Análise DLC

Análise: OlliOlli World: VOID Raiders (Multi) oferece skate e desafios do outro mundo

A primeira expansão do simpático título indie não traz muitas surpresas, mas é competente.


OlliOlli World surpreendeu com sua boa mistura de skate e plataforma em uma sequência que tornou a série mais acessível sem deixar de lado o desafio característico. A aventura pela Radlândia agora continua em VOID Raiders, primeiro pacote de conteúdo por download. A expansão usa o espaço como tema e introduz mais situações surreais em estágios inéditos. O DLC tem conteúdo de qualidade, mas não conta com novidades notáveis em relação à campanha principal.

Encontrando visitantes de outro mundo

Três extraterrestres chamados Sair’Rah, Khehvyn e Pftangxi chegaram à Radlândia em busca de espécimes para adicionar à coleção de Nebulord, o soberano do planeta V.O.I.D. As habilidades de skate do protagonista chamam a atenção do trio, que lança uma disputa: vença os desafios criados por eles para ter uma chance de viajar até o mundo alienígena. Além de ser uma oportunidade interessante de andar de skate por um cenário surreal, é também uma chance de se tornar o favorito de Nebulord.


Os aliens trouxeram consigo seus discos-voadores, que introduzem uma nova mecânica ao jogo. Os OVNIs utilizam seus raios de abdução para fazer flutuar objetos do cenário, trazendo um elemento de constante mudança e surpresa aos estágios. O feixe também é capaz de levitar o skatista: basta executar alguma manobra de segurar ao entrar em sua área de ação, o que permite alcançar locais altos.

O conteúdo da expansão é dividido em duas partes. Na primeira delas, precisamos vencer os desafios propostos pelo trio em diferentes áreas da campanha principal. Esses estágios usam as regiões de Radlândia como inspiração, mas contam com elementos e missões distintas. Depois de avançar nessas tarefas, é liberado o acesso ao mundo alienígena V.O.I.D. As fases dessa região inédita são bem surreais e contam com muitos obstáculos e caminhos que aparecem de surpresa ou então mudam subitamente — atenção constante é essencial para sobreviver.




Uma viagem simultaneamente exótica e familiar

Mesmo com uma temática de outro mundo, a expansão VOID Raiders é simples e conservadora. O DLC basicamente adiciona um novo conjunto de fases, sendo que algumas delas se passam em um bioma inédito. Há mais de 15 novos estágios e vários deles contam com desafios opcionais, o que adiciona boas horas de jogo. Além disso, foram incluídas algumas roupas bastante coloridas e extravagantes (como um macacão de vaca), opções de customização de manobras e músicas.


Os estágios inéditos seguem o estilo mirabolante e complexo da campanha principal. A diferença aqui é a presença do raio de abdução dos OVNIs, que faz partes do cenário pairar no ar ou mudar de altura de surpresa. A nova mecânica me forçou a prestar atenção, pois o caminho pode ser alterado drasticamente a qualquer momento. As fases em V.O.I.D., em especial, são bastante criativas e complexas, contando com corrimãos flutuantes, paredes que se movem e circuitos repletos de voltas.

Mesmo com a nova mecânica, não há sensação de grande novidade, pois, conceitualmente, os estágios da expansão são parecidos com os da campanha principal. Além disso, os vários problemas persistem, como trechos com mudanças tão súbitas que é necessário morrer várias vezes e memorizar os passos para superá-los. A dificuldade do novo conteúdo é de moderada para alta — as missões finais são bastante complicadas e exigem quase perfeição de movimentos.



Abdução razoável

OlliOlli World: VOID Raiders expande a aventura de skate de forma simples e competente. Os estágios inéditos contam com circuitos ainda mais insanos, principalmente por causa dos elementos flutuantes nos cenários. A atmosfera alienígena traz um ar exótico ao novo conteúdo sem deixar de lado a direção de arte leve do jogo. Apesar da inclusão da mecânica de raio de abdução, o DLC tem um ar de mais do mesmo, pois os desafios são similares aos da campanha principal. Com isso, VOID Raiders é recomendado para os fãs de OlliOlli World que desejam revisitar esse mundo.

Prós

  • Mais de 15 estágios inéditos criativos e repletos de desafios;
  • Interessante temática alienígena;
  • Inclusão de muitos elementos de customização de personagem.

Contras

  • Poucas novidades significativas em relação ao jogo base;
  • Desafios e fases mecanicamente similares demais às da campanha.
OlliOlli World: VOID Raiders — PC/PS4/XBO/Switch — Nota: 7.0
Versão utilizada para análise: PC
Revisão: Thais Santos
Análise produzida com cópia digital cedida pela Private Division


é brasiliense e gosta de explorar games indie e títulos obscuros. Fã de Yoko Shimomura, Yuzo Koshiro e Masashi Hamauzu, é apreciador de roguelikes, game music, fotografia e livros. Pode ser encontrado no seu blog pessoal e nas redes sociais por meio do nick FaruSantos.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google