Digimon World (PS): produtor da série avalia possibilidade de port, remaster ou remake para plataformas atuais

Outros jogos da franquia também foram mencionados na apresentação.

Durante a Digimon Con, Kazumasa Habu fez uma sessão de perguntas e respostas sobre a linha de jogos da franquia Digimon, incluindo detalhes sobre Digimon Survive (Multi). Entre vários jogos mencionados, destaca-se Digimon World (PS), para o qual o produtor mencionou estar considerando a possibilidade de um novo lançamento em plataformas atuais. Ainda no plano das ideias, ele mencionou abertamente que está tentando avaliar a viabilidade de fazer um port, remaster ou remake do jogo e qual seria a melhor opção.

Digimon World foi o primeiro jogo da franquia em consoles. Ele replicava algumas das funcionalidades dos V-Pets, uma espécie de brinquedo similar a um tamagotchi que foi o berço para a criação de Digimon. O jogo de simulação permite criar uma criatura, treiná-la para poder competir contra outros bichos e explorar o vasto ambiente da File Island.

Outros relançamentos possíveis

Além de Digimon World, o produtor mencionou que adoraria relançar os jogos de Wonderswan, como Anode/Cathode Tamer. Habu menciona como fator de interesse a sua importância para a história dos animes da época. As obras contavam a história de Ryo Akiyama, um personagem que fez parte de Digimon Adventure, Digimon Adventure 02 e Digimon Tamers, apesar da aparente inexistência de relação entre a linha Adventure e Tamers. Porém, até o momento, o produtor não conseguiu aprovação interna para esse tipo de projeto devido à probabilidade de baixas vendas.

Outro jogo mencionado em perguntas dos fãs foi Digimon World Re:Digitize Decode (3DS). O título foi lançado exclusivamente no Japão e funcionou como um retorno da franquia ao estilo de gameplay do primeiro Digimon World. Apesar de ter recebido vários pedidos, Habu menciona que o processo de adaptar o jogo do 3DS para um console moderno seria custoso, sendo necessário no mínimo refazer controles e interface. Levando em consideração esse trabalho adicional e o de localização, não há planos no presente momento para um relançamento.

Kazumasa Habu também afirmou que está avaliando a criação de um novo Digimon World, porém ainda está pensando em como conseguir um equilíbrio entre a natureza única da franquia e a possibilidade de atrair novos fãs. Devido a essas complicações, esse projeto não está em andamento ainda.

Digimon Story

A conferência continuou com algumas perguntas quanto à continuidade da subsérie Digimon Story. A franquia de RPGs baseados em turno começou no DS, com o que foi chamado no Ocidente de Digimon World DS, mas se chamava Digimon Story no Japão. A franquia teve ao todo seis jogos no DS, sendo posteriormente continuada por Digimon Story: Cyber Sleuth (Multi) e Cyber Sleuth - Hacker's Memory (Multi).

Primeiramente, Habu reconfirmou que não há planos para dar continuidade a Cyber Sleuth, mas que isso poderia ser considerado dependendo dos pedidos de fãs. Como já anunciado anteriormente, um novo Digimon Story está em desenvolvimento, mas ainda não há nenhuma previsão para quando esse jogo estará disponível. O jogo se passará no Digimundo e terá uma história focada nos Olympos XII, doze criaturas baseadas na mitologia grega que estão intimamente ligadas a um host chamado Homeros (em contraposição à Yggdrasil e seus famosos Royal Knights).

Outras possibilidades

Em termos de possíveis novos projetos, a primeira questão apresenta foi um pedido para a criação de um RPG de ação em que você controla diretamente as criaturas. O produtor mencionou que um projeto dessa natureza precisaria de cinco vezes mais animações do que eles tem no momento. Devido ao alto custo atrelado a essa produção, seria necessário reduzir a lista de Digimons controláveis. Como o foco atual tem sido em ampliar o número de criaturas disponíveis nos jogos, um RPG de ação não está nos planos.

Quanto a um jogo focado exclusivamente no treinamento de criaturas para mobile, Habu menciona que jogos anteriores não tiveram bons resultados. Por conta disso, eles ainda estão reavaliando o modelo de negócios para poder considerar a possibilidade. Um aspecto que ele menciona que gostaria de experimentar no futuro é a integração entre mobile e os jogos de consoles.

Foi perguntado também sobre a criação de um jogo open world no futuro. Para essa ideia, Habu também mencionou que o custo de criação e a capacidade ténica de fazer um mundo nessa magnitude seriam demandas muito altas para um projeto. Portanto, também não está nos planos da empresa no presente momento.

Para todos os projetos acima, Kazumasa Habu mencionou que seria importante que os fãs demonstrassem o interesse e comentassem suas opiniões e desejos. Mesmo que alguma dessas opções venha a tona, é esperado que nada seja lançado antes de Digimon Survive e o foco do desenvolvimento migre para o próximo Digimon Story em seguida.

Fonte: Digimon Con, Gematsu


é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.


Disqus
Facebook
Google