Top 10

Confira os roqueiros virtuais que arrebentam nos games

O rock também deixou suas marcas em diversos personagens, desde inspirações físicas até movimentos.

O João Pedro já abriu as comemorações do Dia do Rock, relembrando algumas das grandes participações de astros da música em jogos

Agora, chegou a minha vez de listar dez grandes roqueiros virtuais que já apareceram pelos jogos (ou quem sabe um pouco mais que isso). Se tocar um instrumento e arrepiar nos palcos, está valendo. Vamos à lista!

10 - Allegro (Code of Princess)

Code of Princess
conta com uma gama de personagens variados, desde a protagonista Solange ao ágil Ali e ao porradeiro Mr.T. Entretanto, todo grupo aventureiro precisa de um bardo para mandar AQUELE ao vivo, e é aí que entra Allegro.

Com um estilo único e piadas dignas daquele tio que só aparece uma vez por mês para aproveitar o almoço de domingo, o elfo deixa a palhaçada de lado na hora da batalha, com solos potentes e acordes que fazem os inimigos se tremerem todos.

9 - Lammy (UmJammer Lammy)

A ovelha gente boa Lammy é protagonista de UmJammer Lammy, a continuação de Parappa the Rapper. Como grande parte dos adolescentes descobrindo a vida, ela é muito tímida, retraída e sem muita fé no seu potencial. As coisas só mudam quando ela empunha sua guitarra e assume seu papel de destaque como uma das integrantes da banda MilkCan.

8 - Billy Kane (Fatal Fury)

Billy Kane é muito conhecido por ser o braço-direito de Geese Howard e um exímio praticante do bojutsu, conseguindo até mesmo executar golpes inflamáveis. Entretanto, uma das suas atividades favoritas é tocar guitarra, inclusive realizar solos tão longos que deixariam Joe Satriani com inveja. Além disso, Billy tem a alma do rock’n roll britânico impregnada tanto nas suas roupas, quanto em seus temas e cenários. Abaixo temos uma amostra disso, com a trilha London March:

7 - Cherry Hunter (Streets of Rage 4)

Qual o maior pesadelo de um policial? Ter um filho ou uma filha que fique à beira dos limites da lei. Cherry Hunter não seguiu os passos do pai, Adam Hunter, e preferiu se dedicar à música, tocando em bares e casas noturnas.

Ainda assim, na hora que a cidade se viu enfrentando um novo caos, Cherry se juntou ao antigo grupo do seu “velho” em Streets of Rage 4 e saiu sentando a mão nos marginais com a ajuda da sua guitarra e até realizando powerslides dignos de uma rockstar.

6 - CYS (King of Fighters)

Na sexta posição temos de cara uma banda inteira. Chris (vocal), Yashiro (guitarra) e Shermie (teclado) formam um grupo do qual eles são super estrelas. Inclusive, em uma certa noite, o show do CYS foi cancelado em uma badalada casa noturna para favorecer a apresentação de um grupo de jazz, do qual o baixista era um homem de cara fechada e cabelo vermelho com um penteado estranho. Depois disso, o resto é história.

Após os eventos de The King of Fighters XIV eles voltaram à vida. Logo, retomaram sua agenda de shows como se nada tivesse acontecido, pois é assim que funciona, certo? Pelo menos não houve necessidade de reembolsar ingressos…

5 - I-No (Guilty Gear)

I-No já é bastante famosa com seus golpes sônicos e acordes destrutivos. A antagonista, que foi introduzida em Guilty Gear XX, possui algumas das centenas de referências musicais que a série carrega em seu DNA.

Só para ilustrar algumas, sua guitarra, batizada carinhosamente de Marlene, é uma réplica quase exata de uma Starplayer TV, da marca alemã Duesenberg, que já foi usada por nomes como Chris Cornell (Soundgarden/Audioslave) e Glenn Frey (The Eagles). Além disso, seus olhos têm cores diferentes por serem uma alusão ao reflexo dos cds e em suas animações de vitória ela toca solos que fazem alusão à hinos do rock, como One (Metallica), Eruption (Van Halen) e Mr. Crowley (Ozzy Osbourne).

4 - Lord Raptor (Darkstalkers)

Ser considerado o “Deus do Metal” por todos os seus fãs, colegas e até outras bandas não foi o bastante para Lord Raptor. O guitarrista e vocalista australiano entregou sua alma e virou assassino do imperador das trevas Ozom. Após derrotar cada Darkstalkers (no final dele) ele absorve o poder de suas almas, extermina o próprio Ozom e se torna a criatura mais poderosa entre o mundo dos vivos e dos mortos. Isso faz dele também o maior guitarrista morto-vivo da história dos games.

Um fato curioso é que, de todos os personagens desta lista, Lord Raptor é o único que tem uma discografia de fato. Seus álbuns são: Oral Dead, Punishment, Noise of Heaven (gospel), Tripper (ao vivo), Fangorra (compilado) e Devil (póstumo).

3 - Scott Pilgrim

O amor te leva a fazer loucuras, mas nada se compara a enfrentar os sete ex-namorados malvados da garota que você quer andar de mãos dadas. Scott Pilgrim é, além de um cara azarado, um aspirante a roqueiro que toca baixo na banda indie Sex Bomb-omb e apaixonado por Ramona Flowers.

Tudo bem, ele é o único aqui que não teve origem em jogos e sim nos quadrinhos, mas não dá para deixar de levar em consideração que o menino Scott arrebenta com seu baixo, literalmente. Pelo menos no fim, ele fica com a garota.

2 - Eddie Riggs (Brutal Legend)

Uma banda de rock completa não possui só instrumentistas competentes, mas também um roadie de confiança. No caso de Eddie Riggs, ele era bom demais até mesmo para o grupo de que estava cuidando. Após um acidente fatal, ele descobre que é meio humano e meio demônio, e acontecem uma série de coisas que o levam para a Era do Metal.

Lá, ele não é só um roadie, mas sim o líder de uma rebelião conduzida a muito Heavy Metal, com o timbre de sua guitarra, Clementine. No papel do protagonista, está o ator Jack Black, que é um roqueiro inveterado e líder da banda Tenacious D. Sem contar que o jogo conta com participações ilustres de Ozzy Osbourne, Rob Halford, Lemmy Kilminster e Lita Ford.  

1 - Todo mundo do Guitar Hero

Gente, sejamos sinceros: todo mundo, em algum momento, já quis aprender um instrumento e ser um artista famoso, lotar shows e etc. Alguns até foram atrás de aprender um instrumento e formar a famosa banda de garagem. Os personagens da série Guitar Hero são aqueles jovens que queríamos ser, ou até conhecemos, de uma maneira bem divertida:

Axel Steel: o típico metalhead, com seus jeans surrados, a camiseta “preta” — sim, entre aspas porque ela com certeza tem mais de uma década e está cinza — e os cabelos longos sempre soltos. Ele é aquele metaleiro que todo mundo acha que tem cara de mal, mas se rolar um Tears of the Dragon ou Wasting Love, se debulha que até soluça.

Judy Nails: a Riot grrrl da turma, com seu cabelo bagunçado e colorido, maquiagem forte e escura, meias arrastão e blusa pelos ombros. Se você se perguntar o que está rolando na playlist dela, pode ter certeza que Avril Lavigne, My Chemical Romance, The Cure e Smashing Pumpkins, no mínimo.

Johnny Napalm: ele é a essência do punk rock, com sua atitude agressiva, moicano alinhado e emblemas fixados por toda a roupa. Com certeza é o cara que passa dias a fio escutando The Clash, Ramones, Dead Kennedys, Misfits e Black Flag.

Pandora: todo grupo de roqueiro tem um gótico, e neste aqui temos Pandora. A princesa das trevas também flerta com o New Wave e o Nu Metal,combinando bastante com Joy Division, The Cure, Evanescence, Nightwish, Lacuna Coil e HIM.

Izzy Sparks: o cara é os próprios anos 80, com suas roupas de leopardo dignas de bandas como Poison, Bon Jovi, Def Lepard, Motley Crue e Whitesnake. Pode parecer cafona, mas pode ter certeza que na época certa ele teria centenas de fãs.

Clive Winston: sabe aquele tio que tem guardado no porão uma coleção imaculada de discos? Então, é ele. Clive Winston tem o jeito britânico de fazer rock nas veias e pode ter certeza que ele já se vestiu como um Beatle, sabe a discografia inteira do Led Zeppelin e tirou de ouvido o solo de Hotel California.

Xavier Stone: outro integrante da velha guarda do rock, seu primeiro visual foi um pouco mais moderno, mas no segundo jogo é que veio a mudança devida. Ele ficou praticamente idêntico à Jimi Hendrix, o que o liga fortemente aos virtuosos guitarristas dos anos 70 e 80.

Lars Ümlaüt: vindo diretamente das frias terras escandinavas, Lars é o representante do mais puro black metal. Por mais que o gênero possa ser considerado meio controverso, ele também tem sua parcela enorme de adeptos, que sabem de cor e salteado as letras de Craddle of Filth, Dimmu Borgir, Mercyful Fate, Sodom e Venom.

Eddie Knox: penteado impecável, estilo único e notas rápidas. Eddie Knox é um fervoroso devoto dos primórdios do gênero, na década de 50. Ele é associado ao rockabilly, surf rock e ao blues, famoso por bandas como Dick Dale & The Del Tones, Stray Cats, Johnny Cash e Beach Boys. 

Casey Lynch: apesar das roupas chamativas, ela está longe de se enquadrar no estereótipo da garota frágil. Além de representar o hard rock dos anos 80, também traz muito do grunge de Soundgarden, Nirvana e Alice in Chains, além das mulheres do metal, como Lacuna Coil e Arch Enemy.

Elroy Budvis: o bom e velho cosplay de Elvis Presley que tem que ter em qualquer lugar que tenha rock’n roll.

Midori: otakus também curtem rock! Além disso, não é incomum os animes terem temas de abertura com uma pegada mais visceral que só uma guitarra amplificada pode dar. Logo, ela é a típica especialista em j-rock, alternativo e outras coisas mais “kawaii”

Sentiu falta de algum dos seus roqueiros virtuais favoritos? Deixem aí nos comentários e curtam um bom som. Para aqueles que são do rock, nós os saudamos! 

Revisão: Thais Santos

é amante de joguinhos de luta, corrida, plataforma e "navinha". Também não resiste se pintar um indie de gosto duvidoso ou proposta estranha. Pode ser encontrado falando groselhas no seu twitter @carlos_duskman
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google