Jogamos

Análise: The Smurfs 2: The Prisoner of the Green Stone (Multi) é uma continuação Smurfantástica

Os Smurfs devem combater uma criatura que escapou de um cristal e quer dominar todo o mundo. E, pasmem, com a ajuda do Gargamel.

Após o bom trabalho em Missão Florrorosa, as pequenas criaturas azuis estão de volta em The Smurfs 2: The Prisoner of the Green Stone (O Prisioneiro da Pedra Verde, em português), mais um título de exploração e plataforma que traz uma história original, digna de uma aventura Smurf.

Aliança improvável

Os Smurfs estão preparando uma grande festa, então Habilidoso decide inventar um aparelho para ajudar Chef a produzir os quitutes da comemoração de maneira instantânea. Assim, ele cria o SmurfoMix. Por mais que sua invenção seja brilhante, ela ainda precisa de um componente para funcionar perfeitamente: a rara Pedra Verde que, convenientemente, está no covil do Gargamel.

Claro que esse plano ia dar errado, pois ao tentar pegar a Pedra, Habilidoso, acompanhado por Gênio, Tonto e Tormenta, acaba libertando um monstro chamado Stolas, que não pretende retornar da maneira mais amigável para o seu receptáculo. Agora os Smurfs terão que se aliar ao feiticeiro Gargamel para derrotar a criatura e fazer com que ela volte para a Pedra.


Assim que começamos a aventura, percorremos o covil do Gargamel em uma espécie de tutorial, que nos leva a conhecer as propriedades do SmurfoMix. Independente do jogador ter jogado o primeiro jogo ou não, não há nada de muito complexo aqui para fazer. Basicamente temos o pulo duplo e as funções de atirar e planar com o nosso equipamento.

Algo que aprendemos posteriormente, é que o SmurfoMix também pode sugar certas frutas, que geram substâncias diferenciadas: a grudante; a empurrante; e a agarrante. Cada uma delas possui funções específicas, como puxar/empurrar plataformas, e parar objetos em movimento. Elas podem ser usadas em momentos de batalha também, mas diferentemente dos disparos normais, elas superaquecem o SmurfoMix, e isso pode causar dano ao usuário.

Além disso tudo, dessa vez cada um dos quatro Smurfs que controlamos possuem uma habilidade única. Tormenta, por exemplo, pode atingir os inimigos de longas distâncias utilizando suas flechas especiais. Nós trocamos de protagonista com o avanço da história, e sempre que isso acontece temos que realizar novas melhorias no SmurfoMix.

Atravessando portais e quebrando cristais

Os ambientes e level design de Smurfs 2 mantêm a mesma excelência do primeiro jogo, e com o adicional dos momentos de batalha serem mais bem planejados. Temos que atravessar a Floresta Smurf, as Montanhas Nevadas e a Terra do Fogo, cada uma com três partes.

A exploração destes locais é linear, mas isso não quer dizer que seja limitada. Temos campos abertos, rotas estreitas, plataformas e obstáculos que precisam do uso de uma fruta certa para a interação correta, além de diversos segredos.

Cada uma dessas áreas precisa ser purificada e isso é feito ao destruirmos as formações cristalinas pelo caminho. Também é necessário ficar atento com os portais roxos que aparecem pelo caminho, pois eles rendem grandes bonificações e até trajes extras. Outro ponto interessante é que, mesmo com a dificuldade branda da aventura geral, os portais rendem desafios bem mais pesados, e que exigirão bastante habilidade do jogador.

O combate é dinâmico, pois independente da nossa distância para os inimigos, o SmurfoMix consegue atingir todos sem problemas. Também é possível utilizar as diferentes frutas para causar efeitos diversos e explorar os pontos fracos das hordas de criaturas cristalinas que surgem pelo caminho. 

A parte sonora oscila um pouco mais em sua excelência. Se por um lado não há melodias marcantes ou festivas, que tragam a alegria característica dos Smurfs, o trabalho de dublagem dos personagens é fantástico, ainda mais por envolver o vilão Gargamel desta vez.

Não é incomum ver o bruxo tendo conversas bem estranhas e desconexas com os seus desafetos azulados, e isso provoca boas risadas. Infelizmente, não há vozes em português, mas a dublagem em inglês é bem acompanhada de legendas no nosso idioma.

Uma sequência Smurfenomenal!

The Smurfs 2: The Prisoner of the Green Stone mantém o excelente trabalho do jogo anterior, com uma narrativa criativa, novas habilidades e uma ótima alternância entre uma aventura divertida e desafios mais difíceis. As combinações perfeitas para quem gosta das criaturas azuis e jogos de plataforma tridimensionais.

Prós

  • Excelente level design e identidade visual de cada área;
  • Cada um dos Smurfs tem habilidades próprias;
  • Desafios secretos que elevam consideravelmente o nível de dificuldade sem alterar o ritmo da aventura principal;
  • A interação dos Smurfs e Gargamel é bem divertida;
  • O sistema de batalha melhorou consideravelmente.

Contras

  • As músicas das fases não são memoráveis ou empolgantes;
  • Uma dublagem em português seria bem-vinda.
The Smurfs 2: The Prisoner of the Green Stone  — PC/PS4/PS5/Switch/XBO/XSX — Nota: 8.5
Versão utilizada para análise: PS4
Revisão: Juliana Piombo dos Santos
Análise feita com cópia digital cedida pela Microids

é amante de joguinhos de luta, corrida, plataforma e "navinha". Também não resiste se pintar um indie de gosto duvidoso ou proposta estranha. Pode ser encontrado falando groselhas no seu twitter @carlos_duskman
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google