Dicas e Truques

Blasphemous 2 (Multi): dicas para iniciantes

Monstros implacáveis e mapas labirínticos esperam o Penitente na sequência do metroidvania.


O mundo de Blasphemous 2 é regido pelo Milagre, uma força celestial capaz de punir ou abençoar de acordo com o seu capricho. O Penitente, preso em um ciclo de morte e renascimento, luta contra essa deidade a fim de acabar com o sofrimento de todos. A sequência do metroidvania gótico tem dificuldade reduzida em relação ao primeiro, porém ainda há inúmeros perigos e mistérios para enfrentar. Separamos algumas dicas e estratégias para navegar pela Cidade do Santo Nome.

Conheça as características das armas

Uma das maiores novidades de Blasphemous 2 é que o Penitente tem à disposição três armas. Além de contarem com técnicas próprias de combate, cada armamento conta também com habilidades de navegação:
  • Ruego Al Alba: lâmina curta que oferece equilíbrio entre força e velocidade, com combos no ar e no solo. Sua habilidade especial permite sacrificar parte da vida para aumentar o poder de ataque. O golpe descendente, quando executado de locais altos, é capaz de destruir vinhas de cor marrom;
  • Sarmiento e Centella: a dupla de floretes foca em agilidade em vez de força. Após alguns ataques, as espadas adquirem propriedades elétricas, o que dá dano extra em certos inimigos. Sua habilidade de navegação permite usar espelhos para se teletransportar para locais distantes;
  • Veredicto: grande incensário que desfere ataques lentos e poderosos. Além disso, é possível acendê-lo para infligir dano de fogo. Os ataques da arma fazem soar sinos, que liberam uma onda que faz surgir temporariamente plataformas e abre certas portas por curtos períodos.
Escolhemos uma delas no começo da aventura e adquirimos as demais no decorrer da história, então selecione aquela que te agradar mais.



No início, foque em explorar

Depois das cenas iniciais, recebemos a tarefa de derrotar três chefes, cuja localização fica marcada no mapa. Em vez de ir direto para cada mestre, explore o máximo que conseguir. Não há muito mistério, basta seguir por todos os caminhos possíveis.

O primeiro objetivo nesse momento deve ser obter as outras armas, pois suas habilidades de navegação vão permitir alcançar certos locais. Além disso, aproveite para coletar melhorias para o Penitente, como novos frascos de vida, itens equipáveis e feitiços ofensivos.



Marque tudo no mapa

A Cidade do Santo Nome é extensa e labiríntica, sendo fácil se perder ou esquecer onde estão certas coisas. Por sorte, o jogo disponibiliza o recurso de marcar o mapa com ícones. Sendo assim, sempre que encontrar um personagem, item inalcançável ou barreira, coloque um marcador no mapa, pois facilitará bastante revisitar as áreas no futuro após adquirir novas habilidades. Lembre-se de definir categorias para cada ícone para não se perder depois.



Domine as nuances do combate

A Cidade do Santo Nome está infestada de inimigos grotescos e brutais, então é importante ser cuidadoso na hora de enfrentá-los. Confira algumas dicas para lidar com os oponentes:
  • Troque de arma de acordo com a situação e inimigo. Monstros voadores, por exemplo, são facilmente acertados pelos ataques amplos do incensário Veredicto. Já os floretes Sarmiento e Centella são uma boa opção para enfrentar criaturas lentas no solo;
  • Todos os inimigos são vulneráveis a um tipo de arma ou de elemento. A única indicação disso é a quantidade de dano, então fique de olho nos números ao atacar e experimente as possibilidades;
  • O movimento de deslizar é extremamente útil, pois permite esquivar de muitos perigos sem receber dano. No entanto, caso utilizado no momento errado, deixa o Penitente vulnerável. Aprenda a utilizá-lo para sobreviver por mais tempo;




  • O contra-ataque é um movimento muito poderoso capaz de derrotar instantaneamente algumas criaturas. Para desferi-lo, basta apertar o botão de bloqueio momentos antes do golpe do inimigo acertar o herói;
  • As Orações são feitiços mais poderosos do que parecem, use-as sempre que possível, lembrando também do dano elemental;
  • Explore as árvores de habilidades das armas e escolha as opções que combinam melhor com seu estilo de jogo. De qualquer maneira, não deixe de ativar o aumento de características básicas, como ataque e defesa, pois eles fazem diferença;
  • Equipe defesas elementais no seu Rosário, pois esses itens diminuem consideravelmente o dano.


Volte ao local da morte para recuperar a Culpa

Ao morrer, o Penitente acumula Culpa e volta para o último ponto de salvamento ativado. Além de bloquear parte da barra de especial, a Culpa acumulada diminui a defesa do Penitente, deixando a situação difícil, especialmente ao ser derrotado seguidas vezes.

Para remover a penalidade, é necessário voltar ao local da morte e interagir com a manifestação espectral do Penitente. Outra opção é visitar o padre na vila principal, ele é capaz de remover as penalidades por um preço. Então, após ser derrotado, sua prioridade sempre deve ser acabar com as penalidades da Culpa.



Use os trabalhos do Escultor

Na praça principal da vila, está o estúdio do Escultor. Com a ajuda dele, podemos ativar inúmeras vantagens ao colocar diferentes estatuetas de madeira em um retábulo. Os efeitos são variados, como aumentar o ataque de certas armas, alterar o funcionamento dos frascos de vida e até mesmo receber mais dinheiro ao derrotar inimigos.

O posicionamento também é importante: o retábulo é dividido em espaços duplos e colocar junto certos pares de estátuas ativa efeitos adicionais. Há inúmeras combinações disponíveis e a maneira mais fácil de descobri-las é combinando peças da mesma categoria.


As estátuas podem ser encontradas em baús, compradas de vendedores ou recebidas como recompensa por terminar missões paralelas. Já espaços adicionais para o retábulo podem ser desbloqueados por meio de Marcas de Martírio.

Foque em obter Marcas de Martírio

As Marcas de Martírio são utilizadas para desbloquear habilidades das armas e liberar novos espaços no retábulo do Escultor. Algumas delas estão escondidas em baús espalhados pelo mundo, mas também é possível obtê-las ao derrotar inimigos.

Há uma maneira de acelerar o processo, dando acesso antecipado a vários recursos. Para isso, equipe o item Crânio de Rato Deformado, pois ele aumenta a taxa de ganho de Marcas de Martírio. Este item pode ser comprado da vendedora na vila principal, ela se encontra na parte direita da vila.



Visite os NPCs frequentemente

O mundo de Blasphemous 2 é habitado por todo tipo de pessoa que precisa de ajuda. Pela jornada, faça questão de visitar os NPCs, principalmente após avançar na trama, pois novas interações e recursos surgem frequentemente. Muitos deles fortalecem o Penitente em troca de algum item específico, já outros oferecem dicas valiosas ou missões paralelas. Os vendedores também recebem novas mercadorias no decorrer da jornada.


Fique de olho nas freiras perdidas

Na parte central da vila, é possível encontrar uma freira Cobijada, que pede que o Penitente encontre suas irmãs perdidas. Faça questão de procurá-las, pois elas liberam recursos extremamente úteis, como voltar para a vila de qualquer ponto de salvamento.

Normalmente elas estão escondidas em salas ocultas, mas é fácil identificá-las: as Cobijadas começam a chorar quando nos aproximamos, então use as armas para destruir paredes falsas quando ouvir o lamento delas.



Com essas dicas, explorar o mundo de Blasphemous 2 será um pouco mais fácil. Sabe alguma dica que não mencionamos ou tem dúvidas? Não deixe de dizer nos comentários.
Revisão: Heloísa D'Assumpção Ballaminut

é brasiliense e gosta de explorar games indie e títulos obscuros. Fã de Yoko Shimomura, Yuzo Koshiro e Masashi Hamauzu, é apreciador de roguelikes, game music, fotografia e livros. Pode ser encontrado no seu blog pessoal e nas redes sociais por meio do nick FaruSantos.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.