me atualizar sobre tudo o que aconteceu desde que joguei o primeiro título, lá em 2015, em sua versão para o Nintendo 3DS. Minha memória da série é vaga, mas lembro-me da jogabilidade que transpirava Mega Man Zero, que sempre apreciei.


Ao revisitar a franquia, fiquei surpreso com o quanto ela evoluiu ao longo desses nove anos. Embora eu não seja um conhecedor profundo de Gunvolt, achei GUNVOLT RECORDS Cychronicle divertido e me surpreendi com a qualidade das músicas, mesmo não sendo um grande fã do gênero musical presente no game. As mecânicas oferecem um convite interessante para os entusiastas de jogos rítmicos, especialmente em níveis de dificuldade mais elevados, tornando a experiência extremamente desafiadora.

No entanto, é importante notar que este é claramente um produto direcionado aos fãs da franquia ou simplesmente para quem curte J-pop. Além disso, há o aspecto de o game sofrer com o mesmo problema de jogos baseados em animes ou filmes, que geralmente já possuem um público-alvo definido. Ainda assim, em alguns casos, esses produtos conseguem ultrapassar suas próprias barreiras e atrair um público mais amplo graças a sua qualidade ou mesmo por viralizarem nas redes.


Além de curtir o título como um jogo propriamente dito, GUNVOLT RECORDS Cychronicle também oferece um modo espectador para aqueles que desejam apenas desfrutar das músicas ou assistir às performances das divas. Fica uma leve crítica negativa para a qualidade do vídeo, que poderia ser melhor para favorecer a apresentação geral do game.

A inclusão de legendas em português é um toque bem-vindo, pois permite que eu compreenda as letras das músicas. Já os que estão familiarizados com as letras podem até mesmo cantar junto, mas deixo isso para os fãs mais dedicados.

Pista ou VIP, você decide!

GUNVOLT RECORDS Cychronicle oferece uma experiência cativante para os fãs da série Gunvolt, proporcionando uma oportunidade única de mergulhar na atmosfera musical do universo da franquia. Mesmo sendo um título mais nichado, ainda é uma maneira divertida de revisitar a série ou simplesmente experimentar um título rítmico totalmente novo e de qualidade.


Prós

  • Composições musicais de alto nível demonstram qualidade do game;
  • As mecânicas de jogo oferecem um desafio interessante, especialmente em níveis de dificuldade mais elevados;
  • O modo espectador permite que os jogadores apreciem as músicas e performances das divas sem a pressão do jogo ativo.
  • As legendas em português facilitam a compreensão das letras para os jogadores que não dominam o idioma original.

Contras

  • Claramente voltado para os fãs da série, o que pode limitar seu apelo a um público mais amplo;
  • No PC, jogar sem um controle é extremamente desagradável;
  • A qualidade dos vídeos das apresentações das divas poderia ser um pouco melhor.
GUNVOLT RECORDS Cychronicle — PC/PS5/PS4/XSX/XBO/Switch — Nota: 8.0
Versão utilizada para análise: PC
Revisão: Ives Boitano
Análise produzida com jogo base e conteúdos adicionais cedidos pela Inti Creates

Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google