Dicas e Truques

Stranger of Paradise: Final Fantasy Origin (Multi) — Guia de troféus e conquistas

Matar Chaos não é o suficiente se você não obtiver todas as conquistas desta intensa aventura.


Stranger of Paradise: Final Fantasy Origin é uma releitura das origens de uma das mais famosas franquias dos videogames. No game assumimos o papel de Jack Garland, que, com a ajuda de seus aliados Jed, Ash, Neon e Sophia, parte em uma jornada para derrotar uma entidade maligna conhecida como Chaos. A jornada é repleta de ação e reviravoltas que vão surpreender até mesmo os fãs mais ávidos de Final Fantasy.

Mas derrotar Chaos para nós não é suficiente! Queremos mais! Por isso vamos dar uma mãozinha para você que quer completar o jogo com dicas para obter todos os troféus/conquistas. A tarefa não é tão difícil, mas vai exigir uma boa dose de dedicação. Confira os detalhes a seguir.

Informações gerais

Dificuldade: 5/10
Tempo médio para obter todos os troféus/conquistas: 30 horas, finalizando a campanha na dificuldade Story, ou mais, caso o glitch da conquista “Origin of True Chaos” já tenha sido corrigido.
Total de troféus/conquistas: 46
Número de troféus/conquistas perdíveis: Nenhum, pois o jogo possui seleção de missões.
Troféus/conquistas com problemas: 1 (Origin of True Chaos)
Mínimo de conclusões da campanha: 1

Dicas importantes

Apesar de ser um jogo bastante intenso, para ganhar tempo você pode jogar toda a campanha na dificuldade Story, a mais baixa. Há apenas cinco troféus relacionados ao nível de desafio, mas, uma vez que tenha finalizado a história principal, você fica livre para escolher a missão que quiser para jogar na dificuldade que preferir, principalmente na dificuldade CHAOS (a mais alta). Pessoalmente, recomendo que você jogue, pelo menos, na dificuldade Action, pois desse modo você já estará melhor habituado com o desafio de Stranger of Paradise, principalmente porque precisará jogar na dificuldade máxima posteriormente para obter algumas das conquistas. Sendo assim, seu roteiro será:
  • Finalize a campanha em qualquer dificuldade;
  • Obtenha as conquistas relacionadas à dificuldade CHAOS;
  • Obtenha o restante.
Com diversas opções, jogue com as classes que se sentir mais confortável
A escolha dos jobs que você vai usar durante a campanha também importa. Use as que você se sentir mais confortável em jogar, mas dê preferência para que uma delas seja do tipo caster (azul), que faz uso de magias. Muitos inimigos possuem fraquezas contra determinadas armas e magias, e ter um mix dos dois é sempre uma mão na roda. Os melhores usuários de magia para usar são o White Mage (suporte) e o Black Mage (ataque), até que você libere o Sage, que é uma mistura dos dois e é capaz de conjurar Ultima, uma das magias mais poderosas do jogo.

Stranger of Paradise: Final Fantasy Origin possui a opção de jogar em modo multiplayer online e isso é outra coisa que você pode usar para ajudá-lo em seu progresso tanto durante a campanha quanto na obtenção dos troféus/conquistas restantes. Sempre que possível, deixe uma sala aberta para que outros jogadores possam entrar na sua partida. É um ajuda bem-vinda e, o melhor, possibilita que você seja ressuscitado caso seja abatido, diminuindo consideravelmente as telas de “Game Over” e ganhando um tempo precioso. Na lista de troféus você vai conferir quais deles tiram proveito dessa funcionalidade para facilitar, e muito, sua vida.

A maioria das missões secundárias são habilitadas durante a história simplesmente por completar as missões principais. Entretanto, algumas delas são secretas e estão atreladas a outras conquistas. Na lista do próximo tópico daremos detalhes sobre quais são essas missões e como elas podem ser acessadas para obter o troféu/conquista “Strangers’ Memories”, que também influencia na obtenção de outros. Ainda sobre essas fases, os tutoriais também contam para obtenção da conquista. Cumpra-as assim que possível, pois nelas também são ensinados alguns truques relacionados ao combate que podem ser muito úteis para você.


Pronto para matar Chaos e obter todas as conquistas de Stranger of Paradise? Então vamos lá! As conquistas relacionadas à história não terão comentários, pois para obtê-las basta completar as respectivas missões da campanha. Que os bons ventos o guiem!

Lista de troféus e conquistas

A Tale of Origins and Endings | Platina/90G
Adquiriu todos os troféus/conquistas.
Hopes and Dreams | Bronze/10G

Completou “Illusion at Journey’s End”.
The Pirate’s Way | Bronze/10G
Completou “The Journey Begins”.
The King of the Dark Elves | Bronze/10G
Completou “Audience with the Dark Elf”.
Distortion’s Progeny | Bronze/10G
Completou “Natural Distortion”.
A Landscape of Memory | Bronze/10G
Completou “A Familiar Place”.
The Wind’s Light | Bronze/10G
Completou “Memories of Wind”.
Vague Remembrances | Bronze/10G
Completou “Memories of Poison”.
The Fire’s Light | Bronze/10G
Completou “Memories of Fire”.
Phantom Memories | Bronze/10G
Completou “Phantoms of the Past”.
The Earth’s Light | Bronze/10G
Completou “Memories of Earth”.
Shared Recollections | Bronze/10G
Completou “To Remember”.
The Water’s Light | Bronze/10G
Completou “Memories of Water”.
Malice Takes Root | Bronze/10G
Completou “Schemes of the Past”.
Duty’s Course | Bronze/10G
Completou “Remembering Home”.
Led by the Nose | Bronze/10G
Completou “The Suffering of Fools”.
Terminus of Fate | Prata/50G
Completou “A Fraught Journey”.
Origin of True Chaos | Prata/50G
Completou o jogo na dificuldade CHAOS.
Apesar da descrição, esta conquista pode ser obtida simplesmente ao concluir uma única missão principal na dificuldade CHAOS, por conta de um exploit. O glitch estava disponível até a versão 1.01 do jogo e, até então, a Square Enix não deu nenhum pronunciamento sobre uma correção desse erro. Sendo assim, se seu jogo não estiver atualizado para uma versão posterior, aproveite essa brecha. Caso ele já tenha sido corrigido em data posterior à publicação deste guia, a conquista é obtida ao completar todas as missões principais na dificuldade CHAOS.


Lembrando: caso sua cópia não esteja atualizada, não será possível acessar a funcionalidade do multiplayer online, e você terá que jogar sozinho. Se for o caso, rejogue a primeira missão do jogo na dificuldade CHAOS.
Cycle of Darkness | Ouro/70G
Completou uma missão de nível 200 ou mais na dificuldade CHAOS.
Você pode procurar salas de outros jogadores para cumprir uma missão que atenda este requisito para agilizar a obtenção deste troféu/conquista.
Memories of the Distant Past | Bronze/10G
Completou uma missão paralela.
Strangers’ Memories | Ouro/70G
Completou todas as missões paralelas.
As missões paralelas, incluindo os tutoriais, são habilitadas naturalmente ao cumprir as missões principais. Essas missões têm como objetivos a obtenção de um item, derrotar um certo número de inimigos ou uma revanche contra um chefe.

Entretanto, existem sete que são secretas, e elas exigem que o jogador encontre um orbe roxo em algumas missões principais para habilitá-las. Confira abaixo em que locais elas estão e quais missões elas desbloqueiam:
  1. Refrin Wetlands: Bound by Crimson Memories;
  2. Crystal Mirage: Scarlet Memories: The Savior;
  3. Wicked Arbor: Indigo Memories: The Humiliated;
  4. Mount Gulg: Indigo Memories: The Deceived;
  5. Cavern of Earth: Azure Memories: The Stymied;
  6. Ruins of Machina: Coral Memories: The Greedy;
  7. Terra Tortūra: Indigo Memories: The Stabbed.
Para saber a localização dos orbes, confira o vídeo a seguir com o passo a passo para encontrá-los:

Manifestation of the Souls | Bronze/10G
Usou soul burst pela primeira vez.
O Soul Burst é o movimento de execução, possível quando um personagem tem sua barra de atordoamento esgotada.
Imbued Memories | Bronze/10G
Usou uma habilidade de arma pela primeira vez.
No Escape | Bronze/10G
Derrotou um Cactuar.
O Cactuar é a conhecida criatura com formato de cacto do universo de Final Fantasy. Várias missões possuem um deles no mapa, inclusive a primeira. Ele é bastante ágil e, caso você não o derrote rápido, ele foge em disparada.


Lantern Smasher | Bronze/10G
Derrotou um Tonberry.
O Tonberry é outra criatura famosa da franquia e quase todas as missões também têm um deles. Diferente do Cactuar, apesar de sua aparência inocente e amigável, ele é bastante forte. Na primeira vez que encontrá-lo, você correrá o risco de ser derrotado com um único golpe. Enfrente-o com cuidado.
Seeker of Power | Bronze/10G
Adquiriu um fragmento de Anima.
Fragmentos de Anima são usados como uma forma extra de ganhar pontos de experiência para os jobs. É um recurso valioso, então use com parcimônia para os jobs que deseja fortalecer ou para acelerar o desbloqueio de jobs avançados e experientes.
Seeker of Ultimate Power | Bronze/10G
Adquiriu um cristal Anima.
O cristal Anima só pode ser obtido ao jogar missões na dificuldade CHAOS. Eles possuem a mesma finalidade que os fragmentos e também servem como moeda de troca para habilitar níveis mais altos nas missões jogadas na dificuldade máxima.
Artifact Collector | Bronze/10G
Adquiriu um artefato.
Artefatos são os equipamentos com o maior nível de raridade no jogo. Sua principal característica, além de serem poderosíssimos, é a capacidade de ter afinidade com dois jobs ao mesmo tempo. Eles começam a surgir após concluir o jogo.


Crest Bearer | Bronze/10G
Usou um crest no Smithy.
Crests começam a surgir após a conclusão do jogo. No Smithy eles são usados para aumentar a afinidade dos equipamentos. Entretanto, para usar essa função, é necessário concluir a missão secundária “Indigo Memories: The Stabbed”. Confira os detalhes do troféu “Strangers’ Memories” para saber como desbloquear essa missão.
True Potential | Prata/50G
Aprimorou totalmente um efeito especial de um equipamento.
No Smithy, ao desmantelar itens que não possuem mais utilidade, você obtém recursos que podem ser usados para aprimorar os efeitos de um equipamento qualquer. Aprimore totalmente um efeito de qualquer equipamento para obter esta conquista.
Polymath | Prata/50G
Desbloqueou todos os bônus de afinidade de um job para um único job.
Os bônus de afinidade são melhorias passivas que são ativadas quando um personagem está usando equipamentos cuja afinidade com seu job atinge certos valores. Você vai notar na tela de equipamentos que cada um possui um valor representado por valores em porcentagem e o ícone de cada job.

Para obter este troféu, você precisa equipar itens com a mesma afinidade de um job para que sua afinidade alcance ou ultrapasse o valor de 400%, assim acionando todos os bônus disponíveis daquela classe.
Savant | Prata/50G
Desbloqueou todos os painéis de uma árvore de job para um único job.
Você pode usar fragmentos de Anima para acelerar a obtenção deste troféu/conquista.
Master’s Awakening | Bronze/10G
Usou um master point.
Cada job pode ser elevado, inicialmente, até o nível 30. Ao chegar nesse nível, você alcança o rank MASTER★. Depois de habilitar a dificuldade CHAOS, as missões principais possuem como recompensas itens chamados de Limit Releasers, que, como o nome implica, rompem o limite de um job específico, permitindo que você evolua mais ainda seus jobs.


Como a árvore de job já estará completa ao chegar no nível 30, a partir do nível 31, após obter um Limit Releaser, você começará a receber Master Points. Eles são usados para elevar atributos específicos e podem ser remanejados à vontade para que você deixe seu personagem do jeito que achar melhor.
Job Master | Ouro/70G
Alcançou o rank MASTER★★★★ para um job.
O rank MASTER★★★★ é obtido ao elevar um job até o nível 99. Para conseguir isso, você precisa obter os três Limit Releasers do respectivo job completando as missões principais que os oferecem como recompensas, mas eles só são obtidos jogando na dificuldade CHAOS. Cada um deles eleva o limite máximo que um job pode alcançar:

  • Primeiro Limit Releaser: Eleva o nível máximo de 30 para 55 (Rank máximo: MASTER★★);
  • Segundo Limit Releaser: Eleva o nível máximo de 55 para 80 (Rank máximo: MASTER★★★);
  • Terceiro Limit Releaser: Eleva o nível máximo de 80 para 99 (Rank máximo: MASTER★★★★).
Na dificuldade CHAOS, o nível máximo em que uma missão pode ser concluída é 300. Se você conseguir concluí-la no nível máximo, já de cara, automaticamente obterá todas as recompensas dos níveis menores. Entretanto, por ser um desafio extremamente alto e difícil, recomenda-se jogá-las no multiplayer para facilitar um pouco sua vida. Uma vez obtidos os Limit Releasers, basta jogar para upar o job até o nível 99, mas, como isso pode levar um bom tempo, separamos uma dica especial para você.

Dica extra #1:

Lembra que comentamos sobre o uso dos cristais de Anima para obter pontos de experiência? Existe uma missão que acelera, e muito, a obtenção desse valioso item. A missão “Azure Memories: The Stymied” (ela é secreta, então consulte “Strangers’ Memories” para saber como desbloqueá-la) pode ser concluída em cerca de um minuto e rende 21 cristais por conclusão. Acesse o multiplayer e ajuste o parâmetro de busca como na imagem abaixo:


O objetivo da missão é derrotar um Malboro, mas antes disso você precisará andar por uma espécie de labirinto para obter uma chave para então acessar a área onde ele está. Após decorar o caminho, que é bem simples, você poderá repetir esta missão quantas vezes precisar para colecionar muitos cristais. Além dos cristais, você também obterá equipamentos muito poderosos, ajudando a fortalecer seus personagens. Dedicando cerca de uma hora farmando cristais nesta missão, você já deve ser capaz de elevar o nível de um job até 99.

Dica extra #2:

Você obteve os três Limit Releasers de um job qualquer, colecionou cristais suficientes e está pronto para injetá-los para obter o troféu? Antes de fazer isso, se possível, faça um backup do save do seu jogo. Após isso, use os cristais, obtenha a conquista e restaure o arquivo para reaver esse valioso recurso que você passou um bom tempo coletando. Lembre-se que eles também possuem a função de desbloquear os níveis das missões na dificuldade CHAOS. Você também pode guardá-los para elevar o nível de outro job de sua preferência.
Dark Crystal, Warrior’s Heart | Bronze/10G
Desbloqueou um job avançado.
Os jobs básicos são desbloqueados da forma mais simples, apenas equipando uma nova arma. Jobs avançados (e experientes) são obtidos ao desbloquear seus respectivos nós nas árvores de habilidades dos jobs básicos. Alguns deles precisam que os nós sejam desbloqueados em mais de uma árvore. Saiba quais são eles e quais árvores possuem os nós que os desbloqueiam:
  • Knight: Swordfighter
  • Monk: Pugilist e Lancer
  • Warrior: Swordsman e Ronin
  • Thief: Pugilist e Duelist
  • Red Mage: Swordfighter e Mage
  • Berserker: Marauder e Swordsman
  • Black Mage: Mage
  • Samurai: Ronin
  • White Mage: Mage
  • Dragoon: Lancer e Marauder
Jack-of-All-Trades | Prata/50G
Desbloqueou todos os jobs.
Para obter esta conquista, além de desbloquear todos os jobs da forma convencional, é necessário terminar a história, pois o job Cyclic Warrior só é obtido após a conclusão da última missão principal.
Path of the Dark Knight | Bronze/10G
Desbloqueou o Dark Knight.
Os nós deste job estão nas árvores do Berserker, do Warrior e do Black Mage.
Path of the Paladin | Bronze/10G
Desbloqueou o Paladin.
Os nós que desbloqueiam este job estão nas árvores do Knight e do White Mage
Path of the Ninja | Bronze/10G
Desbloqueou o Ninja.
Os nós que desbloqueiam este job estão nas árvores do Samurai e do Thief.
Path of the Assassin | Bronze/10G

Desbloqueou o Assassin.
Os nós que desbloqueiam este job estão nas árvores do Thief e do Monk.
Path of the Liberator | Bronze/10G

Desbloqueou o Liberator.
Os nós que desbloqueiam este job estão nas árvores do Dragoon e do Warrior.
Path of the Breaker | Bronze/10G
Desbloqueou o Breaker.
Os nós que desbloqueiam este job estão nas árvores do Samurai, do Dragoon e do Berserker.
Path of the Void Knight | Bronze/10G
Desbloqueou o Void Knight.
Os nós que desbloqueiam este job estão nas árvores do Knight e do Red Mage.
Path of the Tyrant | Bronze/10G
Desbloqueou o Tyrant.
Os nós que desbloqueiam este job estão nas árvores do Red Mage e do Monk.
Path of the Sage | Bronze/10G
Desbloqueou o Sage.
Os nós que desbloqueiam este job estão nas árvores do White Mage e do Black Mage.
His Name Is Garland | Prata/10G
Desbloqueou o Cyclic Warrior.
O Cyclic Warrior é obtido automaticamente ao finalizar a história.

Revisão: Ives Boitano
Fonte do vídeo: IBadDriverI

Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google