Jogamos

Análise: Bob Esponja: The Cosmic Shake (Multi) é um game de plataforma quadrado, amarelo e divertido como o desenho animado

Agradável de jogar e assistir, o jogo conta com belos visuais e uma dublagem de primeira.


Depois de pouco mais de dois anos desde seu último game, o personagem mais quadrado e amarelo dos desenhos animados recebeu uma nova aventura. Bob Esponja: The Cosmic Shake é um game com boas qualidades que traz uma história inédita repleta de maluquices divertidas. Pegue a rede de caçar águas-vivas, o uniforme de karatê e não esqueça do Hambúrguer de Siri, pois a análise mais “amendoboba” dos sete mares vai começar!

Tem cor amarela e espirra água

O último título estrelando a esponja amarela foi SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom – Rehydrated (Multi), lançado em 2020. Conforme conferimos na sua análise, o game foi um remake interessante do original de 2003 e, mesmo com alguns probleminhas, mostrou boas qualidades. Ficou claro que a Fenda do Biquíni ainda tinha bolhas para estourar e, felizmente, a maioria das lições foram aprendidas após esses dois anos
A nova aventura da esponja amarela mais amada do mundo
Portanto, a chegada de Bob Esponja: The Cosmic Shake hoje, dia 31 de janeiro de 2023, pode ser encarada não como uma grande, mas sim uma grata surpresa. De antemão, preciso informar que um dos destaques é a ótima dublagem do game. Costumo não levar em conta esse ponto nas minhas análises, pois entendo que o processo de tradução pode ser bem complicado e caro; nesse caso, entretanto, não há como não elogiar a presença das vozes brasileiras e suas reconhecidas competências.
Essa qualidade permite apreciar ainda mais a história do game: após obter um lançador de bolhas mágico de uma sereia suspeita, Bob Esponja acaba quebrando a realidade, criando diversos mundos paralelos (mais sobre eles em breve) que utilizam como base a cidade da Fenda do Biquíni e seus habitantes. Com a ajuda do fiel amigo Patrick, o herói precisa coletar uma geleia cósmica que pode ser usada para consertar (ou não) as coisas.

Uma boa reforma no abacaxi

Bob Esponja: The Cosmic Shake é um jogo de plataforma clássico, em que temos que explorar áreas repletas de itens, inimigos e desafios. O estilo é semelhante a Battle for Bikini Bottom, mas com cenários mais amplos e detalhados, além de totalmente conectados. Agora, as diversas partes menores que compõem os ambientes principais são interligadas sem telas de carregamento.
Diga olá ao Holandês Voador e aos belos cenários do game
Elas ainda existem nas transições entre as grandes áreas, mas ao menos não trancam o progresso a cada exploração local. Falando nos loadings, Cosmic Shake também os eliminou de quando Bob Esponja cai para fora do cenário ou perde suas vidas, tornando a jogatina mais fluída. Infelizmente, as telas de carregamento ainda são um tanto frequentes (o game brinca com isso mostrando uma mensagem parecida com quando o desenho quer mostrar a passagem de tempo).
Pular, chutar e coletar!
Vale informar que joguei a versão de PS4 no PS5, o que geralmente melhora o desempenho dos games. Dessa vez não parece ter sido o caso, inclusive com a presença de alguns breves trancamentos. Ao menos isso ainda pode ser amainado no futuro e não compromete a bela produção visual, que traz gráficos ainda mais caprichados do que vimos anteriormente.
Até mesmo os tutoriais são caprichados
Como não poderia deixar de ser, temos personagens e cenários inspirados diretamente no desenho animado. Todos são bonitos e bem animados, incluindo locais como o Siri Cascudo e a Redoma da Sandy, e nomes como Senhora Puff e Gary. Aliás, Cosmic Shake explora diversos locais temáticos inéditos — são sete mundos paralelos no total — que levam Bob Esponja e cia ao Velho Oeste, ao tempo das cavernas, à era medieval, entre outras.

Tão fácil quanto tirar a carteira

Voltando aos desafios, Bob Esponja conta com um arsenal interessante de movimentos para enfrentá-los. É possível executar pulos duplos, ataques giratórios, esquivar com uma estrela, ataque com bolhas e muitos mais. Todos funcionam bem e com eles temos de enfrentar os temíveis vilões de geleia, que aparecem com diversas habilidades diferentes. Como um bom jogo de plataforma, também é preciso saltar sobre caixas, trilhas estreitas, precipícios e vários outros elementos.
Temos cenários repletos de desafios e segredos

Considero que quase nenhum desses desafios é muito difícil, o que torna o game ao mesmo tempo acessível e pouco desafiador. O saldo ainda é agradável pela considerável variedade de missões, que fazem bom uso das mecânicas e do maluco fundo do mar para oferecer tarefas divertidas. O jogo vai além de pular e lutar, oferecendo alguns desafios mais variados como corridas com o monociclo, quick time events (em que temos que apertar botões específicos nos momentos certos) e os criativos chefes.

O canudo mais rápido do velho oeste
Nada revolucionário, mas tudo combina bem com o mundo do Bob Esponja e torna Cosmic Shake mais envolvente. Isso vale também para os colecionáveis, como os dobrões de ouro, cuecas (que formam o contador de vidas do Bob Esponja) e espátulas douradas, e muitas, mas muitas roupas diferentes. Apesar de oferecerem somente uma mudança cosmética, é elogiável a quantidade e criatividade das escolhas disponíveis.

Prepare-se para encontrar muitas roupas clássicas
Também vale comentar que o game tem uma duração adequada dada a dificuldade. Os colecionistas devem ficar avisados que os mapas precisam ser revisitados para encontrar todos os segredos, pois eles exigem habilidades e recursos obtidos em pontos variados da campanha. Isso pode ser facilmente realizado utilizando o mapa do game, um recurso rápido para acessar qualquer ponto da campanha e buscar os famosos 100%.

Melhor que Hambúrguer de Siri

Trazendo uma aventura inédita no melhor estilo do desenho animado, Bob Esponja: The Cosmic Shake é um jogo de plataforma competente. A jogabilidade simples funciona bem e oferece toda sorte de desafios diferentes, mesmo que em geral pouco desafiadores. Os visuais agradáveis e as ótimas dublagens contribuem para uma história muito divertida. Fica a sugestão para a biblioteca de fãs e amantes de bons games do gênero.

Um game com o selo de aprovação do Bob Esponja Calça Quadrada

Prós

  • Jogo de plataforma divertido e envolvente;
  • História agradável e muito bem inspirada no desenho animado;
  • Visuais bonitos e coloridos;
  • Jogabilidade e mecânicas de jogo competentes, incluindo missões e chefes;
  • Dublagem em português brasileiro com (quase) todas as vozes oficiais;
  • Boa quantidade de colecionáveis e desafios extras.

Contras

  • Várias e longas telas de carregamento, com alguns leves e eventuais travamentos;
  • Nível de dificuldade geral é relativamente baixo.
Bob Esponja: The Cosmic Shake — PC/PS4/Switch/XBO— Nota: 8.0
Versão utilizada para análise: PS4
Revisão: Davi Sousa
Análise produzida com cópia digital cedida pela THQ Nordic

é produtor de conteúdo sobre games desde 2016 e um grande fã da décima arte, embora não tenha muito tempo disponível para ela. Seus games favoritos (que formam uma longa lista) incluem: KH, Borderlands, Guitar Hero, Zelda, Crash, FIFA, CoD, Pokémon, MvC, Yu-Gi-Oh, Resident Evil, Bayonetta, Persona, Burnout e Ratchet & Clank.
Também encontra-se no Twitter @MatheusSO02 e no OpenCritic.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google