Akira Toriyama: conheça o legado do criador de Dragon Ball no universo dos games

Saiba mais sobre os trabalhos do mestre em diversos consoles e plataformas.


O lendário Akira Toriyama, criador da franquia Dragon Ball, faleceu no dia 1º de março de 2024, segundo comunicado divulgado pelas empresas Bird Studio e Capsule Corporation Tokyo, ambas fundadas pelo próprio artista.

Mundialmente conhecido por suas obras em anime e mangá em uma carreira de mais de 45 anos, Toriyama também deixa um belíssimo trabalho no universo dos games, com seu estilo único e imediatamente reconhecível, com traços limpos e personagens marcantes. Neste texto especial vamos relembrar o legado desse mestre, com foco nos videogames que receberam sua participação direta como designer de personagens.

Dragon Quest

A pioneira série Dragon Quest (NES), lançada em 1986, é uma das mais importantes e influentes da história dos videogames. A narrativa do herói que enfrenta o maligno Rei Dragão Ryuou gerou um legado de onze jogos na série principal e dezenove spin-offs. Além disso, ela estabeleceu as bases para praticamente todos os JRPGs lançados desde então, influenciando até mesmo títulos contemporâneos como Like a Dragon: Infinite Wealth (Multi).


Chrono Trigger

Considerado por muitos como um dos melhores jogos de todos os tempos, Chrono Trigger (SNES/DS) é resultado de um projeto ambicioso que uniu o chamado Time dos Sonhos para o desenvolvimento de um RPG, lançado para o Super Nintendo em 1995. Yuji Horii, o criador de Dragon Quest, atuou como escritor, enquanto Nobuo Uematsu (que trabalhou em Final Fantasy) foi o compositor. E, é claro, o mestre Akira Toriyama ficou responsável pelo design dos personagens e monstros.

Em um primeiro momento, pode parecer que o protagonista Crono está em uma aventura clichê para salvar uma princesa, mas a trama se mostra muito mais sofisticada durante seu desenvolvimento, pois conta com a possibilidade de viagens no tempo e permite formar uma equipe com integrantes do passado, presente e futuro, unindo fantasia medieval com ficção científica, com várias possibilidades de desfecho para a aventura e, em uma delas, Toriyama deixa um recado para seus filhos Sasuke e Kikka.


Dragon Ball

Dragon Ball, a obra mais conhecida do mestre, serviu de inspiração para uma ampla variedade de videogames. Dentre eles, destaco Dragon Ball FighterZ (Multi), desenvolvido pela Arc System Works e lançado em 13 de janeiro de 2018. Esse jogo de luta apresenta um design deslumbrante e animação extremamente fluida, quase como um anime jogável. Além disso, o jogo traz uma personagem inédita e exclusiva criada pelo próprio Toriyama: a Androide 21, que desempenha o papel de principal antagonista no jogo. Outro jogo notável é Dragon Ball Z: Kakarot (Multi) de 2020, que acaba de receber um DLC.

Mas a influência não se limita aos jogos de DB. Naoto Oshima, artista responsável pelo design de Sonic, revelou que a forma Super Sonic, um estado especial que o ouriço atinge ao reunir todas as Esmeraldas do Caos, foi sugestão do designer Yuji Naka e, sim, é uma homenagem à forma Super Saiyajin de Goku em Dragon Ball.


Dr. Slump

Outro jogo diretamente inspirado nos mangás do artista é Dr. Slump (PS), lançado para o primeiro console PlayStation em 18 de março de 1999. Trata-se de um RPG de ação estrelado pela simpática androide infantil Arale Norimaki e seu criador, o inventor Senbei Norimaki, também conhecido pelo apelido “Dr. Slump”. 

O jogo apresenta uma trama e estética muito fiéis ao seu mangá de origem, começando a aventura com a criação de Arale e as confusões criadas pela androide e pelas outras invenções estranhas do doutor.


Tobal No.1

Dragon Ball não é o único jogo de luta a contar com a arte de Toriyama. Tobal No. 1 (PS) é o primeiro jogo de luta da Square, bem como o primeiro game dessa empresa distribuído em CDs. A história se passa no mundo fictício de Tobal, que possui vastas jazidas de um valioso minério chamado Molmoran, uma fonte de energia extremamente cobiçada. Os direitos para extração do minério são decididos através de um torneio de artes marciais, no qual tanto humanos quanto alienígenas se enfrentam. O jogo teve uma sequência, nunca lançada no Ocidente.


Blue Dragon

Esta série de RPG de turnos também foi produzida pelo Time dos Sonhos, responsável por Chrono Trigger, desta vez para o console Xbox 360. Blue Dragon conta a história de um mundo em que, uma vez a cada dez anos, nuvens roxas aparecem trazendo graves ameaças. O vilarejo de Shu, o protagonista, é atacado, e seus amigos Jiro e Kluke partem para ajudá-lo a proteger suas famílias. Eles conhecem a guerreira Zola e recebem poderes que permitem transformar suas sombras em monstros poderosos.

Uma curiosidade é que esse título seguiu o rumo oposto ao de Dr. Slump e Dragon Ball: existe um anime sobre esse universo, mas ele é que foi inspirado nos videogames. É também um marco importante para a história do Xbox 360, e para compreender a importância dessa obra recomendo a leitura do artigo do meu colega de redação João Pedro Boaventura: Os 15 anos de Blue Dragon e o seu significado para o Xbox 360.

SAND LAND

O último jogo desta lista ainda é inédito, com previsão de lançamento para 26 de abril de 2024 para PC, PS4, PS5 e Xbox Series. Em SAND LAND você assume o controle de três personagens: o Príncipe Demônio Beelzebub, o xerife Rao e o demônio Thief. Eles habitam um mundo desértico onde humanos e demônios enfrentam uma luta desesperada pela sobrevivência devido à escassez extrema de água.

A missão do nosso grupo de heróis é encontrar a Fonte Lendária de Água, que infelizmente está escondida na parte mais perigosa do deserto. Para superar os desafios dessa terra árida, o jogador precisará criar tanques, veículos e estabelecer uma base de operações.

O legado do mestre

Akira Toriyama foi, sem dúvida, um dos artistas mais influentes e importantes da cultura pop contemporânea. Seus trabalhos em múltiplas mídias, incluindo mangás, animes e videogames, serão lembrados para sempre com carinho pelos fãs, que por gerações se emocionaram com seus mundos criativos, personagens marcantes e estilo artístico único. Não importa se o que está em suas mãos é um saco de pipoca, um mangá ou um controle de videogame: se tem um personagem do Toriyama na sua frente, a diversão é garantida.
 
Revisão: Heloísa D'Assumpção Ballaminut

é engenheiro eletrônico e tem uma filha fofinha que tenta morder os controles do papai. Curte jogos de luta, corrida e ação.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google