Expectativas para o mercado de visual novels no Ocidente em 2023 - Parte 1: JAST USA e MangaGamer

Neste primeiro texto, trazemos uma lista com algumas VNs de PC que podem ser traduzidas para o inglês com base em anúncios já conhecidos.

A cada ano que passa, as visual novels se tornam mais presentes no Ocidente. Embora seja possível associar o seu surgimento a Portopia, de 1983, como uma ramificação dos títulos de aventura, durante pelo menos duas décadas o gênero só teve expressividade no Japão. 
 
Um título muito importante para essa mudança de paradigma foi Phoenix Wright: Ace Attorney (DS) em 2005, cujo sucesso é uma inegável prova de que o público ocidental estava sim interessado em jogos focados em texto.
Ace Attorney: Phoenix Wright Trilogy
Quase duas décadas depois, temos uma indústria a pleno vapor, seja na tradução de jogos japoneses no PC e nos consoles (com foco especial no Switch), seja na produção de boas OELVNs (VNs em que a língua original é o inglês). Tendo em mente a atual conjuntura do mercado ocidental de visual novels como alguém que já acompanha seus lançamentos há anos, decidi dar uma visão geral das expectativas para 2023.

Este texto será dividido por publicadoras para dar uma visão mais detalhada das configurações atuais do mercado. Para não ficar muito extensa, a primeira parte cobre apenas a JAST USA e a MangaGamer, as mais tradicionais para VNs no PC. Vale destacar também que alguns títulos sequer têm previsão de lançamento e serão devidamente marcados com data “A anunciar”, já que podem não sair no ano que vem.

Isso é especialmente comum no PC, já que empresas como a MangaGamer, a Sekai Project e a JAST USA às vezes revelam a aquisição de licença muito cedo ou acabam segurando esse anúncio até bem perto do lançamento.
LuckyDog1
Antes de começar, gostaria de destacar que o termo “visual novel” acaba abrigando uma grande variedade de jogos que poderiam ser considerados de outros gêneros, como aventura e RPG. Por conta disso, temos alguns clássicos como Utawarerumono, Tears to Tiara, a franquia Zero Escape, Baldr Sky e Sengoku Rance, que são considerados “visual novels com gameplay”. Essa interpretação abre margem para ambiguidades que podem dificultar a separação.  

Afinal, qual é a quantidade de texto que separaria um dungeon crawler com uma narrativa densa de uma visual novel com momentos de exploração de dungeons? Optei então por não colocar, por exemplo, Gears of Dragoon 2 da JAST USA, que me parece mais próximo do primeiro, mas mantive Rance IX pela série ser tradicionalmente conhecida pelos fãs de visual novels.
Gears of Dragoon 2
Além disso, preferi separar os jogos por demografias, destacando-os em: Galge (protagonista masculino com interesse romântico/sexual em mulheres), Otome (protagonista feminino com interesse romântico/sexual em homens), BL (protagonista masculino interessado em homens) e Yuri (protagonista feminino interessado em mulheres).

É utilizada a expressão “Não se aplica” para casos que não se encaixem nessas opções, como títulos com interesses amorosos de gêneros variados e/ou múltiplos protagonistas de gêneros distintos, ou aqueles que simplesmente não possuem romance como força motriz.

JAST USA

Tokyo NECRO
Fundada no fim da década de 1990 como filial de uma empresa japonesa que declarou falência em 2001, a JAST USA é uma pioneira no mercado de localização de visual novels. A empresa chegou a trabalhar com traduções para o DOS, foi responsável pelo lançamento do primeiro jogo BL no Ocidente e se mantém como uma das mais importantes e respeitadas publicadoras no mercado.

A empresa também possui uma loja digital própria que conta com precificação regional para reais e é livre de DRM (mecanismos de direitos digitais), ou seja, não tem aquelas tecnologias feitas para restringir o uso de conteúdos digitais, como o infame Denuvo, e algumas travas menos perceptíveis do Steam.

Tokyo NECRO

Desenvolvedora: Nitroplus
Sistema: PC
Expectativa de lançamento: A anunciar (já está 100% traduzido e editado)
Demografia: Não se aplica
Gênero: Ação, Fantasia cyberpunk, 18+
Link do VNDB: https://vndb.org/v13666

Tokyo NECRO conta a história de Kibanohara Ethica e Nagaoka Souun, que trabalham no extermínio de mortos-vivos e necromantes. Durante uma missão, Souun encontra uma garota chamada Ilia, que não tem memórias de quem é, mas está sendo perseguida por um grupo misterioso.

A decisão de ajudá-la levará o rapaz e sua parceira de trabalho a mergulhar ainda mais no submundo de Tóquio, um lugar marcado pela neve profunda, pela criminalidade e pela cibernética avançada.

Tokyo Hero Project

Desenvolvedora: Alcot
Sistema: PC
Expectativa de lançamento: A anunciar
Demografia: Galge
Gênero: Ação, Comédia, Super-heróis, 18+
Link do VNDB: https://vndb.org/v10237

Em Tóquio, um sistema de segurança foi criado, colocando pessoas vestidas de super-heróis em seus vários distritos. Um dia, o protagonista Kotaro Kazama acaba presenciando um desses indivíduos lutando contra alguém e acaba perdendo a hora para a sua entrevista de emprego.

Depois disso, desesperado para ter dinheiro para pagar suas contas, ele acaba aceitando uma vaga suspeita e se juntando a uma organização de vilões chamada Black Outsiders. Agora, ele terá que vestir uma roupa de mascote e lutar pelo seu contracheque.

Sorcerer's Choice: Angel or Demon?

Desenvolvedora: Varenyett
Sistema: PC
Expectativa de lançamento: A anunciar (deve demorar pelo menos “alguns meses”)
Demografia: BL
Gênero: Fantasia, 18+
Link do VNDB: https://vndb.org/v21661

Sorcerer’s Choice conta a história do jovem Lucil. Após ter a sua casa atacada por um grupo violento, ele é teleportado por seu avô (um poderoso mago) para outra dimensão. Nesse lugar, ele encontra duas criaturas sobrenaturais que lhe oferecem ajuda em troca de uma aliança. De um lado, um indivíduo de luz pura, o anjo Flow; de outro, um de trevas profundas, o demônio Lobelia.
Além dos jogos citados acima, alguns muito mais improváveis de dar as caras no PC em 2023 são Katahane, Machine Child, OutLaw Django e Sumaga. Na última atualização da empresa, eles foram mencionados apenas brevemente como projetos que ainda não estão próximos do lançamento.

MangaGamer

Sona-Nyl of the Violet Shadows
Fundada em 2008, a MangaGamer é uma das empresas mais tradicionais do mercado de visual novels no PC. Ela cobre uma grande variedade de títulos, indo de VNs adultas focadas em sexo como Euphoria, Erovoice e No, Thank You!!!, a grandes clássicos sem conteúdo sexual como a franquia When They Cry (Higurashi, Umineko) e The House in Fata Morgana.

Nightmare x Onmyoji - Paradox of Forbiddance

Desenvolvedora: Guilty Nightmare Project
Sistema: PC
Expectativa de lançamento: A anunciar (já está 100% traduzido e editado)
Demografia: Galge
Gênero: Nukige, Ação, 18+
Link do VNDB: https://vndb.org/v29243

Sequência de Nightmare x Sisters - Sacrifice of Lust-Hell (PC), Nightmare x Onmyoji conta a história de uma jovem garota chamada Kuon Katsuragi. Apesar de parecer apenas mais uma estudante comum, ela é na verdade uma onmyoji, algo similar a um exorcista oriental.

Quando a investigação de casos de garotas desaparecidas leva Kuon e outras pessoas a notar uma conexão com o surgimento de espectros, a protagonista logo se vê à mercê de uma organização sinistra contra a qual terá que lutar para salvar as pessoas que mais ama.

Sona-Nyl of the Violet Shadows

Desenvolvedora: Liar-soft
Sistema: PC
Expectativa de lançamento: A anunciar (já está 100% traduzido e editado)
Demografia: Não se aplica
Gênero: Aventura, Fantasia, Steampunk, 18+
Link do VNDB: https://vndb.org/v4936

Sona-Nyl é o quinto jogo da série steampunk da Liar-soft, que também inclui Gahkthun of the Golden Lightning. A história se passa em um mundo diferente do nosso, no qual a humanidade já não tem mais a possibilidade de aproveitar o céu azul graças às fortes emissões de fumaça das máquinas movidas a vapor.

Nas ruínas de Nova Iorque, uma garota chamada Elysia busca o epicentro de uma grande calamidade do passado, enquanto outra chamada Lily não tem memórias de por que está ali, apenas sabe que precisa ir “aos confins do céu violeta”.

Lkyt.

Desenvolvedora: Parade
Sistema: PC
Expectativa de lançamento: A anunciar (já está 100% traduzido e editado)
Demografia: BL
Gênero: Ação, Aventura, Drama, Fantasia, Samurais, 18+
Link do VNDB: https://vndb.org/v27032

Lkyt conta a história de um grupo de guerreiros da Nação do Litoral. Forçados a defender o mundo da ameaça do Reino das Trevas, eles precisam se esforçar para salvar a todos e garantir um futuro para a humanidade. Infelizmente, o protagonista e seus companheiros logo descobrem que o Dia do Desespero deve chegar antes do previsto e a nação ainda está despreparada…

Rance IX – The Helmanian Revolution

Desenvolvedora: Alicesoft
Sistema: PC
Expectativa de lançamento: A anunciar (já está 100% traduzido e editado)
Demografia: Galge
Gênero: RPG, Fantasia, 18+
Link do VNDB: https://vndb.org/v13802

A franquia Rance é um clássico dos eroges com uma enorme importância para a sua história, com sua combinação de RPG e visual novel. Rance IX é o próximo da lista da MangaGamer, que também inclui o absurdamente massivo Rance X e o remake do terceiro jogo, Rance 03. No nono título, o “grande herói” Rance é chamado pelo príncipe Patton Misnarge para auxiliá-lo em sua proposta de revolução no tradicional e decadente Império Helmaniano.

The Pillagers of Raillore

Desenvolvedora: 3rdEye
Sistema: PC
Expectativa de lançamento: A anunciar (já está 100% traduzido e editado)
Demografia: Não se aplica, mas mais alinhado a galge
Gênero: Ação, Aventura, Fantasia, 18+
Link do VNDB: https://vndb.org/v24752

Em um mundo no qual habilidades especiais se tornaram a norma e não tê-los te faz diferente, a sociedade humana acabou regredindo a uma composição similar à Idade Média. Na cidade murada de Raillore, incidentes estranhos têm acontecido apesar da grande eficiência da Ordem das Forças Regulatórias na prevenção de crimes, já que agora eles têm que lidar com o surgimento de novos poderes chamado de “Erros”.

Eve of the 12th Month

Desenvolvedora: minori
Sistema: PC
Expectativa de lançamento: A anunciar
Demografia: Galge
Gênero: Drama, 18+
Link do VNDB: https://vndb.org/v12562

Se passando no mesmo mundo de ef -A Fairy Tale of the Two- (PC), Eve of the 12th Month conta a história de um rapaz completamente comum que acaba esbarrando em uma garota misteriosa no centro de Megumi City durante a véspera de Natal. Porém, por algum motivo, a garota o conhece, mesmo ele não sabendo quem ela é.

Esse encontro levará o protagonista a conhecer três personagens: uma garota que quer evitar que os dias de diversão cheguem ao fim, outra que deseja ganhar algo misterioso, e uma terceira que está determinada a cumprir o seu objetivo.

Funbag Fantasy 4 -Brother Astor-

Desenvolvedora: Waffle
Sistema: PC
Expectativa de lançamento: A anunciar
Demografia: Galge
Gênero: Nukige, Fantasia, 18+
Link do VNDB: https://vndb.org/v27685

Mais de um milênio após os eventos de Funbag Fantasy 3if, a humanidade continua expandindo a sua civilização. Infelizmente, os minotauros têm pilhado e saqueado os assentamentos e dificultado profundamente esse processo.

Para lidar com o problema, a Rainha de Litovia tenta realizar alianças com outras nações e pedir ajuda aos monastérios que ficam na fronteira. Como um monge da Igreja de Rood Oriental, o irmão Astor 
terá que mostrar serviço, mas também poderá aproveitar o seu tempo com cinco beldades bem dotadas.

Lucky Dog1

Desenvolvedora: Tennenouji
Sistema: PC
Expectativa de lançamento: A anunciar (provavelmente não tão cedo, já que a MangaGamer não dá sinal de que o jogo está vivo há um bom tempo)
Demografia: BL
Gênero: Ação, Máfia, 18+
Link do VNDB: https://vndb.org/v1564

Anunciado em 2018 pela MangaGamer, LuckyDog1 é um dos maiores clássicos dos BLs e facilmente reconhecido por fãs desse tipo de obra. O jogo conta a história de Giancarlo Bourbon del Monte, um membro da máfia CR:5 conhecido por sua grande sorte.

Um dia, quatro capitães da família são presos, levando a CR:5 a um estado de caos. Porém, para Gian, essa pode ser a sua grande oportunidade, já que garantir que eles escapem em segurança dará a ele uma posição de prestígio dentro da hierarquia.

Considerações finais

The Pillagers of Raillore
Com isto, terminamos a primeira parte da nossa lista de visual novels de PC já anunciadas que podem aparecer em 2023. Ao contrário de anúncios para consoles, a maioria delas é mais vaga, se tratando mais de revelações das licenças e sendo bastante provável que apenas algumas sejam lançadas no ano que vem.

Na próxima semana, fiquem de olho para a parte 2, com destaque para as publishers NekoNyan e Sekai Project, que possuem vários títulos já anunciados. Jogos de console e OELVNs serão destacados posteriormente.

Revisão: Davi Sousa
Referências: VNDB, MangaGamer Blog, Noisy Pixel

é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google