Nobuyuki Idei, ex-CEO da Sony, falece aos 84 anos

Executivo chefiou a empresa durante o lançamento do PlayStation 2 e do PSP.


Por meio de um obituário publicado na manhã desta terça-feira a Sony anunciou o falecimento de Nobuyuki Idei, aos 84 anos, por conta de uma falha hepática. Na nota é informado que o funeral será restrito apenas a familiares próximos para prezar pela privacidade, a pedido da própria família do executivo.

Nasscido em 1937, Nobuyuki Idei ingressou na Sony Corporation (atualmente Sony Group Corporation) em 1960 e, após cargos de liderança no Audio Group, Home Video Group e Creative Communication Division da Sony, foi nomeado 6º Presidente e Diretor Representante da Sony em 1995. Tornou-se CEO em 1998 e atuou como Presidente e CEO de 2000 a 2005, contribuindo significativamente para o crescimento e reforma da empresa.

Foi durante sua gestão que a Sony lançou a marca VAIO para notebooks, e o PlayStation 2, console doméstico de maior sucesso comercial da empresa, com mais de 155 milhões de unidades vendidas ao longo de seus 13 anos de produção, tendo sua produção encerrada após o lançamento do PlayStation 4. O PlayStation Portable (PSP) também foi outro hardware de sucesso lançado durante sua gestão, o primeiro e mais bem sucedido console portátil da empresa, com mais de 80 milhões de unidades vendidas mundialmente.

Ainda na nota de falecimento, Kenichiro Yoshida, atual CEO da Sony, faz um amplo agradecimento pela experiência que obteve com Nobuyuki Idei e lamenta a partida do colega.
"Durante seus sete anos como CEO desde 1998, o Sr. Idei fez uma imensa contribuição para a evolução da Sony como uma empresa global. Em particular, a presciência e previsão com que previu o impacto da Internet e se envolveu proativamente com a digitalização em toda a Sony me surpreende até hoje. Eu mesmo atuei como Gerente Geral do CEO Strategy Office por dois anos a partir de 1998, sob a direção do Sr. Idei. As experiências e aprendizados que ganhei lá foram um ponto de virada na minha carreira e vida, e de muitas maneiras se conectam diretamente Eu sempre serei profundamente grato ao Sr. Idei por suas contribuições e realizações imensuráveis, e rezo para que ele descanse em paz."
Fonte: Siliconera

Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege


Disqus
Facebook
Google