Blast Test

Impressões: Stellar Blade (PS5) tem tudo para entregar o que prometeu: ação, beleza e muita diversão

A versão demonstração disponível, bem como as informações divulgadas até agora, apontam para um ótimo lançamento.


Ao contrário das primeiras décadas da indústria dos videogames, hoje em dia é fácil pesquisar dados sobre novos lançamentos. Assim, qualquer escolha sobre a compra (ou não) pode ser feita com mais propriedade. Obviamente, jogar uma versão de demonstração ajuda bastante na decisão. Stellar Blade é um exemplo dessa situação, contando com ambas as fontes de informação para auxiliar os jogadores.

Nesta matéria, vamos conferir a experiência disponibilizada na demonstração do jogo. Além disso, informações disponibilizadas em outros canais também foram usadas para complementar as primeiras impressões sobre o lançamento. Partiu conhecer mais sobre esse lançamento, que chega em 26 de abril de 2024 e promete ser um dos mais populares do ano!

Um aperitivo da aventura

Anunciado com muito burburinho, Stellar Blade recebeu uma versão de demonstração no dia 29 de março de 2024. Não que os jogadores precisassem de muitas evidências além das informações já divulgadas até então: o título será um RPG de ação, com pitadas soulslike (como é o costume da nossa época), repleto de combates intensos contra criaturas fantásticas em paisagens belas e desoladas.
Além disso, personagens receberão uma produção de primeira, com animações e texturas caprichadas, sobretudo a protagonista, Eve. Isso tudo já poderia ser conferido nas imagens e vídeos publicados, agora com o reforço dos conteúdos mostrados na demo gratuita. Ela começa com uma espécie de invasão ao planeta Terra, na qual espaçonaves enormes tentam penetrar na atmosfera terrestre.
 
A operação não parece ocorrer como o planejado, culminando no lançamento de cápsulas especiais na superfície. Cada uma delas contém um membro de um esquadrão especial, enviado com o objetivo de derrotar os monstros que atualmente dominam a Terra. Ao saírem de seus transportes, essas agentes especiais, todas aparentemente mulheres, começam a lidar com as perigosas criaturas chamadas Naytibas.
O começo do jogo funciona como uma espécie de tutorial
É nesse momento que a demonstração nos coloca no controle de Eve, permitindo conhecer a sua movimentação e habilidades de combate. Confesso que esperava uma heroína um pouco mais rápida e ágil, mas parece que o gênero soulslike prevaleceu (mais sobre isso em breve). Ou seja, é preciso pensar bem antes de agir, pois os ataques são cadenciados e podem deixar o jogador aberto a contra-ataques.

Lutar e lutar

Conforme vamos avançando na versão de demonstração, que dura um pouco menos de uma hora, somos apresentados às outras mecânicas de luta presentes em Stellar Blade. Por exemplo, Eve pode defender-se de ataques inimigos e, caso consiga fazer isso no último instante possível, ativa o Bloqueio Perfeito. Ele anula o dano e enfraquece o equilíbrio do opositor, que se chegar a zero, deixa o inimigo zonzo e exposto à retaliação.
Um vislumbre dos chefes que vão aparecer
Logo após enfrentar um monstro poderoso e ver suas colegas de esquadrão sofrerem um terrível destino, a heroína é resgatada por um homem chamado Adam. A versão demo continua com Eve explorando brevemente alguns novos territórios, encontrando novos inimigos e, por fim, enfrenta um chefe que encerra o jogo. Após a vitória, é exibido um clipe que mostra diversos momentos do game completo, que conclui ao redirecionar o jogador à loja para realizar a compra da versão completa.

A duração da demonstração, bem como a quantidade de elementos mostrados nela, me pareceu adequada para convencer qualquer um em dúvidas sobre a compra. Os visuais estão muito bonitos, como já esperado, e a trilha sonora é bastante agradável, com boa variação entre as pegadas de cada música. Ou seja, desde canções calmas para momentos contemplativos, até agitadas para as lutas mais emocionantes.
Falando em emocionante, outro recurso que torna as lutas mais acirradas é a esquiva, que quando liberada, também ativa uma versão perfeita se executada no último instante. No começo, achei o timing da esquiva pouco intuitivo, mas após comprar a primeira melhoria para ele na árvore de habilidades, consegui utilizar o recurso adequadamente, tornando os combates ainda melhores.

Surpresas com semelhanças

Os cenários do jogo são do estilo pós-apocalíptico, com construções baseadas no mundo real, mas destruídas e abandonadas. Existe um leve elemento de exploração, pois embora linear, a aventura parece contar com alguns desvios que guardam itens e melhorias. É interessante que Eve demonstra surpresa com alguns objetos encontrados no caminho, explicados com prontidão por Adam via seu companheiro robô.
Mistérios nos esperam em cada cenário
Mistérios como esse desconhecimento podem apontar que Stellar Blade terá um enredo com uma boa dose de desdobramentos e, quiçá, reviravoltas. Outro ponto que me parece certo é a possibilidade de customizar o estilo de combate da protagonista. Materiais divulgados, como o vídeo ao final da demonstração, mostram Eve no controle de equipamentos mais avançados. Essa flexibilização será bem-vinda para variar a jogabilidade e oferecer mais opções ao jogador.
 
Quando vi os primeiros anúncios de Stellar Blade, na hora me veio à mente Bayonetta. Original de 2009, com remasterização lançada em 2020, os dois jogos têm muitas similaridades: belas protagonistas, inimigos fantásticos, combates intensos... Claro, existem várias diferenças, como o tom da história, mas a discrepância que mais notei foi a velocidade das lutas e agilidade das heroínas.
 
Como já comentei no início da matéria, o jogo mais recente exige cadência e planejamento do que Bayonetta. Enquanto a bruxa pode esquivar praticamente a qualquer momento (ativando a habilidade Witch Time), mesmo durante um combo, Eve deve ficar mais atenta. Não se expor durante ataques e bloquear sempre que possível — para desequilibrar inimigos — são mecânicas fundamentais.
Esquivas são fundamentais para ter sucesso
Ou seja, algo mais próximo de um soulslike do que um hack and slash. Não que Stellar Blade seja completamente fiel ao primeiro gênero: por um lado, salvar o jogo em Stellar Blade recupera itens e vida, mas revive inimigos próximos, como a maioria dos soulslike; por outro lado, não temos uma barra de energia limitando os movimentos da heroína. Creio que aqui tenhamos apenas pitadas, sem uma experiência muito punitiva.

Tradição e inovação

Quero deixar claro que não considero a jogabilidade ou as mecânicas apresentadas aqui ruins; pelo contrário, considero o novo título uma das potenciais pérolas de 2024. Apenas quis expor minha “decepção” em não encontrar exatamente o que esperava. Acredito que a versão completa deverá trazer muitos recursos e surpresas positivas, tornando a sua experiência única e tão boa quanto possíveis opções semelhantes.
Até porque vários jogos modernos acabam seguindo uma tendência souslike, tal como o recente Ascensão do Ronin, seguindo a onda do momento. Ainda sobre as mecânicas de jogo, um dos recursos que mais gostei são as habilidades especiais, que precisam ser carregadas via ataques e defesas executadas com precisão. Elas permitem quebrar defesas e interromper combos inimigos, embora mais efeitos devam estar disponíveis na versão final do jogo.

Também é possível executar inimigos pelas costas ou pulando sobre a cabeça deles, assim como ativar uma espécie de Teleporte durante determinados ataques. Em conclusão, o jogo promete muitas opções para que os combates sejam vencidos de forma divertida e competitiva. Falando em promessas, os produtores de Stellar Blade garantem que não existirão microtransações no lançamento do jogo.
Teremos várias opções no guarda-roupa
Mais do que isso, todos os itens do jogo, com ênfase nas muitas skins que estarão à disposição de Eve, poderão ser adquiridos sem necessidade de compras com dinheiro real. Em tempos atuais de monetização agressiva, essa é uma ótima notícia. Outras qualidades que devem chegar, sobretudo se o que foi visto na demo se concretizar, são carregamentos rápidos e boas respostas do DualSense a toda movimentação e ação oferecida pelo game.
Uma das boas promessas deste ano
Agora é esperar pelo lançamento de Stellar Blade e conferir se as tendências e as expectativas serão atendidas, lembrando que o game é exclusivo para PlayStation 5 e chega no dia 26 de abril de 2024.
 
Revisão: Vitor Tibério

é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google