Jogamos

Análise: Loddlenaut (PC) é uma serena experiência de limpeza subaquática

Remova a poluição de um planeta oceânico em um título simples e meditativo.


Às vezes, não há nada melhor do que limpar ou repetir tarefas simples para relaxar. Loddlenaut é um título indie que explora essa ideia na forma de uma aventura de limpeza no fundo do mar. Além de remover a poluição e restaurar a flora, o mergulhador anônimo cuida também de curiosos peixes, em uma experiência suave e pacífica. De vez em quando, as atividades são simples até demais, porém a intenção é se deixar levar pela atmosfera serena.

Em uma faxina subaquática

Dentro do traje de um mergulhador anônimo, o objetivo é bem simples: viajar até o planeta oceânico GUP-14 e remover completamente os detritos deixados por uma megacorporação que abandonou o local. A situação não é nada boa, pois a água está repleta de escombros e muitas regiões estão contaminadas por uma gosma de poluição. Por causa disso, a flora e a fauna praticamente desapareceram, mas basta começar a limpar para a vida reaparecer.


Por sorte, a tarefa de restauração em Loddlenaut é mais simples do que parece. Para remover as crostas de sujeira, utilizamos uma pistola de bolhas — basta segurar o botão para limpar as regiões próximas. Já detritos diversos que flutuam na água, como latas, garrafas e embalagens plásticas, precisam ser coletados manualmente. Depois disso, podemos reciclá-los para criar melhorias ou novos equipamentos para o mergulhador. Um sonar destaca pontos que precisam ser higienizados, facilitando a tarefa.

Após limpar uma região até certo ponto, começam a aparecer loddles, criaturas aquáticas nativas desse planeta. Esses peixes se afeiçoam pelo mergulhador, que passa a cuidar deles como se fossem bichinhos de estimação. Além de brincar e dar atenção a eles, precisamos alimentá-los com diferentes frutas ou pratos mais elaborados e, aos poucos, as criaturinhas vão crescendo e se multiplicando. Dependendo da comida, os loddles evoluem para novas formas, então é importante testar os alimentos para povoar o oceano com diferentes tipos de peixes.



Submerso na limpeza da poluição

Loddlenaut me fisgou com seu conceito relaxante. Pode parecer estranho, mas usar uma pistola de bolhas para eliminar a poluição do fundo do mar é simultaneamente viciante e hipnotizante. Há algo de meditativo ver a poluição sendo eliminada, e apreciei também o retorno da natureza, como flores desabrochando e os loddles aparecendo. No mais, é gratificante ver uma região tomada por elementos vibrantes após nossos esforços.

A atmosfera pacífica e a música suave ditam o tom da aventura, que basicamente não tem perigos. Mesmo assim, precisamos ficar de olho no oxigênio do traje, pois ele é limitado. Por causa disso, é necessário recarregá-lo frequentemente na base ou em anéis de reabastecimento, tarefa esta corriqueira e comum. E isso nem é um ponto de tensão de fato: quando o oxigênio se esgota, o mergulhador é levado automaticamente para a base, sendo a punição perder alguns poucos itens.


A aventura é curtinha, durando algumas poucas horas quando focamos nos objetivos principais, mas algumas atividades ajudam a aumentar a sobrevida do jogo. Cuidar dos loddles é o passatempo mais complexo, pois há inúmeras variações das criaturinhas para descobrir. Além disso, alguns poucos colecionáveis estão espalhados pelo oceano. Por fim, algumas das conquistas incentivam a explorar locais fora do caminho principal.

Um detalhe curioso é o visual, cujos elementos remetem a títulos da era PlayStation. Os modelos e texturas são simples, e um filtro de baixa resolução faz parecer que o jogo está rodando em uma TV de tubo antiga. Pode parecer estranho, mas o resultado é charmoso e traz identidade ao jogo. Só achei que as áreas do planeta poderiam explorar temáticas mais distintas em vez de um monte de locais com algas, pedras e plantas — fica a sensação de estar desbravando os mesmos lugares.



Despretensioso até demais

Mecanicamente, o jogo é extremamente simples, bastando se aproximar das gosmas de sujeira e limpá-las com o segurar de um botão. No entanto, alguns elementos nos incentivam a continuar a purificação do planeta. O lixo reciclado pode ser utilizado para construir itens diversos, como uma pistola capaz de abrir caixotes reforçados ou um tanque de oxigênio maior, deixando a limpeza mais rápida.

A progressão é aberta e podemos ir para a maioria dos pontos do oceano a qualquer momento. Porém, certos trechos só podem ser acessados ou completamente purificados com a ajuda de equipamentos específicos. Um recife de corais, por exemplo, está tomado de partículas de microplástico que só podem ser coletadas por um aspirador. Já uma fábrica abandonada está em uma região profunda, então é necessário reforçar o traje de mergulho para adentrar esse local.


A simplicidade é ótima para quem procura algo relaxante, mas Loddlenaut não está livre de alguns problemas. Para começar, há uma necessidade constante de voltar à base para esvaziar a mochila, pois o espaço dela é bem reduzido. Muitas vezes, eu só queria continuar limpando, mas fui forçado a parar a tarefa para guardar itens, o que interrompeu o ritmo agradável da aventura.

Outro ponto que incomoda é a repetitividade das tarefas. É bem óbvio que a intenção é somente ficar limpando coisas, mas acho uma oportunidade perdida não tentar tornar as coisas mais interessantes, mesmo que fosse só um pouquinho, com pequenos puzzles. Até há outros tipos de dispositivos, como uma imensa escova para remover detritos do solo, mas não passam de maneiras alternativas bem limitadas de fazer as mesmas coisas.



Uma incursão breve e envolvente

Loddlenaut nos convida a remover a poluição de um planeta oceânico em uma experiência relaxante. Mecânicas simples fazem com que a limpeza subaquática seja agradável e meditativa, sendo recompensador ver a natureza reaparecendo devido a nossos esforços. Uma atmosfera cativante com visuais coloridos, trilha sonora suave e muitos peixinhos de estimação deixam a aventura ainda mais encantadora.

A simplicidade é o tema principal, mas é também fonte de chateação. Algumas tarefas são repetitivas, certos equipamentos são subutilizados e as ideias não evoluem no decorrer da jornada, o que pode trazer um pouco de tédio. Ao menos há alguns extras para tentar compensar esses problemas.

Para quem procura algumas poucas horas de relaxamento descomplicado, Loddlenaut e sua limpeza oceânica são uma ótima opção.

Prós

  • Conceito principal relaxante focado em limpar o fundo do oceano;
  • Mecânicas simples e acessíveis;
  • Atmosfera agradável com visual retrô colorido e áudio suave.

Contras

  • Variação limitada de situações, apesar das diferentes ferramentas disponíveis;
  • A necessidade constante de ficar voltando à base para guardar itens quebra o ritmo de jogo;
  • Áreas tematicamente parecidas demais, trazendo sensação de mais do mesmo.
Loddlenaut — PC — Nota: 7.5
Revisão: Juliana Paiva Zapparoli
Análise produzida com cópia digital cedida pela Secret Mode

é brasiliense e gosta de explorar games indie e títulos obscuros. Fã de Yoko Shimomura, Yuzo Koshiro e Masashi Hamauzu, é apreciador de roguelikes, game music, fotografia e livros. Pode ser encontrado no seu blog pessoal e nas redes sociais por meio do nick FaruSantos.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google